Capa do livro: Psicanálise e a Natureza Humana, Moisés do Vale dos Santos

Psicanálise e a Natureza Humana

Moisés do Vale dos Santos

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Moisés do Vale dos Santos

    ISBN v. impressa: 978853625713-6

    ISBN v. digital: 978853625755-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 119grs.

    Número de páginas: 95

    Publicado em: 14/04/2016

    Área(s): Psicologia - Psicanálise

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Psicanálise e a Natureza Humana objetiva analisar a condição humana sob o ponto de vista da teoria psicanalítica, tendo em conta as originais descobertas de Sigmund Freud no campo da Psicologia.

    O gênero humano é concebido pelo pai da psicanálise mediante duas tendências primordiais: a pulsão sexual e a pulsão agressiva. As pulsões se identificam com a carga energética que se encontra na origem da atividade motora do organismo, por isso, ao estudar a psique humana, Freud enfatiza mais os fatores biológicos do que os fatores culturais na determinação dos comportamentos humanos. Sendo assim, a atitude cultural será sempre determinada pela situação biológica e não o oposto. Para Freud, quanto mais rigoroso for o controle social sobre as pulsões, tanto maior será o desenvolvimento da civilização.

    Este desenvolvimento ocorre em paralelo com a restrição da pulsão sexual, pois quando esta irrompe é imprescindível que a sociedade a controle. A pulsão agressiva também é concebida por Freud como intrínseca à natureza humana, por isso a hostilidade e a crueldade são consideradas inclinações inatas em todos os indivíduos. Contudo, nenhuma sociedade pode subsistir se as tendências sexuais e agressivas dos homens não forem refreadas, portanto, a civilização impõe uma série de restrições a essas tendências.

    Enfim, o presente livro procura demonstrar que Freud dedicou um espaço considerável nas suas pesquisas psicológicas para o mal na constituição psíquica do ser humano, por essa razão, o modelo de homem concebido pelo pai da psicanálise exige um elevado grau de controle social e destinos alternativos para as pulsões.

    Autor(es)

    MOISÉS DO VALE DOS SANTOS 
    Doutorando e Mestre em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Teoria Psicanalítica pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Educação e Letras – FACEL. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Psicanalista e Professor de Filosofia. Autor dos livros Filosofia e o Problema do Conhecimento: Dos Jônios a Kant (2015); Introdução à Teoria Psicanalítica: Freud, Psicanálise e Conceitos (2015); Razão e Emoção na Arte Retórica de Aristóteles (2014) e A Filosofia de Sócrates (2014).