Capa do livro: Educação Somática - Ecologia do Movimento Humano - Pensamentos e Práticas, Débora Pereira Bolsanello

Educação Somática - Ecologia do Movimento Humano - Pensamentos e Práticas

Débora Pereira Bolsanello

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Débora Pereira Bolsanello

    ISBN: 978853625839-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 305grs.

    Número de páginas: 246

    Publicado em: 31/05/2016

    Área(s): Psicologia - Saúde; Psicologia - Diversos

    Sinopse

    Era uma vez o livro Educação Somática – Ecologia do Movimento Humano – Pensamentos e Práticas. Des­de pequenininho, ele me confessou querer livrar-se de ser livro. Queria apenas lembrar às pessoas aquilo que elas já sabiam, preferindo aninhar-se sob a cabeça do leitor deitado de barriga para cima...

    No capítulo Escravos Tão Livres, um pano de fundo sociocultural ao corpo sobre o qual falamos; Raízes, Tronco, Galhos, Folhas, Flores, Frutos, Sementes, Brotos, capítulo dedicado à árvore genealógica profissional na qual me pendurei para aprender a mover-me; no Ecologia do Gesto Humano, esboço conceitos que venho desenvolvendo a partir de leituras, pesquisas e de minha experiência pessoal como aluna e professora de Educação Somática.

    O capítulo de conclusão tem a forma de um Caderno de Estudos, composto por fotos e descrições de uma parte dos exercícios que ensino. A obra faz uma homenagem à linhagem somática à qual pertenço. E também bota lenha na fogueira dos questionamentos sobre saúde, estética, saber e cultura fomentados pelo campo da Educação Somática nas áreas de Fisioterapia, Artes Cênicas, Educação Física e Psicologia.

    Autor(es)

    DÉBORA PEREIRA BOLSANELLO
    Mestre em Dança e Pós-Graduada em Educação Somáti­ca pela Université du Québec à Montréal, Canadá. Bacharel em Antropologia pela Univer­sité de Montréal, Canadá. Cer­tificada em Autorreeducação Corporal pelo Centre d’Étude et Recherche en Autorééduca­tion Neuromusculaire, Canadá e Formada em Pilates pelo Centro Ann McMillan Pilates, Canadá. Formada em Fisioterapia Bioantropológica. Educadora Somática e Pes­quisadora. Docente na Faculdade de Artes do Paraná e Coordenadora do Projeto de Extensão “Oito de Dentro: Educação Somática e Criação em Dança”. Organizadora do livro Em Pleno Corpo: Edu­cação Somática, Movimento e Saúde, 2ª Edição, Juruá Editora, 2010. Publicou inúmeros artigos sobre Educação Somática em revistas acadêmicas e produziu vários podcasts em vídeo, as Cápsu­las Somáticas.

    Sumário

    Capítulo I - INDIANA JONES E OS CAÇADORES DO CORPO PERDIDO

    1.1 O Livro do Movimento

    1.2 Escravos Tão Livres

    1.3 Educação Somática

    1.4 Arte e Ciência

    1.5 O Chão Movediço do Educador Somático

    Capítulo II - RAÍZES, TRONCO, GALHOS, FOLHAS, FLORES, FRUTOS, SEMENTES, BROTOS

    2.1 A Árvore

    2.2 A Linha Inominada

    Capítulo III - ECOLOGIA DO GESTO HUMANO

    3.1 Autenticidade Somática, Descondicionamento Gestual e Tecnologia Interna

    3.1.1 Autenticidade somática

    3.1.2 Descondicionamento gestual

    3.1.3 Tecnologia interna

    3.2 Sentir, Perceber, Intencionar

    3.3 Ambitato

    3.4 Interpretação do Mapa Gestual

    3.5 Circuito

    3.6 Automicromobilização

    3.7 Liberação da Respiração

    3.8 O diálogo entre Unidades de Coordenação Motora

    3.9 Multidirecionalidade

    Capítulo IV - O CADERNO DE ESTUDOS

    4.1 Raciocínio Somático

    4.2 Doze Pilares para o Ensino dos Exercícios do Caderno de Estudos

    4.3 Guia de Preparação de Aula

    4.3.1 O material utilizado

    4.3.2 A posição do corpo pré-movimento

    4.3.3 A descrição do movimento

    4.3.4 Os períodos de observação

    4.3.5 A voz e a linguagem do professor

    4.3.6 A gestão do tempo

    4.3.7 A gestão de casos particulares em sala de aula

    4.3.8 A síntese dos 12 pilares

    4.4 AULAS

    Aula 1

    Aula 2

    Aula 3

    Aula 4

    Aula 5

    Aula 6

    Aula 7

    Aula 8

    Aula 9

    Aula 10

    Aula 11

    Aula 12

    Aula 13

    Aula 14

    Aula 15

    Aula 16

    Aula 17

    Aula 18

    Aula 19

    Aula 20

    Aula 21

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Ambitato
    • Arte e ciência
    • Árvore
    • Árvore. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos
    • Aula 1
    • Aula 2
    • Aula 3
    • Aula 4
    • Aula 5
    • Aula 6
    • Aula 7
    • Aula 8
    • Aula 9
    • Aula 10
    • Aula 11
    • Aula 12
    • Aula 13
    • Aula 14
    • Aula 15
    • Aula 16
    • Aula 17
    • Aula 18
    • Aula 19
    • Aula 20
    • Aula 21
    • Aula. Guia de preparação de aula
    • Aulas
    • Autenticidade somática
    • Autenticidade somática, descondicionamento gestual e tecnologia interna
    • Automicromobilização

    B

    • Brotos. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos

    C

    • Caderno de estudos
    • Caderno de estudos. Doze pilares para o ensino dos exercícios do caderno de estudos
    • Casos particulares. Gestão de casos particulares em sala de aula
    • Chão movediço do educador somático
    • Ciência. Arte e ciência
    • Circuito
    • Coordenação motora. Diálogo entre unidades de coordenação motora
    • Corpo pré-movimento. Posição do corpo pré-movimento
    • Corpo. Indiana Jones e os caçadores do corpo perdido

    D

    • Descondicionamento gestual
    • Descondicionamento gestual. Autenticidade somática, descondiciona-mento gestual e tecnologia interna
    • Descrição do movimento
    • Diálogo entre unidades de coordenação motora
    • Doze pilares para o ensino dos exercícios do caderno de estudos

    E

    • Ecologia do gesto humano
    • Educação somática
    • Educação somática. Chão movediço do educador somático
    • Ensino. Doze pilares para o ensino dos exercícios do caderno de estudos
    • Ensino. Gestão de casos particulares em sala de aula
    • Escravos tão livres
    • Estudos. Caderno de estudos
    • Exercícios. Doze pilares para o ensino dos exercícios do caderno de estu-dos
    • Exercícios. Linha inominada
    • Exercícios. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos

    F

    • Flores. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos
    • Folhas. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos
    • Frutos. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos

    G

    • Galhos. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos
    • Gestão de casos particulares em sala de aula
    • Gestão do tempo
    • Gesto humano. Ecologia do gesto humano
    • Guia de preparação de aula

    I

    • Indiana Jones e os caçadores do corpo perdido
    • Intencionar. Sentir, perceber, intencionar
    • Interpretação do mapa gestual

    L

    • Liberação da respiração
    • Linguagem. Voz e linguagem do professor
    • Linha inominada
    • Livro do movimento

    M

    • Mapa gestual. Interpretação do mapa gestual
    • Material utilizado
    • Movimento. Descrição do movimento
    • Movimento. Indiana Jones e os caçadores do corpo perdido
    • Movimento. Livro do movimento
    • Multidirecionalidade

    P

    • Perceber. Sentir, perceber, intencionar
    • Períodos de observação
    • Posição do corpo pré-movimento
    • Professor. Voz e linguagem do professor

    R

    • Raciocínio somático
    • Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos
    • Referências
    • Respiração. Liberação da respiração

    S

    • Sala de aula. Gestão de casos particulares em sala de aula
    • Sementes. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos
    • Sentir, perceber, intencionar
    • Síntese dos 12 pilares

    T

    • Tecnologia interna
    • Tecnologia interna. Autenticidade somática, descondicionamento gestual e tecnologia interna
    • Tempoo. Gestão do tempo
    • Tronco. Raízes, tronco, galhos, folhas, flores, frutos, sementes, brotos

    V

    • Voz e linguagem do professor