Capa do livro: Povoamento de Guarapuava - Cronologia Histórica - Semando Livros - 4ª Edição, Jeorling J. Cordeiro Cleve

Povoamento de Guarapuava - Cronologia Histórica - Semando Livros

4ª Edição Jeorling J. Cordeiro Cleve

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Jeorling J. Cordeiro Cleve

    ISBN: 978853625502-6

    Edição/Tiragem: 4ª Edição

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 315grs.

    Número de páginas: 254

    Publicado em: 17/12/2015

    Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia

    Sinopse

    Neste livro, o autor, desembargador aposentado, faz uma retrospectiva da história de Guarapuava – sua terra natal, onde passou sua infância e boa parte da adolescência, e depois, como juiz de direito por um período de quase uma década, até 1978, quando foi promovido para a Capital do Estado.

    Procura coordená-la cronologicamente. Parte do momento da decisão governamental de conquista e povoamento dos quase lendários Campos de Guarapuava, antigo território espanhol da província de El Guairá, feita pelas Cartas Régias de 1808 e 1809, com o fito de integrá-lo definitivamente ao domínio português.

    Fala sobre a expedição de conquista comandada pelo Tenente-Coronel Diogo Pinto de Azevedo Portugal, bem como sobre a força e determinação de vontade dos desbravadores e do sucesso do empreendimento, depois de quase um ano de marcha e construção de caminho.

    Escreve como se deu a fundação da cidade pelo catequista Padre Chagas em 1819, depois de controvérsia com o comandante Diogo Pinto, que optava por sua localização no Campo Real (Ponta das Estacadas).

    Trata dos ciclos da economia, desde a introdução da pecuária pelos tropeiros, como fase de bonança, da exploração da erva-mate e da madeira, da imigração e agricultura e chega, enfim, aos dias de hoje quando Guarapuava com uma população próxima a duzentos mil habitantes, cidade pólo da região Centro-Sul, vai se tornando importante centro universitário e agroindustrial do Estado.

    Autor(es)

    JEORLING J. CORDEIRO CLEVE

    Desembargador aposentado, nascido em Guarapuava, PR, no dia 31 de julho de 1932, sendo filho de Aloísio Guimarães Cleve e D. Henriqueta G. Cordeiro Cleve. Fez os estudos primários em sua terra natal, no Grupo Escolar Visconde de Guarapuava, no Colégio Nossa Senhora de Belém e no Ginásio Estadual Prof. Francisco Carneiro Martins. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1957, é casado com Dirce Doroti Merlin Cleve, com a qual teve quatro filhos: Clémerson, Christiane, Luiz Roberto e Luciane, todos casados e formados, e nove netos. Residiu em Pitanga, PR, por vários anos, onde foi advogado, promotor público interino e professor, tendo sido um dos responsáveis pela instalação e funcionamento do ginásio estadual local, na década de mil novecentos e sessenta. Em 1966, mediante concurso público, ingressou na magistratura estadual. Como juiz substituto, exerceu suas funções jurisdicionais nas Seções Judiciárias de Foz do Iguaçu, União da Vitória e Pato Branco; como juiz de direito, exerceu-as nas comarcas de Piraí do Sul, Ivaiporã e Guarapuava, tendo aqui permanecido entre os anos de 1971 a 1978, quando então foi promovido para a Capital do Estado. Em Curitiba, foi titular das 3ª e 11ª Varas Cíveis. Foi em seguida promovido para o Tribunal de Alçada, e mais tarde, para o Tribunal de Justiça. Nesta Corte, atuou como desembargador por vários anos na área cível até sua aposentadoria compulsória, por haver atingido o limite constitucional de idade, no ano de 2002. Desde então, vem se dedicando à leitura de literatura, caminhadas, jardinagem e pesquisas históricas, tendo escrito os livros “Cel. Luiz Daniel Cleve”, em que aborda a biografia de seu bisavô paterno, imigrante dinamarquês, lançado pela Editora Juruá, e “Povoamento de Guarapuava – Cronologia Histórica”. No Tribunal de Justiça, integrou a comissão que, em 2003, elaborou e fez publicar o livro “O Poder Judiciário e a Emancipação Política do Paraná: Memória Histórica”, alusivo ao sesquicentenário do Paraná. Ainda quando em atividade judicante, foi professor de Direito Processual Civil na Escola Superior de Magistratura do Paraná, durante os primeiros anos de existência desta magna instituição. Possui os títulos de cidadão honorário e benemérito de Pitanga, de cidadão benemérito de Guarapuava, e voto de louvor concedido pela Câmara Municipal de Curitiba. Homenageado como nome do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito das Faculdades Unibrasil, de Curitiba, e o do Diretório Estudantil do Curso de Direito do Complexo de Ensino Campo Real (Faculdades Campo Real), de Guarapuava, PR. É membro do Centro de Letras do Paraná.

    Sumário

    A origem do nome

    Encadeamento histórico

    Guarapuava - dados parciais

    Símbolos de Guarapuava

    Bandeira

    Escudo

    Hino

    Campos de Guarapuava

    Conquista e povoamento - Cronologia histórica

    1818-1819 - Criação e instalação da Freguesia

    1852-1853 - Criação e instalação da Vila de Guarapuava

    1857 - Criação do Termo de Guarapuava

    1859 - Criação da Comarca

    Ordem dos Advogados do Brasil - OAB

    Justiça Federal

    Justiça do Trabalho

    1871 - Criação da Cidade

    Desenvolvimento econômico e social de Guarapuava

    Guarapuava no ciclo da erva-mate

    Ciclo da exploração madeireira

    Imigração e agricultura

    O ensino em Guarapuava - Evolução

    Ensino Superior em Guarapuava- Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

    Outras instituições de ensino superior

    I - Faculdades Campo Real - UniCampo

    II - Faculdades de Guarapuava - Associação de Ensino Novo

    Ateneu

    III - Faculdades Guairacá

    Evento Alvissareiro

    O Ensino Superior no Paraná

    Encerramento

    Referências