Capa do livro: Amazônia - Passado, Presente e Futuro, Coordenador: Marcílio de Freitas

Amazônia - Passado, Presente e Futuro

Coordenador: Marcílio de Freitas

    Preço

    por R$ 87,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenador: Marcílio de Freitas

    ISBN v. impressa: 978853625836-2

    ISBN v. digital: 978853625872-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 221grs.

    Número de páginas: 178

    Publicado em: 20/05/2016

    Área(s): Direito - Ambiental

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Amazônia – Passado, Presente e Futuro esclarece a importância da Amazônia para o Brasil. Analisa a integração política assimétrica e desigual dessa região ao projeto nacional brasileiro. Identifica e apresenta os processos de ruptura decorrentes da chegada dos colonizadores ao novo mundo, e constrói contrapontos às suas cartografias sociais e econômicas impostas aos povos amazônicos. Reafirma a cultura sofisticada e complexa dos povos nativos dessa região.

    Os autores mostram que os sucessivos governos brasileiros abandonaram a Amazônia, tornando-a desprovida de políticas públicas acessíveis às suas populações. Insistem na importância de o Estado nacional explorar as riquezas dessa região em benefício de suas populações e do povo brasileiro. Apresentam uma análise histórica do desenvolvimento sustentável destacando as relações das sociedades com a natureza, por meio das inovações e da evolução das técnicas. Descrevem cenários críticos sobre a inserção da noção de sustentabilidade no quadro da mundialização e de formas de sua apreensão por meio dos conceitos de territorialidade e interculturalidade.

    Fazem uma descrição conceitual sobre as utopias do século 21 e reafirmam a importância da sustentabilidade para um novo reordenamento econômico e político do regime capitalista, resultando na ressignificação dos conceitos de desenvolvimento econômico e de cidadania.

    Este livro apresenta cenários de uma das regiões menos conhecida dos brasileiros e mais cobiçada no mundo.
     



    Por que o Brasil não nacionaliza a Amazônia? Como os colonizadores europeus construíram uma cultura de subalternidade na Amazônia? Como usar a educação e a interculturalidade para construir o desenvolvimento sustentável compartilhado? Quais são os desafios à efetivação dos direitos socioambientais no século 21? Será a Amazônia sustentável? Essas são questões analisadas e esclarecidas neste livro instigante e inovador.

    Este livro destina-se à sociedade em geral, aos estudantes, aos leitores e estudiosos sobre Amazônia, desenvolvimento sustentável, economia, ciências humanas, ciências da natureza, história, ecologia, ambientalismo e globalização. Os autores esclarecem questões importantes do nosso cotidiano, tais como: Qual é a relação do desenvolvimento sustentável conosco? Com a Amazônia? E com o mundo?

    Autor(es)

    COORDENADOR:

    MARCÍLIO DE FREITAS
    Professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas desde 1978. Principais publicações recentes: A sustentabilidade como paradigma: cultura, ciência e cidadania, Editora Vozes; Miguel e Sustentabilidade, Chiado Editora e Sustainability: Man-Amazonia-World, America Star Books.

    COLABORADORES:

    MARILENE CORRÊA DA SILVA FREITAS
    Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas desde 1979. Doutora em Sociologia pela Universidade de Campinas e realizou Pós-Doutorado na Universidade de Caen, França. Desde 2013 coordena o Programa de Pós-Graduação “Sociedade e Cultura na Amazônia” da Universidade Federal do Amazonas. Principais publicações recentes: Co-autora das obras Educação e Pauperização, Editora Valer e Sustainability: Man-Amazonia-World, America Star Books Publisher e Autora das obras O Paiz do Amazonas, 3ª Edição, Editora Valer e Metamorfoses da Amazônia, 2ª Edição, Editora Valer.

    OLIVIER MEUNIER
    Doutor em Antropologia. Professor da Universidade de Artois, França. Já desenvolveu vários programas de pesquisa na Europa, na África e na Amazônia brasileira. Publicou vários livros e artigos sobre Formação de Professores, Desenvolvimento Sustentável e temáticas associadas à Antropologia da Educação e às Etnociências.

