Capa do livro: Mulher na Sociedade da Comunicação Ciberdigital, A - O Cinema, a Propaganda e a Internet na Trajetória Feminina Contemporânea, Maria Goretti Pedroso Soares

Mulher na Sociedade da Comunicação Ciberdigital, A - O Cinema, a Propaganda e a Internet na Trajetória Feminina Contemporânea

Maria Goretti Pedroso Soares

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Maria Goretti Pedroso Soares

    ISBN v. impressa: 978853625022-9

    ISBN v. digital: 978853625135-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 313grs.

    Número de páginas: 252

    Publicado em: 20/02/2015

    Área(s): Direito - Digital; Literatura e Cultura - Diversos; Sociologia

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O principal objetivo desta pesquisa é traçar um panorama sobre a trajetória da mulher no contexto da sociedade contemporânea a partir da Revolução Pós-Industrial, utilizando-se para isso: o cinema, a propaganda e a internet.

    O ponto de partida é a revolução tecnológica a partir dos anos 70, seguindo com a revolução robótica, ciborgue e virtual. O intuito é mostrar como a representação da imagem da mulher vem se moldando às novas tecnologias e como ela, neste processo, se adapta aos novos paradigmas sociais apresentados, nos quais as metáforas do robofem e da mulher-máquina, que proliferaram na sociedade industrial, estão hoje em decadência.

    Numa metamorfose balizada pela teleinformática e pelas biotecnologias, tais imagens estão sendo substituídas por outras: aquelas que começam a esboçar a mulher-informação, a mulher-comunicação, a mulher-ciborgue, a mulher virtual. Emerge, assim, uma nova imagem do feminino condenada a um upgrade constante, tanto do seu hardware (corpo/organismo) como de seu software (mente/código), que visa a ultrapassagem dos limites espaciais e temporais que constringem a condição humana. Essa passagem do ser orgânico-inorgânico está em constante mutação. Basta que haja um esforço de adaptação às novas mudanças.

    E a mulher é peça fundamental neste novo contexto histórico. Por isso é importante esta análise da representação de sua imagem em vários momentos sociais, que retomam alguns conceitos históricos através da Sociologia, da Antropologia e das Teorias da Comunicação.

    Autor(es)

    MARIA GORETTI PEDROSO SOARES

    Doutora em Ciências da Comunicação com interface em Multimídia pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Cinema e Cinema Publicitário pelo Museu da Imagem e Movimento, UK. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Atua na área pedagógica como docente do programa de lato sensu em "Jornalismo Contemporâneo" e "Comunicação Visual e Imagem de Moda", na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No exterior, ministra cursos de verão em Buenos Aires. Pesquisadora dos Centros de Pesquisas: Colabor (Colaboratório de Linguagens Multimídias) e do Centro de Estudos Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais - Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes - São Paulo/Brasil. No mercado, atua como diretora da GEA Comunicação, assessoria voltada aos audiovisuais: comerciais, institucionais, educativos, artísticos, videoarte, entre outros. É autora dos livros Mulher Virtual, Esetec, 2005; Admirável Mundo MTV Brasil, Saraiva, 2005; Direitos Humanos, Segurança Pública & Comunicação, Acadepol, 2007; Zip, Blact, Zoom - Um Mergulho na Criatividade, Angelus, 2009 e Espaço Público, Direitos Humanos & Multimedia - Novos Desafios, Multifoco, 2011.

