Capa do livro: Clínica Psicodinâmica do Trabalho de Professores - Práticas em Saúde do Trabalhador - Biblioteca Juruá de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, Organizadoras: Ana Magnólia Mendes, Carla Garcia Bottega e Thiele da Costa Müller Castro

Clínica Psicodinâmica do Trabalho de Professores - Práticas em Saúde do Trabalhador - Biblioteca Juruá de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho

Organizadoras: Ana Magnólia Mendes, Carla Garcia Bottega e Thiele da Costa Müller Castro

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Ana Magnólia Mendes, Carla Garcia Bottega e Thiele da Costa Müller Castro

    ISBN v. impressa: 978853624593-5

    ISBN v. digital: 978853627488-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 221grs.

    Número de páginas: 178

    Publicado em: 21/03/2014

    Área(s): Psicologia - Organizacional e do Trabalho

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Este livro integra a Biblioteca Juruá de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, trazendo produções sobre intervenções e pesquisas realizadas com professores e professoras em clínicas psicodinâmica do trabalho.

    Direcionado para professores, pesquisadores, estudantes, profissionais, técnicos e sindicalistas interessados no tema, a obra traz ao leitor a possibilidade de reflexão sobre o trabalho e sua relação com a saúde dos trabalhadores.

    Trata-se de uma produção coletiva para o coletivo, que mobilizado por melhores condições de saúde, tem conseguido modificar situações do vivido no trabalho.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS

    Ana Magnólia Mendes

    Pós-doutora pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris. Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB. Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da Universidade de Brasília - UnB. Pesquisadora do CNPq desde 1996. Coordenadora do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP. Professora universitária. É coordenadora da Biblioteca Juruá de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho, autora e coautora de vários livros da área.

    Carla Garcia Bottega

    Doutoranda e mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Saúde e Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho PPGPSI/UFRGS. Professora universitária.

    Thiele da Costa Müller Castro

    Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui MBA em Gestão de Recursos Humanos pela Escola Aberta do Brasil e Residência Multiprofissional em Atenção Básica - Saúde Coletiva, pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijui. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador - GEPSAT. Colaboradora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília - UnB.

    COLABORADORES

    Ana Claudia Leal Vasconcelos

    Ana Magnólia Mendes

    Carla Garcia Bottega

    Cassio de Oliveira Campos

    Fernanda Sousa Duarte

    Gilza Lúcia Camilo Ricardo

    Karine Vanessa Perez

    Luciane Kozicz Reis Araújo

    Maria José Correia Barreto

    Maria Letícia Messias Rosas

    Thiele da Costa Müller Castro

    Sumário

    Introdução, Thiele da Costa Müller Castro, Carla Garcia Bottega

    Reflexões sobre a Clínica Psicodinâmica do Trabalho no concon-texto sindical, Luciane Kozicz Reis Araújo, Ana Magnólia Mendes

    Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF, Gilza Lúcia Camilo Ricardo, Maria José Correia Barreto, Cassio de Oliveira Campos

    Um tanto louco, herói, anjo e santo: Educador Social, Carla Garcia Bottega

    Trabalho de professores de escolas públicas do Amazonas: de mandas e operacionalização da clínica da cooperação

    A Dinâmica do Reconhecimento no Trabalho Docente: Considerações sobre a Atividade de Professores do Ensino Superior Privado, Karine Vanessa Perez

    A Clínica da Cooperação em uma escola do Distrito Federal, Gilza Lúcia Camilo Ricardo, Thiele da Costa Müller Castro,

    Clínica das Patologias com professores da rede pública do Distrito Federal, Fernanda Sousa Duarte, Thiele da Costa Muller Müller Castro

    Perspectivas para a saúde do professor

    ÍNDICEALFABÉTICO

    Índice alfabético

    A

    • A Clínica da Cooperação
    • A Clínica das Patologias
    • A Dinâmica do Reconhecimento no Trabalho Docente: Considerações sobre a Atividade de Professores do Ensino Superior Privado. Karine Vanessa Perez
    • Ana Claudia Leal Vasconcelos. Clínica da cooperação. Trabalho de professores de escolas públicas do Amazonas: demandas e operacionalização da clínica da cooperação. Ana Claudia Leal Vasconcelos/Maria Letícia Messias Rosas
    • Ana Magnólia Mendes. Introdução. Thiele da Costa Müller Cas-tro/Carla Garcia Bottega/Ana Magnólia Mendes
    • Ana Magnólia Mendes. Reflexões sobre a Clínica Psicodinâmica do Trabalho no contexto sindical. Luciane Kozicz Reis Araújo/Ana Mag-nólia Mendes

    C

    • Carla Garcia Bottega.Introdução. Thiele da Costa Müller Castro/Carla Garcia Bottega/Ana Magnólia Mendes
    • Carla Garcia Bottega. Um tanto louco, herói, anjo e santo: Educador Social
    • Cassio de Oliveira Campos. Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Maria José Correia Barreto/Cassio de Oliveira Campos/Thiele da Costa Mül-ler Castro
    • Clínica da Cooperação em uma escola do Distrito Federal. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Thiele da Costa Müller Castro
    • Clínica da Cooperação
    • Clínica das Patologias com professores da rede pública do Distrito Federal. Fernanda Sousa Duarte/Thiele da Costa Müller Castro
    • Clínica das Patologias
    • Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Maria José Correia Barreto/Cassio de Oliveira Campos/Thiele da Costa Müller Castro
    • Clínica psicodinâmica. Reflexões sobre a Clínica Psicodinâmica do Trabalho no contexto sindical. Luciane Kozicz Reis Araújo/Ana Mag-nólia Mendes
    • Cooperação. A Clínica da Cooperação
    • Cooperação. Clínica da Cooperação em uma escola do Distrito Fede-ral. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Thiele da Costa Müller Castro