    Sumário

    Capítulo 1 A AMAZÔNIA E A QUESTÃO NACIONAL, Marilene Corrêa da Silva Freitas

    1.1 Introdução

    1.2 Antecedentes da Cultura Solidária e das Práticas de Sustentabilidade

    Capítulo 2 A AMAZÔNIA NO PASSADO E NO PRESENTE: TERRITÓRIO E POVOS NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA E DA POLÍTICA EUROPEIAS, Marilene Corrêa da Silva Freitas

    2.1 Amazônia, Territórios e Povos na Visão do Colonizador

    2.2 Questão Indígena na Amazônia: Problemas e Controvérsias

    2.2.1 A Conquista da Cidadania Formal

    2.2.2 Educação e Questão Indígena

    2.3 O Sentido da Formação de Lideranças Indígenas e Sustentabilidade

    2.4 Considerações Finais; Desenvolvimento Predatório da Amazônia

    Capítulo 3 CULTURAS, TÉCNICAS, EDUCAÇÃO E AMBIENTE: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, Olivier Meunier e Marcílio de Freitas

    3.1 Considerações Preliminares

    3.2 As Relações das Sociedades com o Ambiente Mediadas pelas Tecnologias

    3.2.1 Da Natureza à Agricultura

    3.2.2 Da Natureza à Máquina

    3.3 Da Escrita à Racionalização dos Conhecimentos

    3.3.1 As Sociedades sem Escrita

    3.3.2 As Sociedades e a Escrita

    3.4 Desenvolvimento Sustentável; Qual é o Seu Lugar na Globalização?

    3.4.1 Desenvolvimento Sustentável e Territórios

    3.4.2 Que Sentido Deve-se Atribuir ao Conceito de Desenvolvimento Sustentável?

    3.5 Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Sustentável

    3.5.1 Em Direção à Educação Intercultural e ao Desenvolvimento Sustentável

    3.5.2 Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

    3.6 Considerações Finais

    Capítulo 4 AMAZÔNIA: A NATUREZA DOS PROBLEMAS E OS PROBLEMAS DA NATUREZA, Marcílio de Freitas

    4.1 Questões Pertinentes

    4.2 A Amazônia e a Natureza dos Problemas

    4.3 A Amazônia e os Problemas da Natureza

    4.4 A Amazônia e os Cenários e as Perspectivas Mundiais

    Capítulo 5 TENDÊNCIAS E DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIOAMBIENTAIS NO SÉCULO 21, Marilene Corrêa da Silva Freitas

    5.1 Questões Técnicas e Políticas

    5.2 Novas Abordagens e Reflexões

    5.3 Notas Complementares

    Capítulo 6 AMAZÔNIA: INDICADORES SOCIAIS E CONTEXTUALIZAÇÃO, Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas

    6.1 Nota Introdutória

    6.2 Indicadores Econômicos e Sociais do Brasil e da Amazônia

    6.3 Desenvolvimento da Amazônia: Contradições e Desafios

    6.4 Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil e na Amazônia

    Capítulo 7 PROGRAMA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PMCUCEA) NA AMAZÔNIA; O CASO DO ESTADO DO AMAZONAS, Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas

    7.1 Formulação e Mecanismos Operacionais

    7.2 Fundamentos dos Mecanismos Operacionais Propostos

    7.2.1 Cultura, Ciência e Tecnologia e Educação para o Desenvolvimento do Amazonas

    7.2.2 Cultura, Ciência e Tecnologia e Educação para a Inclusão Social no Amazonas

    7.2.3 Desenvolvimento Regional e Biotecnologia no Amazonas

    7.2.4 Gestão dos Projetos de CTI para o PMCUCEA no Amazonas

    7.3. O PMCUCEA e o Programa "Biosfera-Atmosfera na Amazônia"; LBA

    7.3.1 Programa de Política de CTI no Estado do Amazonas e LBA

    7.3.1.1 LBA, Pesquisa Básica e Dimensão Humana no Estado do Amazonas

    7.3.2 Formação de Recursos Humanos no Estado do Amazonas e LBA

    7.3.3 Plataforma Tecnológica de Meteorologia e Hidrologia no Amazonas e LBA

    7.4 Síntese das Contribuições Institucionais ao PMCUCEA

    7.4.1 Programa Ciência e Tecnologia a Serviço do Amazonas

    7.5 Considerações Complementares

    Capítulo 8 SUSTENTABILIDADE; A UTOPIA DAS UTOPIAS, Marcílio de Freitas

    8.1 Nota de Esclarecimento

    8.2 A Utopia Política; um Novo Contrato Político Mundial

    8.3 A Utopia Ambiental; um Novo Contrato Natural Mundial

    8.4 A Utopia Social; um Novo Contrato Social Mundial

    8.5 A Utopia Ética; um Contrato Ético Pluricultural

    8.6 O Futuro; a Sustentabilidade das Utopias

    Índice alfabético

    A

    • A Amazônia no passado e no presente: território e povos na perspectiva da ciência e da política europeias. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Amazônia e a natureza dos problemas. Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Marcílio de Freitas
    • Amazônia e a questão nacional. Antecedentes da cultura solidária e das práticas de sustentabilidade. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Amazônia e a questão nacional. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Amazônia e a questão nacional. Marilene Corrêa da Silva Freitas. Introdução
    • Amazônia e os cenários e as perspectivas mundiais. Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Marcílio de Freitas
    • Amazônia e os problemas da natureza. Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Marcílio de Freitas
    • Amazônia, territórios e povos na visão do colonizador. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Marcílio de Freitas
    • Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Marcílio de Freitas. Questões pertinentes
    • Amazônia: indicadores sociais e contextualização. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Amazônia: indicadores sociais e contextualização. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Nota Introdutória
    • Amazônia: indicadores sociais e contextualização. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Desafios para a ciência e tecnologia no Brasil e na Amazônia
    • Amazônia: indicadores sociais e contextualização. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Desenvolvimento da Amazônia: contradições e desafios
    • Amazônia: indicadores sociais e contextualização. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Indicadores econômicos e sociais do Brasil e da Amazônia
    • Ambiente. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas

    C

    • Considerações finais. Desenvolvimento predatório da Amazônia. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas. Considerações finais
    • Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas. Considerações preliminares

    D

    • Da escrita à racionalização dos conhecimentos. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Da natureza à agricultura. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Da natureza à máquina. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Desenvolvimento predatório da Amazônia. Considerações finais. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Desenvolvimento sustentável e territórios. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Desenvolvimento sustentável. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Desenvolvimento sustentável. Educação, interculturalidade e desenvolvimento sustentável. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Desenvolvimento sustentável. Que sentido deve-se atribuir ao conceito de desenvolvimento sustentável? Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Desenvolvimento sustentável; qual é o seu lugar na globalização? Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Direitos socioambientais. Tendências e desafios para efetivação dos direitos socioambientais no século 21. Marilene Corrêa da Silva Freitas

    E

    • Educação ambiental. Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Educação e questão indígena. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Educação intercultural. Em direção à educação intercultural e ao desenvolvimento sustentável. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Educação, interculturalidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Educação, interculturalidade e desenvolvimento sustentável. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Educação. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas

    I

    • Indígena. Conquista da cidadania formal. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Indígena. Questão indígena na Amazônia: problemas e controvérsias. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Indígena. Sentido da formação de lideranças indígenas e sustentabilidade. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Interculturalidade. Educação, interculturalidade e desenvolvimento sustentável. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas

    L

    • Liderança indígena. Sentido da formação de lideranças indígenas e sustentabilidade. Marilene Corrêa da Silva Freitas

