Capa do livro: Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática, Rita Margarida Toler Russo

Neuropsicopedagogia Clínica - Introdução, Conceitos, Teoria e Prática

Rita Margarida Toler Russo

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rita Margarida Toler Russo

    ISBN v. impressa: 978853625263-6

    ISBN v. digital: 978853626148-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 181grs.

    Número de páginas: 146

    Publicado em: 17/07/2015

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Este livro apresenta a Neuropsicopedagogia Clínica, explica similaridades e diferenças entre a Neuropsicologia e a Psicopedagogia, e explicita as interfaces com a Neurociência e Educação no processo de aprendizagem e suas dificuldades.

    Os tópicos abordados nesta edição incluem as bases teóricas que sustentam a Neuropsicopedagogia, a natureza e o contexto de atuação, e, também, a avaliação e a intervenção neuropsicopedagógica.

     

    Autor(es)

    RITA MARGARIDA TOLER RUSSO
    Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitiva – São Paulo. Especialista em Violência Doméstica e Sexual pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – TELELACRI. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Inclusiva pelo Centro Nacional de Ensino Superior, Pesquisa, Extensão Graduação e Pós-Graduação – CENSUPEG. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Educação e Cultura – FEC.

    Sumário

    Capítulo I - A NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

    1.1 Neuropsicopedagogia: Bases Teóricas

    1.1.1 Neurociência e educação

    1.1.2 Componentes celulares do sistema nervoso

    1.1.3 Divisão do sistema nervoso

    1.1.4 Neurofisiologia

    1.1.4.1 Neuromoduladores e neurotransmissores

    1.1.5 Modelo de Luria

    1.1.6 Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso central

    1.1.7 Cognição e córtex cerebral

    1.1.7.1 Funções cognitivas

    1.1.7.2 Atenção

    1.1.7.3 Inteligência

    1.1.7.4 Memória

    1.1.7.5 Funções executivas

    1.1.7.6 Linguagem

    1.1.7.7 Praxia e visuoconstrução

    1.1.7.7.1 Funções visuoconstrutivas

    1.1.7.7.2 Praxia e visuoconstrução

    1.1.7.8 Habilidades sociais

    Capítulo II - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

    Capítulo III - DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

    Capítulo IV - PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA

    4.1 Instrumentos de Avaliação

    4.1.1 Sondagem das habilidades para alfabetização

    4.1.2 Atenção e funções executivas

    4.1.3 Linguagem

    4.1.4 Leitura de palavras

    4.1.5 Leitura e escrita

    4.1.6 Leitura, escrita e aritmética

    4.1.7 Material de intervenção

    Capítulo V - INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA

    5.1 Linguagem

    5.2 Exemplo de Atividades

    5.3 Expressão Plástica

    5.4 Matemática

    5.5 Exemplo: Atividade de Conservação de Quantidades

    5.6 Esquema Corporal, Lateralidade, Ritmo

    5.7 Coordenação Visomotora

    5.8 Grafismo

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem
    • Aprendizagem. Dificuldade de aprendizagem
    • Atenção
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Atenção e funções executivas
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Instrumentos de avaliação
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Leitura de palavras
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Leitura e escrita
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Leitura, escrita e aritmética
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Linguagem
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Material de intervenção
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Princípios da avaliação neuropsicopedagógica
    • Avaliação neuropsicopedagógica. Sondagem das habilidades para alfabetização

    C

    • Cognição e córtex cerebral
    • Componentes celulares do sistema nervoso
    • Córtex cerebral. Cognição e córtex cerebral

    D

    • Desenvolvimento e aprendizagem
    • Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso central
    • Dificuldade de aprendizagem
    • Divisão do sistema nervoso

    E

    • Educação. Neurociência e educação

    F

    • Funções cognitivas
    • Funções executivas
    • Funções visuoconstrutivas

    H

    • Habilidades sociais

    I

    • Inteligência
    • Intervenção neuropsicopedagógica
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Coordenação visomotora
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Esquema corporal, lateralidade, ritmo
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Exemplo de atividades
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Exemplo: atividade de conservação de quantidades
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Expressão plástica
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Grafismo
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Linguagem
    • Intervenção neuropsicopedagógica. Matemática

    L

    • Linguagem
    • Luria. Modelo de Luria

    M

    • Memória
    • Modelo de Luria

    N

    • Neurociência e educação
    • Neurofisiologia
    • Neuromoduladores e neurotransmissores
    • Neuropsicopedagogia clínica
    • Neuropsicopedagogia: bases teóricas
    • Neurotransmissores. Neuromoduladores e neurotransmissores

    P

    • Plasticidade e desenvolvimento do sistema nervoso central
    • Praxia e visuoconstrução
    • Praxia e visuoconstrução. Cognição e córtex cerebral
    • Princípios da avaliação neuropsicopedagógica

    R

    • Referências

    S

    • Sistema nervoso central. Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso central
    • Sistema nervoso. Componentes celulares do sistema nervoso
    • Sistema nervoso. Divisão do sistema nervoso

    V

    • Visuoconstrução. Funções visuoconstrutivas
    • Visuoconstrução. Praxia e visuoconstrução. Cognição e córtex cerebral