     

    Sumário

    Introdução

    Capítulo 1 - A Sociedade Pós-Industrial

    1.1 O Mundo na Sociedade Pós-Industrial

    1.2 O Capital Humano

    1.3 A Representação da Mulher

    Capítulo 2 - A Revolução Tecnológica Caminhando para a Digital

    2.1 A Mulher na Sociedade Tecnológica

    2.2 O Cinema na Revolução Tecnológica

    2.3 A Propaganda na Revolução Tecnológica

    Capítulo 3 - A Revolução Robótica

    3.1 Um Pouco Sobre os Robôs

    3.2 O Gabinete do Dr. Caligari e seu Autômato Cesare

    3.3 O Homem Bicentenário: o Filme

    3.3.1 Leis da robótica

    3.3.2 Os robôs

    3.3.3 Os robôs são uma realidade nas indústrias brasileiras

    3.3.4 As pesquisas

    3.3.5 Robôs X homens

    3.3.6 Onde atuam os robôs

    3.3.7 O balanço

    3.4 A Representação da Imagem da Mulher na Revolução Robótica

    3.4.1 Já na revolução tecnológica

    3.4.2 Os Jetsons

    3.4.3 Um pouco mais sobre Rosie

    3.4.4 A Rosie da última geração

    3.4.5 Uma robô com a sua cara

    3.4.6 A robô professora

    3.5 As Profissionais do Amor e do Sexo: as Ginoides

    3.5.1 Apresentando alguns protótipos da representação feminina

    3.5.2 As ginoides: Actroid DER2 e HPR-4C

    3.5.3 Aiko

    3.5.4 A Love Robot

    3.5.5 As controvérsias

    Capítulo 4 - Inteligência Artificial

    4.1 O Nascimento da Inteligência Artificial

    4.1.1 Vantagens e desvantagens na utilização da inteligência artificial

    4.2 A Representação do Feminino na Inteligência Artificial

    4.2.1 A cibernética

    4.2.2 Os chats

    4.2.3 Chatterbots e a representação do feminino

    4.2.4 Eliza

    4.2.5 Alice

    4.2.6 Professora Elektra

    4.2.7 Cybelle

    4.2.8 Sete Zoom

    4.3 A Representação da Imagem da Mulher nos Chatterbots

    4.4 A Inteligência Artificial Interagindo com o Filme Inteligência Artificial

    4.4.1 Da sociedade disciplinar à sociedade de controle

    4.4.2 O panóptico

    4.5 A Relação entre o Cinema e a Inteligência Artificial

    4.6 Inteligência Artificial: o Filme

    Capítulo 5 - Do Ciborgue ao Virtual

    5.1 A Transformação do Ciborgue para Virtual

    Capítulo 6 - A Sociedade Ciberdigital

    6.1 A Sociedade Virtual

    6.2 Uma Palavra Sobre o Virtual

    6.3 O Ciberespaço

    6.4 A Cibercultura

    6.4.1 Interconexão

    6.5 Comunidades Virtuais

    6.6 As Tribos da Cibercultura que Transitam no Ciberespaço

    6.7 Inteligência Coletiva

    6.8 A Representação da Imagem da Mulher no Ciberespaço

    6.9 Alguns Protótipos das Musas em Pixels

    6.9.1 As Musas em Pixels no Cinema

    6.10 S1m0ne - O Filme

    Considerações Finais

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Autômato. Gabinete do Dr. Caligari e seu autômato Cesare

    B

    • Balanço

    C

    • Capital humano
    • Chatterbots. Representação da imagem da mulher nos chatterbots
    • Cibercultura
    • Cibercultura. Tribos da cibercultura que transitam no ciberespaço
    • Ciberespaço
    • Ciberespaço. Representação da imagem da mulher no ciberespaço
    • Ciberespaço. Tribos da cibercultura que transitam no ciberespaço
    • Cibernética
    • Ciborgue ao virtual
    • Ciborgue. Transformação do ciborgue para virtual
    • Cinema na revolução tecnológica
    • Cinema. Relação entre o cinema e a inteligência artificial
    • Comunidades virtuais
    • Considerações finais

    D

    • Dr. Calogari. Gabinete do Dr. Caligari e seu autômato Cesare

    E

    • Era digital. Revolução tecnológica caminhando para a digital

    F

    • Ficção. Inteligência artificial interagindo com o filme Inteligência Artificial
    • Ficção. Inteligência Artificial: o filme
    • Ficção. Jetsons
    • Ficção. Jetsons. Robô professora
    • Ficção. Jetsons. Rosie da última geração
    • Ficção. Jetsons. Um pouco mais sobre Rosie
    • Ficção. Jetsons. Uma robô com a sua cara
    • Filme. Homem Bicentenário: o filme