    D

    • Dinâmica do Reconhecimento no Trabalho Docente: Considerações sobre a Atividade de Professores do Ensino Superior Privado. Karine Vanessa Perez

    E

    • Educador social. Um tanto louco, herói, anjo e santo: Educador Social. Carla Garcia Bottega
    • Escola pública. Trabalho de professores de escolas públicas do Ama-zonas: demandas e operacionalização da clínica da cooperação. Ana Claudia Leal Vasconcelos/Maria Letícia Messias Rosas
    • Escola. Clínica da Cooperação em uma escola do Distrito Federal. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Thiele da Costa Müller Castro

    F

    • Fernanda Sousa Duarte. Clínica das Patologias com professores da rede pública do Distrito Federal. Fernanda Sousa Duarte/Thiele da Costa Müller Castro
    • Fundamentos teóricos

    G

    • Gilza Lúcia Camilo Ricardo. Clínica da Cooperação em uma escola do Distrito Federal. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Thiele da Costa Müller Castro
    • Gilza Lúcia Camilo Ricardo. Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Maria José Correia Barreto/Cassio de Oliveira Campos/Thiele da Costa Mül-ler Castro

    I

    • Introdução. Thiele da Costa Müller Castro/Carla Garcia Bottega/Ana Magnólia Mendes

    K

    • Karine Vanessa Perez. A Dinâmica do Reconhecimento no Trabalho Docente: Considerações sobre a Atividade de Professores do Ensino Superior Privado

    L

    • Luciane Kozicz Reis Araújo. Reflexões sobre a Clínica Psicodinâmica do Trabalho no contexto sindical. Luciane Kozicz Reis Araújo/Ana Magnólia Mendes

    M

    • Maria José Correia Barreto. Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Maria José Correia Barreto/Cassio de Oliveira Campos/Thiele da Costa Mül-ler Castro
    • Maria Letícia Messias Rosas. Trabalho de professores de escolas pú-blicas do Amazonas: demandas e operacionalização da clínica da cooperação. Ana Claudia Leal Vasconcelos/Maria Letícia Messias Rosas

    P

    • Patologia. A Clínica das Patologias
    • Patologia. Clínica das Patologias com professores da rede pública do Distrito Federal. Fernanda Sousa Duarte/Thiele da Costa Müller Castro
    • Perspectivas para a saúde do professor
    • Professor. A Dinâmica do Reconhecimento no Trabalho Docente: Considerações sobre a Atividade de Professores do Ensino Superior Privado. Karine Vanessa Perez
    • Professor. Clínica das Patologias com professores da rede pública do Distrito Federal. Fernanda Sousa Duarte/Thiele da Costa Müller Castro
    • Professor. Trabalho de professores de escolas públicas do Amazonas: demandas e operacionalização da clínica da cooperação. Ana Claudia Leal Vasconcelos/Maria Letícia Messias Rosas

    R

    • Reflexões sobre a Clínica Psicodinâmica do Trabalho no contexto sindical. Luciane Kozicz Reis Araújo/Ana Magnólia Mendes

    S

    • Sáude do professor. Perspectivas para a saúde do professor
    • Saúde do trabalhador. Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Maria José Correia Barreto/Cassio de Oliveira Campos/Thiele da Costa Müller Castro
    • Sindicato. Reflexões sobre a Clínica Psicodinâmica do Trabalho no contexto sindical. Luciane Kozicz Reis Araújo/Ana Magnólia Mendes

    T

    • Thiele da Costa Müller Castro. Clínica da Cooperação em uma escola do Distrito Federal. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Thiele da Costa Mül-ler Castro
    • Thiele da Costa Müller Castro. Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Maria José Correia Barreto/Cassio de Oliveira Campos/Thiele da Costa Mül-ler Castro
    • Thiele da Costa Müller Castro. Introdução. Thiele da Costa Müller Castro/Carla Garcia Bottega/Ana Magnólia Mendes
    • Thiele da Costa Müller Castro. Clínica das Patologias com professores da rede pública do Distrito Federal. Fernanda Sousa Duarte/Thiele da Costa Müller Castro
    • Trabalho de professores de escolas públicas do Amazonas: demandas e operacionalização da clínica da cooperação. Ana Claudia Leal Vasconcelos/Maria Letícia Messias Rosas
    • Trabalho docente. A Dinâmica do Reconhecimento no Trabalho Do-cente: Considerações sobre a Atividade de Professores do Ensino Su-perior Privado. Karine Vanessa Perez
    • Trabalho. Clínica do Trabalho: A aposta em uma categoria saudável no Sinpro-DF. Gilza Lúcia Camilo Ricardo/Maria José Correia Barre-to/Cassio de Oliveira Campos/Thiele da Costa Müller Castro
    • Trabalho. Reflexões sobre a Clínica Psicodinâmica do Trabalho no contexto sindical. Luciane Kozicz Reis Araújo/Ana Magnólia Mendes

    U

    • Um tanto louco, herói, anjo e santo: Educador Social. Carla Garcia Bottega