Capa do livro: Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema, Claudia Hakim

Superdotação e Dupla Excepcionalidade - Contribuições da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Direito Aplicado ao Tema

Claudia Hakim

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Claudia Hakim

    ISBN v. impressa: 978853625741-9

    ISBN v. digital: 978853625776-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 149grs.

    Número de páginas: 120

    Publicado em: 28/04/2016

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    O presente livro trata sobre a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade em suas especificidades, enveredando nos campos da Psicologia, do Direito, da Neurociência e no da Pedagogia. Mas contém também relatos pessoais da Autora, que vão além da sua experiência enquanto especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada, bem como advogada atuante no Direito Educacional.

    A obra traz conceitos sobre a inteligência, a superdotação e as características emocionais dos superdotados. Trata das necessidades de identificação dos alunos superdotados e aborda também os mitos que rodeiam a superdotação, as características cognitivas e afetivas das crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas habilidades/superdotação.

    Na parte que aborda a dupla excepcionalidade, o livro fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Síndrome de Asperger (TEA), passando por suas funções executivas e bases neurobiológicas (contribuições da neurociência).

    O livro faz um paralelo entre a superdotação e os alunos com a dupla excepcionalidade em cada uma destas modalidades (TDAH e Asperger), além de apresentar a legislação aplicável tanto aos alunos com altas habilidades/superdotação, quanto aos alunos com TDAH e a Síndrome de Asperger. E, por fim, sugere propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.

    Autor(es)

    CLAUDIA HAKIM
    Pós-Graduada e Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada pelo Mackenzie. Advogada Especialista em Direito Educacional, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento. Autora do blog Mãe de Crianças Superdotadas (www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com). Colunista do site Almanaque dos Pais. Proprietária dos grupos do Facebook Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger e SD. Autora da página no Facebook Direito e Educação por Claudia Hakim. Palestrante nas áreas de Superdotação e Direito Educacional.

    Sumário

    Capítulo I Definindo Inteligência e Superdotação

    Conceito de Inteligência

    Conceito de Superdotação

    Características Emocionais dos Superdotados

    Da Necessidade de Identificação dos Alunos Superdotados

    Da Superdotação dos Meus Filhos

    Aceleração de Série: Necessidade X Resistência

    Da Epopeia para Conseguir Acelerar Meus Filhos de Série

    Dos Mitos que Rodeiam a Superdotação

    Características Cognitivas e Afetivas do Superdotado

    Definição Legal de Aluno com Altas Habilidades / Superdotação

    Sobre a Identificação e Avaliação de Aluno com Indicativos de Altas Habilidades / Superdotação e a sua Importância

    Capítulo II Superdotação e Neurociências

    Bases Neurobiológicas da Superdotação e Funções Executivas na Superdotação

    Capítulo III Da Dupla Excepcionalidade

    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

    Conceito de TDAH

    Etiologia do TDAH e Bases Neurobiológicas

    Funções Executivas no TDAH

    Bases Neurobiológicas em Pessoas de Alto QI e com TDAH

    Dupla Excepcionalidade Envolvendo a Superdotação

    Coocorrência de TDAH e SD: dupla Excepcionalidade SD/TDAH

    Conceito da Síndrome de Asperger

    Etiologia e Bases Neurobiológicas da Síndrome de Asperger (SA)

    Funções Executivas na Síndrome de Asperger

    Semelhanças entre os Alunos SD e Alunos com a Síndrome de Asperger

    Diferenças entre Alunos SD e Alunos com Síndrome de Asperger

    Coocorrência de SA e SD: Dupla Excepcionalidade SD/SA

    Da Legislação Inclusiva Aplicável aos Alunos SD, Alunos SD/TDAH, Alunos com a SA, e Alunos com SD/SA

    Estratégias para Inclusão e Formas de Atendimento das Necessidades Educacionais Especiais dos Alunos SD, com TDAH, com a SA e com Dupla Excepcionalidade, em Sala de Aula

    Propostas de Intervenções Pedagógicas para Alunos Superdotados

    Conclusão

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Aceleração de série: necessidade x resistência
    • Afetividade. Características cognitivas e afetivas do superdotado
    • Altas habilidades. Sobre a identificação e avaliação de aluno com indica-tivos de altas habilidades/superdotação e a sua importância
    • Aluno com a SA. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA
    • Aluno com SD/SA. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA
    • Aluno SD. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA
    • Aluno SD/TDAH. Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA
    • Aluno superdotado. Sobre a identificação e avaliação de aluno com indi-cativos de altas habilidades/superdotação e a sua importância
    • Alunos superdotados. Da necessidade de identificação dos alunos super-dotados