    M

    • Marcílio de Freitas. Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza
    • Marcílio de Freitas. Amazônia: indicadores sociais e contextualização. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Marcílio de Freitas. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Marcílio de Freitas. Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Marcílio de Freitas. Sustentabilidade; a utopia das utopias
    • Marilene Corrêa da Silva Freitas. A Amazônia no passado e no presente: território e povos na perspectiva da ciência e da política europeias
    • Marilene Corrêa da Silva Freitas. Amazônia e a questão nacional
    • Marilene Corrêa da Silva Freitas. Amazônia: indicadores sociais e contextualização. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Marilene Corrêa da Silva Freitas. Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Marilene Corrêa da Silva Freitas. Tendências e desafios para efetivação dos direitos socioambientais no século 21
    • Mudança climática. Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas

    N

    • Natureza. Amazônia: a natureza dos problemas e os problemas da natureza. Marcílio de Freitas

    O

    • Olivier Meunier. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas

    P

    • Passado. A Amazônia no passado e no presente: território e povos na perspectiva da ciência e da política europeias. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Política europeia. A Amazônia no passado e no presente: território e povos na perspectiva da ciência e da política europeias. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Presente. A Amazônia no passado e no presente: território e povos na perspectiva da ciência e da política europeias. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Considerações complementares
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Cultura, ciência e tecnologia e educação para a inclusão social no Amazonas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Cultura, ciência e tecnologia e educação para o desenvolvimento do Amazonas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Desenvolvimento regional e biotecnologia no Amazonas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Formação de recursos humanos no Estado do Amazonas e LBA
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Formulação e mecanismos operacionais
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Fundamentos dos mecanismos operacionais propostos
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Gestão dos Projetos de CTI para o PMCUCEA no Amazonas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. LBA, Pesquisa Básica e Dimensão Humana no Estado do Amazonas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Plataforma tecnológica de meteorologia e hidrologia no Amazonas e LBA
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. PMCUCEA e o Programa "Biosfera-Atmosfera na Amazônia"; LBA
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Programa Ciência e Tecnologia a Serviço do Amazonas
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Programa de Política de CTI no Estado do Amazonas e LBA
    • Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas. Síntese das contribuições institucionais ao PMCUCEA

    Q

    • Questão nacional. Amazônia e a questão nacional. Marilene Corrêa da Silva Freitas

    R

    • Relações das sociedades com o ambiente mediadas pelas tecnologias. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas

    S

    • Sociedades e a escrita. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Sociedades sem escrita. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Sustentabilidade. Sentido da formação de lideranças indígenas e sustentabilidade. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas
    • Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas. Futuro; a sustentabilidade das utopias
    • Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas. Nota de esclarecimento
    • Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas. Utopia ambiental; um novo contrato natural mundial
    • Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas. Utopia ética; um contrato ético pluricultural
    • Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas. Utopia política; um novo contrato político mundial
    • Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas. Utopia social; um novo contrato social mundial

    T

    • Técnica. Culturas, técnicas, educação e ambiente: uma abordagem histórica do desenvolvimento sustentável. Olivier Meunier e Marcílio de Freitas
    • Tendências e desafios para efetivação dos direitos socioambientais no século 21. Marilene Corrêa da Silva Freitas
    • Tendências e desafios para efetivação dos direitos socioambientais no século 21. Marilene Corrêa da Silva Freitas. Notas complementares
    • Tendências e desafios para efetivação dos direitos socioambientais no século 21. Marilene Corrêa da Silva Freitas. Novas abordagens e reflexões
    • Tendências e desafios para efetivação dos direitos socioambientais no século 21. Marilene Corrêa da Silva Freitas. Questões técnicas e políticas
    • Território. A Amazônia no passado e no presente: território e povos na perspectiva da ciência e da política europeias. Marilene Corrêa da Silva Freitas

    U

    • Unidades de conservação. Programa de mudanças climáticas, unidades de conservação e educação ambiental (PMCUCEA) na Amazônia; o Caso do Estado do Amazonas. Marilene Corrêa da Silva Freitas e Marcílio de Freitas
    • Utopia. Sustentabilidade; a utopia das utopias. Marcílio de Freitas