Capa do livro: Leitura & Escrita - A sua Aprendizagem na Teoria e na Prática, Organizadores: Antonio Roazzi, Fraulein Vidigal de Paula e Maria José dos Santos

Leitura & Escrita - A sua Aprendizagem na Teoria e na Prática

Organizadores: Antonio Roazzi, Fraulein Vidigal de Paula e Maria José dos Santos

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadores: Antonio Roazzi, Fraulein Vidigal de Paula e Maria José dos Santos

    ISBN v. impressa: 978853624616-1

    ISBN v. digital: 978853627834-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 249grs.

    Número de páginas: 200

    Publicado em: 09/04/2014

    Área(s): Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Como se aprende a ler e escrever? Quais habilidades de base favorecem aprendizagem da língua escrita ou, até mesmo, se constituem nas condições necessárias? Como o envolvimento das famílias pode contribuir com o processo de escolarização, auxiliando no desenvolvimento da leitura e da escrita? Como as questões teóricas estão imbricadas intimamente com a prática do ensino no âmbito escolar em diferentes contextos?

    Estas são algumas das questões teóricas que, se respondidas, podem favorecer nossa compreensão do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Questões como estas são comuns entre professores, pesquisadores e todos os profissionais que lidam com crianças, sobretudo nas fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita. As preocupações decorrentes destas questões têm norteados os autores dos capítulos que compõem este livro, visando, neste sentido, contribuir em encontrar respostas e esclarecimentos a partir de suas pesquisas na área.

    Este livro surgiu da colaboração entre pesquisadores que estudam o ato de ler e escrever na criança do ponto de vista da ciência psicológica. Os vários capítulos que compõem o livro estão dirigidos, sobretudo, a professores, educadores, pedagogos, e psicólogos. Mas é direcionado, também, aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que se interessam pelos resultados de estudos realizados por pesquisadores que lidam com estas questões do ato de aprender a ler e escrever em suas fases iniciais, estabelecendo uma ponte entre a teoria e a prática.

    Autor(es)

    ORGANIZADORES:

    Antonio Roazzi

    Doutor (DPhil) em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (adviser). Possui também título de "Dottore" em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford e Instituto Di Scienze e Tecnologie Della Cognizione, ISTC, Roma, Itália. Pesquisador do CNPq.

    Fraulein Vidigal de Paula

    Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e pela Université de Rennes 2 - Haute Bretagne, França. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora universitária. Tem experiência e publicações nas áreas de Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, Psicologia Cognitiva, Escolar, da Educação e em Educação Ambiental. Tem se dedicado principalmente aos seguintes temas de pesquisa: cognição, linguagem, aprendizagem de leitura e escrita.

    Maria José dos Santos

    Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formada em Psicologia. Professora universitária. Estuda aspectos relacionados à aprendizagem e aperfeiçoamento da leitura e escrita.

     

    COLABORADORES

    Antonio Roazzi

    Carla Alexandra da S. Moita Minervino

    Fraulein Vidigal de Paula

    Jane Correa

    Julie Dockrell

    Ludmilla Lima Vilas Boas

    Márcia Maria P. E. da Mota

    Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

    Maria José dos Santos

    Monilly Ramos Araujo Melo

    Natássia da Silva Amaral

    Rubem Muniz Baptista

    Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

    Sandra R. Kirchner Guimarães

    Sonia Zyngier

    Sylvia Domingos Barrera

    Sumário

    A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática - Apresentação - Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula

    Sessão 1 Entre o não saber e o saber, o que faz parte do cam inho?

    Capítulo 1 A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético - Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ramos Araujo Melo

    Capítulo 2 A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica . - Jane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier

    Capítulo 3 Processamento morfológico e linguagem escrita - O q ue as pesquisas brasileiras apontam? - Márcia Maria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães

    Capítulo 4 Compreensão em leitura e desempenho escolar . - Sylvia Domingos Barrera / Maria José dos Santos

    Capítulo 5 A compreensão textual por estudantes cegos congênitos: O gênero crônica - Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

    Sessão 2 O que sabemos sobre como encurtar a distância? -

    Capítulo 6 Interação social e leitura: O papel da família no d esenvolvimento da língua escrita - Márcia Maria P. Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral

    Capítulo 7 Habilidades cognitivas e suas relações com dificuld ades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para intervenção na sala de aula - Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino

    Capítulo 8 A fluência oral de leitura como indício de internalização da cultura letrada - Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

    Capítulo 9 Avaliação da leitura e escrita em diversos contextos - Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo

    Sobre os autores

    Índice alfabético

    A

    • A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípio s teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético. Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ramos Araujo Melo
    • A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática. Apresentação. Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula
    • A compreensão textual por estudantes cegos congênitos: O gênero crônica. Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
    • A fluência oral de leitura como indício de internalização da cultura letrada. Maria do Rosário de Fátima de Carvalho
    • A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. Jane Correa / J ulie Dockrell / Sonia Zyngier
    • Antonio Roazzi. A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos moti vacionais do processo de aprendizagem do código alfabético. Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ramos
    • Antonio Roazzi. A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática. Apresentação. Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula
    • Antonio Roazzi. Avaliação da leitura e escrita em diversos contextos. Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo
    • Antonio Roazzi. Habilidades cognitivas e suas rel ações com dificuldades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos par a intervenção na sala de aula. Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino
    • Aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e pr ática. Apresentação. Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula
    • Autores. Sobre os autores.
    • Avaliação da leitura e escrita em diversos contex tos. Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo

    C

    • Carla Alexandra da S. Moita Minervino. A aprendiz agem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis co nceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código a lfabético. Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita M
    • Carla Alexandra da S. Moita Minervino. Avaliação da leitura e escrita em diversos contextos. Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo
    • Carla Alexandra da S. Moita Minervino. Habilidade s cognitivas e suas relações com dificuldades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para intervenção na sala de aula. Monilly Ramos Ara ujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Min
    • Código alfabético. A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos mo tivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético. Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ram
    • Cognição. Habilidades cognitivas e suas relações com dificuldades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para i ntervenção na sala de aula. Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino
    • Compreensão em leitura e desempenho escolar. Sylv ia Domingos Barrera / Maria José dos Santos
    • Compreensão textual por estudantes cegos congênitos: O gênero crônica. Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
    • Cultura letrada. A fluência oral de leitura comoindício de internalização da cultura letrada. Maria do Rosário de Fátima de C arvalho

    D

    • Desempenho escolar. Compreensão em leitura e dese mpenho escolar. Sylvia Domingos Barrera / Maria José dos Santos
    • Desenvolvimento. A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. J ane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier
    • Distância. O que sabemos sobre como encurtar a di stância?

    E

    • Entre o não saber e o saber, o que faz parte do c aminho?
    • Escrita. A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético. Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ramos Araujo M
    • Escrita. A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática. Apresentação. Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula
    • Escrita. A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. Jane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier
    • Escrita. Avaliação da leitura e escrita em divers os contextos. Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo
    • Escrita. Habilidades cognitivas e suas relações c om dificuldades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para interve nção na sala de aula. Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino
    • Estudantes cegos congênitos. A compreensão textual por estudantes cegos congênitos: O gênero crônica. Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

    F

    • Família. Interação social e leitura: O papel da f amília no desenvolvimento da língua escrita. Márcia Maria P. Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral
    • Fluência oral de leitura como indício de internalização da cultura letrada. Maria do Rosário de Fátima de Carvalho
    • Fraulein Vidigal de Paula. A aprendizagem da leit ura e da escrita: teoria e prática. Apresentação. Antonio Roazzi / Maria Josédos Santos / Fraulein Vidigal de Paula
    • Fraulein Vidigal de Paula. Processamento morfológ ico e linguagem escrita. O que as pesquisas brasileiras apontam? MárciaMaria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães

    H

    • Habilidades cognitivas e suas relações com dificu ldades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para intervenção na sala de aula. Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino
    • Hipersegmentações. A ocorrência de hipersegmentaç ões na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. Jane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier

    I

    • Interação social e leitura: O papel da família no desenvolvimento da língua escrita. Márcia Maria P. Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral
    • Internalização da cultura. A fluência oral de leitura como indício de internalização da cultura letrada. Maria do Rosário de Fátima de Carvalho

