Capa do livro: Cel. Luiz Daniel Cleve - Memória Histórica - Semeando Livros - 5ª Edição, Jeorling J. Cordeiro Cleve

Cel. Luiz Daniel Cleve - Memória Histórica - Semeando Livros

5ª Edição Jeorling J. Cordeiro Cleve

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Jeorling J. Cordeiro Cleve

    ISBN: 978853624976-6

    Edição/Tiragem: 5ª Edição

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 260grs.

    Número de páginas: 210

    Publicado em: 14/01/2015

    Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia

    Sinopse

    Neste livro, o autor, desembargador aposentado Jeorling J. Cordeiro Cleve, louvando-se em escritos esparsos, na tradição oral e em fotos antigas que conseguiu reunir, procura mostrar e preservar, pelo seu valor cultural, a saga histórica de seu bisavô paterno Luiz Daniel Cleve, o dinamarquês-brasileiro no dizer de Raquel Carneiro do Amaral, figura, sem dúvida alguma, das mais destacadas e queridas do passado guarapuavano, no momento em que está a se completar o sesquicentenário de sua emigração para o Brasil e fixação do seu domicílio neste Município, onde desenvolveu múltiplas atividades, na sua vida particular e pública, em prol de sua terra de adoção e da nova pátria, destacando-se como pessoa extraordinária e como exemplo de vida para as novas gerações.Citando e transcrevendo registros históricos esparsos, o autor focaliza a própria história de Guarapuava, desde a conquista de seus famosos campos e fundação, no período imperial, até os primeiros anos da Nova República, indo além, para dizer sobre a influência de desbravadores e de homens públicos deste rincão, no que respeita à conquista de novos territórios a Oeste e fixação das atuais fronteiras com os vizinhos países espanhóis.

    Pensa o autor que a obra, embora não seja exaustiva sobre o vulto histórico biografado e sua época, servirá, no entanto, em razão do enfeixamento dos dados até aqui coligidos, não somente para a preservação da memória, como, sobretudo, será útil a todos aqueles que ligados ao estudo da nossa história e à difusão da cultura, tenham interesse em novas pesquisas, com o que terá atingido o seu objetivo.

    Autor(es)

    Jeorling J. Cordeiro Cleve
    Desembargador aposentado, nascido em Guarapuava/PR, dia 31 de julho de 1932, sendo filho de Aloísio Guimarães Cleve e de Henriqueta G. Cordeiro Cleve. Fez os estudos primários em sua terra natal, no Grupo Escolar Visconde de Guarapuava, no Colégio Nossa Senhora de Belém e no Ginásio Estadual Prof. Francisco Carneiro Martins. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1957, é casado com Dirce Doroti Merlin Cleve, possuindo o casal quatro filhos: Clémerson, Christiane, Luiz Roberto e Luciane, todos casados e formados, e nove netos. Residiu em Pitanga/PR, por vários anos, onde foi Advogado, Promotor Público Interino e Professor, tendo sido um dos responsáveis pela instalação e funcionamento do ginásio estadual local, na década de mil novecentos e sessenta. Em 1966, mediante concurso público, ingressou na magistratura estadual. Como Juiz Substituto, exerceu suas funções jurisdicionais nas Seções Judiciárias de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Pato Branco; e, como Juiz de Direito, exerceu-as nas comarcas de Piraí do Sul, Ivaiporã e Guarapuava, tendo lá permanecido entre os anos de 1971 a 1978, quando então foi promovido para a capital do Estado. Em Curitiba, foi titular das 3ª e 11ª Varas Cíveis. Foi em seguida promovido para o Tribunal de Alçada, e mais tarde para o Tribunal de Justiça. Nesta Corte, como Desembargador, atuou por vários anos na área cível, até sua aposentadoria compulsória, por haver atingido o limite constitucional de idade, no ano de 2002.

    Desde então, vem se dedicando à leitura e literatura, caminhadas, jardinagem e pesquisas históricas, tendo escrito os livros: Cel. Luiz Daniel Cleve - Memória Histórica, no qual narra a saga de seu bisavô paterno, imigrante dinamarquês, que fincou raízes em solo paranaense, e Povoamento de Guarapuava - Cronologia Histórica, em que fala sobre os motivos e a epopéia da conquista e povoamento dos Campos de Guarapuava, como afirmação de nacionalidade naquele rincão, ate então de domínio espanhol, ambos lançados pela Juruá; e a Coletânea Pensamentos de todos os tempos - lições de sabedoria, vol. I e II, e o opúsculo Antônio de Sá Camargo - Visconde de Guarapuava, editados pela Artes & Textos. No Tribunal, antes de sua aposentadoria, integrou a comissão que no ano de 2003 elaborou e fez publicar o livro O Poder Judiciário e a Emancipação Política do Paraná: Memória Histórica, alusivo ao sesquicentenário do Paraná, também editado pela Artes & Textos.

    Ainda quando em atividade judicante, foi Professor de Direito Processual Civil na Escola Superior de Magistratura do Paraná, durante os primeiros anos de existência desta magna instituição. Possui os títulos de cidadão honorário e benemérito de Pitanga, de cidadão benemérito de Guarapuava, e voto de louvor concedido pela Câmara Municipal de Curitiba. Homenageado como nome do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito das Faculdades Unibrasil, de Curitiba, e do Grêmio Estudantil do Curso de Direito da Faculdades Campo Real, de Guarapuava. É membro do Centro de Letras do Paraná e membro Benemérito da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava.