Capa do livro: Resumos Juruá - Língua Portuguesa - Emprego do Hífen – Novo Acordo Ortográfico - Volume 03, Neumar Carta Winter

Resumos Juruá - Língua Portuguesa - Emprego do Hífen – Novo Acordo Ortográfico - Volume 03

Neumar Carta Winter

    Preço

    por R$ 14,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Neumar Carta Winter

    ISBN: 978853624507-2

    Acabamento: Lâmina com Dobras

    Formato: 15,0x22,3 cm

    Peso: 35grs.

    Número de páginas: 6

    Publicado em: 24/04/2014

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação

    Sinopse

    TAMANHO: 15x22cm fechado e 45x22cm aberto.

    O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa recente, datado de 1990, e que entrou em vigor no Brasil, após homologação, em setembro de 2008, para ser implantado, definitivamente, em 2016, trouxe algumas alterações na ortografia, em decorrência das novas normas sobre o emprego do hífen.

    Como o Acordo apresentasse algumas situações consideradas lacunares, a Academia Brasileira de Letras, ao publicar a 5a edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), 2009, procurou complementá-las, em Nota Explicativa e Nota Editorial dessa 5a edição.

    Este volume, utilizando-se de ambas as fontes, Acordo Ortográfico e VOLP, concentra-se nas bases XV e XVI que, notadamente, buscam a simplificação do uso do hífen, reduzindo o seu emprego a um menor número de circunstâncias, e base XVII, que trata do hífen com pronomes átonos.

    Acrescentou-se, ainda, ao final, um estudo sobre o PLURAL DOS COMPOSTOS.

    Autor(es)

    Neumar Carta Winter

    Pós-graduada em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da rede pública paranaense, compõe, atualmente, a equipe de editoração da "Revista do Centro de Letras do Paraná". Filóloga e crítica literária, mantém a atividade de revisora de grafia para monografias, teses e obras literárias.