    J

    • Jane Correa. A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. Jane Co rrea / Julie Dockrell / Sonia Zyngier
    • Julie Dockrell. A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. Jane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier

    L

    • Leitura. A aprendizagem da leitura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético. Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Monilly Ramos Araujo M
    • Leitura. A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática. Apresentação. Antonio Roazzi / Maria José dos Santos / Fraulein Vidigal de Paula
    • Leitura. A fluência oral de leitura como indíciode internalização da cultura letrada. Maria do Rosário de Fátima de Carvalho
    • Leitura. Avaliação da leitura e escrita em divers os contextos. Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Antonio Roazzi / Monilly Ramos Araujo Melo
    • Leitura. Compreensão em leitura e desempenho esco lar. Sylvia Domingos Barrera / Maria José dos Santos
    • Leitura. Habilidades cognitivas e suas relações c om dificuldades na aquisição da leitura e escrita: Pressupostos para inter venção na sala de aula. Monilly Ramos Araujo Melo / Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino
    • Língua escrita. Interação social e leitura: O pap el da família no desenvolvimento da língua escrita. Márcia Maria P. Elia daMota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral
    • Linguagem escrita. Processamento morfológico e li nguagem escrita. O que as pesquisas brasileiras apontam? Márcia MariaP. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães .
    • Literatura. Interação social e leitura: O papel d a família no desenvolvimento da língua escrita. Márcia Maria P. Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral
    • Ludmilla Lima Vilas Boas. A compreensão textual p or estudantes cegos congênitos: O gênero crônica. Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

    M

    • Márcia Maria P. E. da Mota. Processamento morfológico e linguagem escrita. O que as pesquisas brasileiras apontam? Márcia Maria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães
    • Márcia Maria P. Elia da Mota. Interação social e leitura: O papel da família no desenvolvimento da língua escrita. Márcia Maria P. Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral
    • Maria do Rosário de Fátima de Carvalho. A fluência oral de leitura como indício de internalização da cultura letrada .
    • Maria José dos Santos. A aprendizagem da leitura e da escrita: teoria e prática. Apresentação. Antonio Roazzi / Maria Josédos Santos / Fraulein Vidigal de Paula
    • Monilly Ramos Araujo Melo. A aprendizagem da leit ura e da escrita: Princípios teóricos, históricos, níveis conceituais e aspectos motivacionais do processo de aprendizagem do código alfabético. Antonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino / Mon
    • Monilly Ramos Araujo Melo. Habilidades cognitivas e suas relações com dificuldades na aquisição da leitura e escrita: Pre ssupostos para intervenção na sala de aula. Monilly Ramos Araujo Melo / An tonio Roazzi / Carla Alexandra da S. Moita Minervino
    • Morfologia. A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. Jane Co rrea / Julie Dockrell / Sonia Zyngier
    • Morfologia. Processamento morfológico e linguagem escrita. O que as pesquisas brasileiras apontam? Márcia Maria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães .

    N

    • Não saber. Entre o não saber e o saber, o que faz parte do caminho?
    • Natássia da Silva Amaral. Interação social e leitura: O papel da família no desenvolvimento da língua escrita. Márcia Maria P.Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral

    P

    • Processamento morfológico e linguagem escrita. O que as pesquisas brasileiras apontam? Márcia Maria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães .

    R

    • Rubem Muniz Baptista. Interação social e leitura: O papel da família no desenvolvimento da língua escrita. Márcia Maria P.Elia da Mota / Rubem Muniz Baptista / Natássia da Silva Amaral

    S

    • Saber. Entre o não saber e o saber, o que faz par te do caminho?
    • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira. A compreensão te xtual por estudantes cegos congênitos: O gênero crônica. Ludmilla Lima Vilas Boas / Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
    • Sandra R. Kirchner Guimarães. Processamento morfo lógico e linguagem escrita. O que as pesquisas brasileiras apontam? Márcia Maria P. E. da Mota / Fraulein Vidigal de Paula / Sandra R. Kirchner Guimarães
    • Sonia Zyngier. A ocorrência de hipersegmentações na escrita e o desenvolvimento do conceito de palavra morfológica. Jane Correa / Julie Dockrell / Sonia Zyngier