Capa do livro: Efemérides Antoninenses - Fatos e Pessoas da História de Antonina - Semenado Livros, Alceu Pinto de Almeida

Efemérides Antoninenses - Fatos e Pessoas da História de Antonina - Semenado Livros

Alceu Pinto de Almeida

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Alceu Pinto de Almeida

    ISBN v. impressa: 978853625402-9

    ISBN v. digital: 978853625448-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 166grs.

    Número de páginas: 134

    Publicado em: 21/09/2015

    Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Nesta obra, o autor antoninense Alceu Pinto de Almeida escreveu sobre fatos e pessoas relevantes e memoráveis da história da cidade de Antonina, Paraná, distribuídos em 270 datas importantes, em mais de três séculos, a partir de 1662.

    Ela foi organizada a partir de uma pasta encontrada por seus filhos dentre os pertences do autor, alguns anos após sua morte, em 1999. Nela, ele afixara uma etiqueta com o título “Efemérides Antoninenses”. Percebendo o valor inestimável do conteúdo para os antoninenses, historiadores e para a história de Antonina, o projeto foi levado adiante e materializado, com satisfação e sucesso. Por certo, essa seria a vontade do autor: esmiuçar fatos históricos de sua terra natal, destacando algumas peculiaridades.

    As datas são apresentadas em ordem crescente, com a descrição do fato histórico. Em algumas datas o fato é relatado em uma ou duas linhas, e em outras com textos bem mais completos.  

    Os nomes das pessoas referenciadas na obra são apresentados em ordem alfabética, num índice remissivo ao final, que aponta em qual data – ou em quais datas – cada uma delas foi citada, facilitando a pesquisa do leitor.

    O autor foi sempre um capelista imensamente apaixonado por Antonina, sua cidade natal.

    Autor(es)

    ALCEU PINTO DE ALMEIDA 
    Nascido em Antonina em 03 de agosto de 1923, o Doutor Alceu, como era chamado o farmacêutico Alceu Pinto de Almeida, foi sempre um capelista imensamente apaixonado pela sua terra natal. Filho do empresário antoninense Iphigênio Bonifácio de Almeida, Dudu, e de Leonor Pinto de Almeida, e irmão de Jacy, Lory, Maria do Pilar e Carlos, iniciou seus estudos em Antonina, no Grupo Escolar Dr. Brasílio Machado, e formou-se em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná em 1948, recebendo a Medalha de Ouro “Nilo Cairo”, como primeiro lugar do curso. Casou-se com a professora curitibana Jandyra Schankosky de Almeida, com quem teve dois filhos: Alceu Pinto de Almeida Filho, Administrador, Economista e Bacharel em Direito, e José Maurício Pinto de Almeida, Magistrado e Professor. Tinha quatro netos: Alceu Neto, Luiza Helena, Paola e Paulo Adriano. Teve farmácias nas cidades de Jaguariaíva, Arapongas e Curitiba. Influenciado pelo padrinho de batismo, Ermelino de Leão, dedicava-se aos estudos de História do Paraná, organizando uma biblioteca e hemeroteca sobre os fatos marcantes do Paraná, especialmente sobre Antonina. Foi um dos fundadores e dos mais atuantes membros da Associação dos Filhos de Antonina, a ALFA. Faleceu em 28 de maio de 1999. Posteriormente seus filhos encontraram seus escritos sobre Antonina, com o título “Efemérides Antoninenses”, e resolveram organizá-los e produzir esta obra.

    ORGANIZADORES

    ALCEU PINTO DE ALMEIDA FILHO 
    Nascido em Curitiba/PR em 30 de novembro de 1953, com formação profissional em Economia, Administração e Direito, atuou por 35 anos na COPEL – Companhia Paranaense de Energia, onde desempenhou diversas funções gerencias na área comercial e como assistente das Diretorias de Gestão Corporativa, de Administração e de Distribuição. Atuou também como Administrador Consultor e foi Presidente da Associação de Profissionais da COPEL. Contato: apaf2@terra.com.br

    JOSÉ MAURÍCIO PINTO DE ALMEIDA 
    Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Professor do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná. Professor Emérito da Faculdade de Direito de Curitiba. Membro do Centro de Letras do Paraná, da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR e do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário – IBRAJUS (Sócio-Fundador). Autor da obra O Poder Judiciário Brasileiro e sua Organização e Coautor da obra Lições de Teoria Geral do Processo, ambas publicadas pela Juruá Editora. Contato: jomapial@terra.com.br

    Sumário

    DATAS, FATOS E AS PESSOAS DA HISTÓRIA DE ANTONINA

    1662-1800

    1801-1900

    1901-1999

    REFERÊNCIAS

    ÍNDICE REMISSIVO