Capa do livro: Fisionomia Líquida - Poemas de Circunstâncias - Semeando Livros, Juarez Poletto

Fisionomia Líquida - Poemas de Circunstâncias - Semeando Livros

Juarez Poletto

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Juarez Poletto

    ISBN: 978853625062-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 139grs.

    Número de páginas: 112

    Publicado em: 27/03/2015

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos

    Sinopse

    A literatura em prosa do autor tem seu destaque nas narrativas em que a trama é urdida com esmero de detalhes e as personagens representam a busca pela superação na rotina do cotidiano. "A técnica de intercalar narrativas, misturando as secundárias com as principais, é de grande importância para a sustentação do mistério", no dizer de Miguel Sanches Neto. Analisando Corpo de Marfim, o mesmo escritor e crítico acrescenta que a obra por um lado se insere "dentro da atual vertente romanesca que trabalha com a reciclagem de temas e enredos, e, por outro, na narrativa de cunho policial. Dizendo apenas isso ficaríamos na superfície deste livro que traz algumas singularidades que ultrapassam o contexto em que se manifestam, problematizando a prática deste gênero". Ainda sobre a mesma obra, o professor Renildo Meurer assim se manifesta em artigo publicado: "Como pode ser verificado, o romance é complexo, literário, na compreensão maior do termo e, não por isso, deixa de ser policial e de fazer parte de uma literatura de consumo, afinal Andy Warhol já provou que a arte, na era da produção, virou produto, e o produto virou arte".

    Por sua vez, a poesia de Juarez Poletto transita intensamente pelos caminhos da dualidade, principalmente se considerarmos suas duas últimas publicações: Vaidade (2002) e Adverso (2009). Na primeira, a obra é claramente dividida em duas partes: "Crimes", que aborda o fazer poético como a tentativa impossível de traduzir a vida em palavras; e "Cuspe e Beijos", que explora a existência sempre dupla, uma mescla entre o sublime e o vulgar. EmAdverso, a própria concepção dos poemas manifesta dois modos de composição, um fruto da motivação interna do autor e outro provocado pelos interesses alheios. Um e outro modo de criação estão também presentes na nova obra, Fisionomia Líquida, que já no título sugere um rosto mutável, como se a experiência vital fosse constantemente adequar-se a circunstâncias, como propõem os versos: "O que é a vida/ senão variedade? Moldura não cabe/ em sua anatomia"; ou ainda: "O rosto da vida tem cara curiosa/ geografia confusa/ relevo indeciso/ se adapta/ e dissolve o esquadro que o forma/ e troca aparência/ e não se conforma". O início do poema "Poética" resume bem a angústia que a poesia de Poletto revela: "O exercício de dizer a existência/ é a tradução impossível/ de moldar água com ar".

    Hoje, portanto, ler a obra poética de Juarez Poletto já é uma necessidade, tanto no sentido da criatividade que manifesta, quanto na experiência vital que encerra.

    Autor(es)

    JUAREZ POLETTO

    Doutor em Letras e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o autor publicou estudos acadêmicos em revistas e livros da área e atua no ensino de literatura brasileira há mais de trinta e cinco anos, tanto como professor quanto realizando palestras sobre ensino da literatura e o usufruto da poesia em congressos, encontros e escolas. Autor de seis obras de poesia, sendo elas Alma nos DedosDiálogoArmazémSilhuetaVaidade e Adverso. Autor também de cinco romances intitulados No Limiar da Imaginação, O Anjo FatalTeiaCorpo de Marfim e Entre a Corda e o Nó.

    Sumário

    1. ReflexõesdeRotina

    Fisionomia líquida

    Em três vozes

    Orfeu

    Ventura

    Insensibilidade

    Destino

    Destino

    Quattro circostanze

    Quatro circunstâncias

    Ícaro

    Interpretação

    Ruptura

    Depressão

    Sentidos

    Dois momentos

    Em pelo

    Outras circunstâncias

    Sísifo

    Outra memória

    Quase ditados

    Participante

    Natureza de mãe

    Natura di madre

    Hospital

    Passagem

    Rota

    Destino

    Desconhecimento

    Lucca

    Lucca

    Alice

    Alice

    Francesco

    Francesco

    Armazém

    2. Arranjos da Rotina

    I

    II

    III

    IV

    V

    VI

    VII

    VIII

    IX

    X

    XI

    XII

    XIII

    XIV

    XV

    XVI

    XVII

    XVIII

    XIX

    XX

    XXI

    XXII

    XXIII

    XXIV

    XXV

    XXVI

    XXVII

    Perfil

    Da luz

    Da chuva

    Da segurança

    Pecado

    Prisioneiro

    Capital

    Linguagem matemática

    Dos contrastes

    Densidade

    3. Rotina da Palavra

    Atemporal

    Cruz e Sousa

    Leminskiana

    Linguagem

    Oração

    Criação

    Discurso

    Vento

    Poética