    B

    • Bases neurobiológicas da superdotação e funções executivas na superdo-tação
    • Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH

    C

    • Características cognitivas e afetivas do superdotado
    • Características emocionais dos superdotados
    • Cognição. Características cognitivas e afetivas do superdotado
    • Conceito da Síndrome de Asperger
    • Conceito de inteligência
    • Conceito de superdotação
    • Conceito de TDAH
    • Conclusão
    • Coocorrência de SA e SD: dupla excepcionalidade SD/SA
    • Coocorrência de TDAH e SD: dupla excepcionalidade SD/TDAH

    D

    • Definindo inteligência e superdotação
    • Dupla excepcionalidade

    E

    • Emoção. Características emocionais dos superdotados
    • Ensino. Aceleração de série: necessidade x resistência
    • Ensino. Epopeia para conseguir acelerar meus filhos de série
    • Etiologia do TDAH e bases neurobiológicas
    • Etiologia e bases neurobiológicas da Síndrome de Asperger (SA)

    F

    • Funções executivas no TDAH

    I

    • Inteligência. Conceito de inteligência
    • Inteligência. Definindo inteligência e superdotação
    • Intervenção pedagógica. Propostas de intervenções pedagógicas para alunos superdotados

    L

    • Legislação inclusiva aplicável aos alunos SD, alunos SD/TDAH, alunos com a SA, e alunos com SD/SA

    M

    • Mitos que rodeiam a superdotação

    N

    • Necessidades especiais. Estratégias para inclusão e formas de atendimen-to das necessidades educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula
    • Neurobiologia. Bases neurobiológicas da superdotação e funções executi-vas na superdotação
    • Neurobiologia. Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH
    • Neurociência. Superdotação e neurociências

    P

    • Propostas de intervenções pedagógicas para alunos superdotados

    Q

    • QI. Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH

    R

    • Referências

    S

    • SA. Estratégias para inclusão e formas de atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula
    • SD. Coocorrência de SA e SD: dupla excepcionalidade SD/SA
    • SD. Diferenças entre alunos SD e alunos com Síndrome de Asperger
    • SD. Estratégias para inclusão e formas de atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula
    • SD. Semelhanças entre os alunos SD e alunos com a Síndrome de Asper-ger
    • SD/TDAH. Coocorrência de TDAH e SD: dupla excepcionalidade SD/TDAH
    • Síndrome de Asperger. Conceito
    • Síndrome de Asperger. Coocorrência de SA e SD: dupla excepcionalidade SD/SA
    • Síndrome de Asperger. Diferenças entre alunos SD e alunos com Síndro-me de Asperger
    • Síndrome de Asperger. Etiologia e bases neurobiológicas da Síndrome de Asperger (SA)
    • Síndrome de Asperger. Funções executivas na Síndrome de Asperger
    • Síndrome de Asperger. Semelhanças entre os alunos SD e alunos com a Síndrome de Asperger
    • Sobre a identificação e avaliação de aluno com indicativos de altas habi-lidades/superdotação e a sua importância
    • Superdotação dos meus filhos
    • Superdotação e neurociências
    • Superdotação. Bases neurobiológicas da superdotação e funções executi-vas na superdotação
    • Superdotação. Características emocionais dos superdotados
    • Superdotação. Conceito de superdotação
    • Superdotação. Da necessidade de identificação dos alunos superdotados
    • Superdotação. Definição legal de aluno com altas habilida-des/superdotação
    • Superdotação. Definindo inteligência e superdotação
    • Superdotação. Dupla excepcionalidade envolvendo superdotação
    • Superdotação. Mitos que rodeiam a superdotação
    • Superdotação. Propostas de intervenções pedagógicas para alunos super-dotados
    • Superdotação. Sobre a identificação e avaliação de aluno com indicati-vos de altas habilidades/superdotação e a sua importância

    T

    • TDAH. Bases neurobiológicas em pessoas de alto QI e com TDAH
    • TDAH. Conceito de TDAH
    • TDAH. Coocorrência de TDAH e SD: dupla excepcionalidade SD/TDAH
    • TDAH. Estratégias para inclusão e formas de atendimento das necessida-des educacionais especiais dos alunos SD, com TDAH, com a SA e com dupla excepcionalidade, em sala de aula
    • TDAH. Etiologia do TDAH e bases neurobiológicas
    • TDAH. Funções executivas no TDAH
    • TDAH. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
    • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)