Capa do livro: Geração Y e a Busca de Sentido na Modernidade Líquida - Eles não são todos iguais e estão mudando as relações de trabalho, Taynã Malaspina de Freitas Bonifácio

Geração Y e a Busca de Sentido na Modernidade Líquida - Eles não são todos iguais e estão mudando as relações de trabalho

Taynã Malaspina de Freitas Bonifácio

    Preço

    por R$ 119,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Taynã Malaspina de Freitas Bonifácio

    ISBN v. impressa: 978853624832-5

    ISBN v. digital: 978853627486-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 355grs.

    Número de páginas: 286

    Publicado em: 23/09/2014

    Área(s): Psicologia - Organizacional e do Trabalho; Psicologia - Social

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Esse livro tem como objetivo aprofundar o entendimento da chamada "Geração Y", transcendendo a "visão comum" que a retrata como um grupo de jovens com características homogêneas.

    Por meio de um recorte ainda não pesquisado, a autora investigou jovens Y dentro de perfis de trabalho distintos: empresas tradicionais, empresas flexíveis, empreendedores e ONGs. Essa visão conseguiu evidenciar o que é similar e pode ser considerado "geracional", mas também as diferenças marcantes que surgem.

    Vale ainda ressaltar que a Geração Y surge como um dos grandes desafios da atualidade para a área de administração e recursos humanos. E assim, o conhecimento mais aprofundado desses jovens pode contribuir para a construção de relações mais plenas e duradouras dentro do contexto organizacional.

    Apesar de cerca de um terço dos colaboradores dentro das organizações serem da Geração Y, ainda existem poucos trabalhos acadêmicos publicados com o tema.

    O convite à leitura vale para entender como esses jovens transcenderam a relação do trabalho apenas como fonte de renda, para buscar novos patamares como: a expressão de valores, realização pessoal, a busca de sentido e a felicidade.

    Autor(es)

    Taynã Malaspina de Freitas Bonifácio
    Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. Coach formada pelo Instituto EcoSocial com certificação pela International Coach Federation - ICF. Professora universitária das disciplinas de Psicologia Aplicada, Gestão de Pessoas, Ética e Qualidade de Vida. Sócia-diretora da Oficina da Estratégia, consultoria especializada em pesquisa de mercado e planejamento estratégico. Cofundadora da Oficina do Pensar, espaço destinado a reflexões de carreira e coaching. Fundadora do Movimento Por um Trabalho com Sentido, que busca o desenvolvimento da dimensão sentido dentro das organizações.

    Sumário

    LISTA DE TABELAS, GRÁFICOS E FIGURAS

    INTRODUÇÃO

    Capítulo I - A GERAÇÃO Y

    1.1 O Conceito de Geração .

    1.2 As Diferentes Gerações .

    1.2.1 Tradicionalistas

    1.2.2 Baby boomers

    1.2.3 Geração X .

    1.2.4 Cuspers

    1.2.5 Geração Y .

    1.3 Geração Y e a Realidade Brasileira .

    1.3.1 Tecnologia

    1.3.2 Economia

    1.3.3 Política

    1.4 O Conceito de Valores

    Capítulo 2 - TRABALHO: PERSPECTIVA HISTÓRICA E IMPLICAÇÕES ATUAIS

    2.1 Trabalho e sua Perspectiva Histórica .

    2.2 Os Novos Ethos do Trabalho e a Insegurança Ontológica .

    2.3 A Flexibilidade no Novo Capitalismo

    2.4 As Implicações Atuais do Trabalho para a Geração Y

    Capítulo 3 - FELICIDADE

    3.1 Felicidade e sua Perspectiva Histórica .

    3.1.1 Grécia Antiga e algumas correntes filosóficas

    3.1.2 O cristianismo e a reforma protestante

    3.1.3 O Iluminismo

    3.1.4 O Romantismo

    3.1.5 Arthur Schopenhauer

    3.1.6 Liberalismo econômico .

    3.1.7 A visão socialista de felicidade .

    3.2 A Felicidade na Modernidade

    Capítulo 4 - SENTIDO

    4.1 Por Que Trabalhamos?

    4.2 A Crise de Sentido

    4.3 A Busca de Sentido

    Capítulo 5 - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA MODERNIDADE LÍQUIDA