    G

    • Gabinete do Dr. Caligari e seu autômato Cesare
    • Ginoides. Aiko
    • Ginoides. Controvérsias
    • Ginoides. Love Robot
    • Ginoides. Profissionais do amor e do sexo: as ginoides
    • Ginoides: Actroid DER2 e HPR-4C

    H

    • Homem Bicentenário: o filme

    I

    • Imagem. Representação da imagem da mulher no ciberespaço
    • Indústria. Robôs são uma realidade nas indústrias brasileiras
    • Inteligência artificial interagindo com o filme Inteligência Artificial
    • Inteligência artificial
    • Inteligência artificial. Alice
    • Inteligência artificial. Chats
    • Inteligência artificial. Chatterbots e a Representação do Feminino
    • Inteligência artificial. Cybelle
    • Inteligência artificial. Eliza
    • Inteligência artificial. Nascimento da inteligência artificial
    • Inteligência artificial. Professora Elektra
    • Inteligência artificial. Relação entre o cinema e a inteligência artificial
    • Inteligência artificial. Representação do feminino na inteligência artificial
    • Inteligência artificial. Sete Zoom
    • Inteligência artificial. Vantagens e desvantagens na utilização da inteligência artificial
    • Inteligência artificial: o filme
    • Inteligência coletiva
    • Interconexão
    • Introdução

    L

    • Leis da robótica

    M

    • Mulher na sociedade tecnológica
    • Mulher. Representação da imagem da mulher na revolução robótica
    • Mulher. Representação da imagem da mulher no ciberespaço
    • Mulher. Representação da mulher
    • Mundo na sociedade pós-industrial

    P

    • Panóptico
    • Pesquisas
    • Profissionais do amor e do sexo: as ginoides
    • Propaganda na revolução tecnológica
    • Protótipo. Alguns protótipos das musas em pixels
    • Protótipo. Musas em pixels no cinema
    • Protótipos da representação feminina. Apresentando alguns protótipos da representação feminina

    R

    • Referências
    • Relação entre o cinema e a inteligência artificial
    • Representação da imagem da mulher na revolução robótica
    • Representação da imagem da mulher no ciberespaço
    • Representação da imagem da mulher nos chatterbots
    • Representação da mulher
    • Revolução robótica
    • Revolução tecnológica caminhando para a digital
    • Revolução tecnológica. Cinema na revolução tecnológica
    • Revolução tecnológica. Já na revolução tecnológica
    • Revolução tecnológica. Propaganda na revolução tecnológica
    • Robôs são uma realidade nas indústrias brasileiras
    • Robôs x homens
    • Robôs
    • Robôs. Gabinete do Dr. Caligari e seu autômato Cesare
    • Robôs. Onde atuam os robôs
    • Robôs. Um pouco sobre os robôs
    • Robótica. Leis da robótica
    • Robótica. Representação da imagem da mulher na revolução robótica
    • Robótica. Revolução robótica

    S

    • S1m0ne - O Filme
    • Sociedade ciberdigital
    • Sociedade disciplinar à sociedade de controle
    • Sociedade pós-industrial
    • Sociedade pós-industrial. Mundo na sociedade pós-industrial
    • Sociedade tecnológica. Mulher na sociedade tecnológica
    • Sociedade virtual

    T

    • Tecnologia. Revolução tecnológica caminhando para a digital
    • Transformação do ciborgue para virtual
    • Tribos da cibercultura que transitam no ciberespaço

    V

    • Virtual. Ciborgue ao virtual
    • Virtual. Transformação do ciborgue para virtual
    • Virtual. Uma palavra sobre o virtual