    5.1 A Modernidade Líquida

    5.2 A Construção da Identidade .

    Capítulo 6 - OBJETIVO DO ESTUDO E ABORDAGEM METO DOLÓGICA

    6.1 Método e Tipo de Pesquisa

    6.2 Etapas da Pesquisa

    6.2.1 A formulação do problema .

    6.2.2 Definição dos objetivos .

    6.2.3 Delineamento da pesquisa

    6.2.3.1 Grupo focal

    6.2.3.2 Entrevista semiestruturada

    6.2.4 Seleção da amostra .

    6.2.5 Elaboração dos instrumentos de coleta de dad os

    6.2.6 Coletas de dados

    6.2.7 Aspectos éticos

    6.3 Análise e Interpretação dos Dados

    Capítulo 7 - ANÁLISE DOS RESULTADOS

    7.1 Descrição dos Conteúdos Analisados .

    7.1.1 Categoria Contexto

    7.1.1.1 Categoria: Contexto - Subtema: sociedade e situação de mercado

    7.1.1.2 Categoria: Contexto - Subtema: classe soci al

    7.1.1.3 Categoria: Contexto - Subtema: fase da vid a

    7.1.2 Categoria Geração Y .

    7.1.2.1 Categoria: Geração Y - Subtema: caracterís ticas gerais

    7.1.2.2 Categoria: Geração Y - Subtema: imediatism o

    7.1.2.3 Categoria: Geração Y - Subtema: crescimento rápido e futuro profissional

    7.1.2.4 Categoria: Geração Y - Subtema: capacidade de lidar com o fracasso

    7.1.2.5 Categoria: Geração Y - Subtema: diferença dos pais

    7.1.2.6 Categoria: Geração Y - Subtema: frases de concordância

    7.1.3 Categoria Trabalho

    7.1.3.1 Categoria: Trabalho - Subtema: trajetória profissional

    7.1.3.2 Categoria: Trabalho - Subtema: motivadores para a mudança de emprego

    7.1.3.3 Categoria: Trabalho - Subtema: como escolh eu a profissão?

    7.1.3.4 Categoria: Trabalho - Subtema: conceito de trabalho

    7.1.3.5 Categoria: Trabalho - Subtema: ethos predominante

    7.1.3.6 Categoria: Trabalho - Subtema: carreira do s pais

    7.1.3.7 Categoria: Trabalho - Subtema: influênciados pais no trabalho

    7.1.3.8 Categoria: Trabalho - Subtema: importância do trabalho

    7.1.3.9 Categoria: Trabalho - Subtema: trabalho co mo meio ou fim?

    7.1.3.10 Categoria: Trabalho - Subtema: carreira e vocação

    7.1.3.11 Categoria: Trabalho - Subtema: expectativ as não atendidas e trabalho ideal

    7.1.3.12 Categoria: Trabalho - Subtema: fatores de motivação no trabalho

    7.1.3.13 Categoria: Trabalho - Subtema: fatores de desmotivação no trabalho

    7.1.3.14 Categoria: Trabalho - Subtema: flexibilid ade para criação e expressão .

    7.1.3.15 Categoria: Trabalho - Subtema: equilíbrio entre vida pessoal e profissional

    7.1.3.16 Categoria: Trabalho - Subtema: perfil de um executivo de sucesso

    7.1.4 Categoria Felicidade

    7.1.4.1 Categoria: Felicidade - Subtema: o que é a felicidade?

    7.1.4.2 Categoria: Felicidade - Subtema: fatores i mportantes para a felicidade

    Categoria: Felicidade - Subtema: trabalho e felicidade

    7.1.4.4 Categoria: Felicidade - Subtema: culto à felicidade

    7.1.4.5 Categoria: Felicidade - Subtema: diferença do conceito de felicidade dos pais

    7.1.4.6 Categoria: Felicidade - Subtema: felicidade e dinheiro

    7.1.4.7 Categoria: Felicidade - Subtema: momentos felizes no trabalho

    7.1.4.8 Categoria: Felicidade - Subtema: perfil de uma pessoa feliz

    7.1.5 Categoria Sentido

    7.1.5.1 Categoria: Sentido - Subtema: a importânci a do sentido no trabalho

    7.1.5.2 Categoria: Sentido - Subtema: qual o senti do do trabalho?

    7.1.6 Categoria Referências

    7.1.6.1 Categoria: Referências - Subtema: ídolos

    7.1.6.2 Categoria: Referências - Subtema: ícone da Geração Y

    7.1.6.3 Categoria: Referências - Subtema: ícone do sucesso profissional e felicidade

    7.1.7 Categoria Identidade

    7.1.7.1 Categoria: Identidade - Subtema: quem é você?

    7.1.7.2 Categoria: Identidade - Subtema: qual seu projeto de vida?

    7.1.7.3 Categoria: Identidade - Subtema: trabalho e a construção da identidade

    7.1.7.4 Categoria: Identidade - Subtema: valores pessoais

    7.2 Discussão dos Objetivos .

    7.2.1 Objetivo principal

    7.2.2 Objetivos específicos

    7.3 Conclusão e Considerações Finais .

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • A geração Y .
    • Análise dos resultados
    • Arthur Schopenhauer .

    B

    • Baby boomers

    C

    • Capitalismo. Flexibilidade no novo capitalismo .
    • Categoria Contexto .
    • Categoria Felicidade .
    • Categoria Geração Y .
    • Categoria Identidade .
    • Categoria Referências
    • Categoria Referências. Subtema: ícone da Geração Y
    • Categoria Referências. Subtema: ícone do sucesso profissional e felicidade
    • Categoria Referências. Subtema: ídolos
    • Categoria Sentido .
    • Categoria Sentido. Subtema: a importância do sentido no trabalho
    • Categoria Sentido. Subtema: qual o sentido do trabalho?
    • Categoria Trabalho .
    • Conceito de geração .
    • Conceito de valores .
    • Conclusão e considerações finais .
    • Considerações finais. Conclusão e considerações finais
    • Construção da identidade na modernidade líquida.
    • Contexto. Categoria Contexto. Subtema: classe social
    • Contexto. Categoria Contexto. Subtema: fase da vida
    • Contexto. Categoria Contexto. Subtema: sociedade e situação de mercado
    • Correntes filosóficas. Grécia Antiga e algumas correntes filosóficas
    • Cristianismo e a reforma protestante .
    • Cuspers .

    D

    • Discussão dos objetivos .

    E

    • Economia .
    • Ethos. Novos ethos do trabalho e a insegurança ontológica .

    F

    • Felicidade e sua perspectiva histórica .
    • Felicidade na Modernidade .
    • Felicidade .
    • Felicidade. A visão socialista de felicidade .
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: culto à felicidade
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: diferença do conceito de felicidade dos pais
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: fatores importantes para a felicidade
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: felicidade e dinheiro
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: moment os felizes no trabalho
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: o que é a felicidade?
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: perfil de uma pessoa feliz
    • Felicidade. Categoria Felicidade. Subtema: trabalho e felicidade
    • Flexibilidade no novo capitalismo .

    G

    • Geração X .
    • Geração Y e a realidade brasileira .
    • Geração Y .
    • Geração Y .
    • Geração Y. Categoria Geração Y. Subtema: capacida de de lidar com o fracasso
    • Geração Y. Categoria Geração Y. Subtema: caracter ísticas gerais
    • Geração Y. Categoria Geração Y. Subtema: crescime nto rápido e futuro profissional
    • Geração Y. Categoria Geração Y. Subtema: diferença dos pais
    • Geração Y. Categoria Geração Y. Subtema: frases d e concordância
    • Geração Y. Categoria Geração Y. Subtema: imediatismo
    • Geração Y. Implicações atuais do trabalho para a Geração Y
    • Geração. Conceito de geração .
    • Geração. Diferentes gerações .
    • Geração. Diferentes gerações. Tradicionalistas .
    • Grécia Antiga e algumas correntes filosóficas

    H

    • Histórico. Felicidade e sua perspectiva histórica
    • Histórico. Trabalho e sua perspectiva histórica .
    • Histórico. Trabalho: perspectiva histórica e implicações atuais

    I

    • Identidade. Categoria Identidade. Subtema: qual seu projeto de vida?
    • Identidade. Categoria Identidade. Subtema: quem é você?
    • Identidade. Categoria Identidade. Subtema: trabalho e a construção da identidade
    • Identidade. Categoria Identidade. Subtema: valores pessoais
    • Identidade. Construção da identidade na modernida de líquida
    • Identidade. Construção da identidade .
    • Iluminismo .
    • Insegurança ontológica. Novos ethos do trabalho e a insegurança ontológica
    • Introdução .

    L

    • Liberalismo econômico .
    • Lista de tabelas, gráficos e figuras

    M

    • Metodologia. Análise e interpretação dos dados
    • Metodologia. Aspectos éticos
    • Metodologia. Coletas de dados .
    • Metodologia. Definição dos objetivos .
    • Metodologia. Delineamento da pesquisa .
    • Metodologia. Elaboração dos instrumentos de coleta de dados
    • Metodologia. Entrevista semiestruturada .
    • Metodologia. Etapas da pesquisa .
    • Metodologia. Formulação do problema .
    • Metodologia. Grupo focal .
    • Metodologia. Método e tipo de pesquisa
    • Metodologia. Objetivo do estudo e abordagem metodológica
    • Metodologia. Seleção da amostra .
    • Modernidade líquida .
    • Modernidade líquida. Construção da identidade na modernidade líquida
    • Modernidade. Felicidade na Modernidade .

    N

    • Novos ethos do trabalho e a insegurança ontológica .

    O

    • Objetivo principal .
    • Objetivos específicos .
    • Objetivos. Discussão dos objetivos .
    • Ontologia. Novos ethos do trabalho e a insegurança ontológica .

    P

    • Política .

    R

    • Realidade brasileira. Geração Y e a realidade brasileira
    • Referências
    • Reforma protestante. Cristianismo e a reforma pro testante
    • Resultados. Análise dos resultados
    • Resultados. Descrição dos conteúdos analisados .
    • Romantismo .

    S

    • Sentido .
    • Sentido. Busca de sentido .
    • Sentido. Crise de sentido.
    • Sentido. Por que trabalhamos? .

    T

    • Tecnologia .
    • Trabalho e sua perspectiva histórica .
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: carreira dos pais
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: carreira e vocação
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: como escolheu a profissão?
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: conceito de trabalho
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: equilíbrio entre vida pessoal e profissional
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: ethos predominante
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: expectativas não atendidas e trabalho ideal
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: fatores de desmotivação no trabalho
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: fatores de motivação no trabalho
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: flexibilidade para criação e expressão .
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: importância do trabalho
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: influência dos pais no trabalho
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: motivadores para a mudança de emprego
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: perfil de um executivo de sucesso
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: trabalho como meio ou fim?
    • Trabalho. Categoria Trabalho. Subtema: trajetória profissional
    • Trabalho. Implicações atuais do trabalho para a Geração Y
    • Trabalho: perspectiva histórica e implicações atu ais