Capa do livro: Ensino na Saúde no Brasil - Desafios para a Formação Profissional e Qualificação para o Trabalho, Organizadoras: Gardênia da Silva Abbad, Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, Diana Lúcia Moura Pinho e Elizabeth Queiroz

Ensino na Saúde no Brasil - Desafios para a Formação Profissional e Qualificação para o Trabalho

Organizadoras: Gardênia da Silva Abbad, Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, Diana Lúcia Moura Pinho e Elizabeth Queiroz

    Preço

    por R$ 119,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Gardênia da Silva Abbad, Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, Diana Lúcia Moura Pinho e Elizabeth Queiroz

    ISBN v. impressa: 978853626103-4

    ISBN v. digital: 978853626134-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 352grs.

    Número de páginas: 284

    Publicado em: 23/08/2016

    Área(s): Psicologia - Saúde

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O livro Ensino na Saúde no Brasil – Desafios para a Formação Profissional e Qualificação para o Trabalho é uma coletânea de resultados advindos das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto aprovado no Programa Pró-Ensino na Saúde da CAPES.

    O livro foi dividido em duas partes, ambas de igual importância, que abrangem aspectos que vão desde a investigação dos desafios que o tema enfrenta até relato de reflexões com vistas a construir uma agenda positiva para enfrentamento desses desafios.

    Os trabalhos apresentados mostram a preocupação dos autores em demonstrar a necessidade de se investir na qualificação dos profissionais da saúde no que tange a relação profissional de saúde-paciente. Em outro capítulo, podemos observar a preo­cupação com as deficiências encontradas na formação desses profissionais.

    Cabe ressaltar que as lacunas na qualificação dos profissionais da saúde impactam, inclusive, na cura dos pacientes, já que os profis­sionais não têm o conhecimento teórico e prático necessário. Os trabalhos não se limitam a uma exposição pura e simples dos problemas que envolvem o tema, mas examinam questões e vários aspectos a eles relacionados.

    Redigido em linguagem simples e objetiva, preocuparam-se os autores em informar o leitor a respeito dos diversos desafios que o ensino na saúde tem no Brasil bem como as reflexões que a co­munidade científica está fazendo acerca do tema.

    Texto extraído e adaptado do prefácio contido nesta obra, de autoria de Idelazil Cristina do Nascimento Talhavini, Coordenadora Geral de Progra­mas Estratégicos CAPES – 2013-2016.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS  

    GARDÊNIA DA SILVA ABBAD
    Doutora e Mestra em Psico­logia pela Universidade de Brasília. Psicóloga. Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB. Coorde­nadora do Projeto Fortaleci­mento do Ensino na Saúde no Contexto do SUS (Pró-En­sino UnB). Bolsista de Produ­tividade Nível 1C do CNPq. Contato: gardenia.abbad@gmail.com

    CLÉLIA MARIA DE SOUSA FERREIRA PARREIRA
    Doutora em Psicologia e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Pedagoga. Professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília. Membro do Grupo Gestor do Projeto Fortaleci­mento do Ensino na Saúde no Contexto do SUS (Pró-En­sino UnB). Contato: cleliaparreira@unb.br

    DIANA LÚCIA MOURA PINHO
    Doutora em Psicologia e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. En­fermeira. Professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília. Membro do Grupo Gestor do Projeto Fortalecimento do Ensino na Saúde no Contex­to do SUS (Pró-Ensino UnB). Contato: diana@unb.br

    ELIZABETH QUEIROZ
    Doutora e Mestra em Psico­logia pela Universidade de Brasília. Psicóloga. Profes­sora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universi­dade de Brasília. Membro do Grupo Gestor do Projeto Fortalecimento do Ensino na Saúde no Contexto do SUS (Pró-Ensino UnB). Contato: bethqueiroz@unb.br

    COLABORADORES

    Alexandre Alberto Freire Jorge

    Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga

    Andréia Araújo Lima Torres

    Bethânia Ramos Meireles

    Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira

    Denise de Lima Costa Furlanetto

    Diana Lúcia Moura Pinho

    Elizabeth Queiroz

    Emerson Fachin-Martins

    Gardênia da Silva Abbad

    Graciana Sulino Assunção

    Hannya Eliana Herrera Cardona

    Ileno Izídio da Costa

    Larissa Polejack Brambatti

    Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

    Maria de Nazareth Rodrigues M. de O. Silva

    Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva

    Maria Edna Moura Vieira

    Maria Inês Gandolfo Conceição

    Mauricio Robayo Tamayo

    Oviromar Flores

    Patrícia Maria Fonseca Escalda

    Regina Lúcia Sucupira Pedrosa

    Sâmia Kelle de Araújo

    Samira Mendonça de Almeida

    Talita Lemos Andrade

    Vera Regina Fernandes da Silva Marães

    Sumário

    Introdução

    Parte I - Formação e Ensino na Saúde

    Capítulo 1 Formação e Processos Educativos em Saúde, Gardênia da Silva Abbad / Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira / Diana Lúcia Moura Pinho / Elizabeth Queiroz / Andréia Araújo Lima Torres / Denise de Lima Costa Furlanetto / Alexandre Alberto Freire Jorge / Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva

    Capítulo 2 Relação Profissional de Saúde-Paciente: Avaliação de uma Intervenção com Estudantes da Área de Saúde, Graciana Sulino Assunção / Elizabeth Queiroz

    Capítulo 3 Funcionalidade e Saúde nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Terapia Ocupacional, Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga / Vera Regina Fernandes da Silva Marães

    Capítulo 4 Integralidade na Formação do Fisioterapeuta no Distrito Federal: uma Leitura dos Projetos Pedagógicos de Curso, Samira Mendonça de Almeida / Vera Regina Fernandes da Silva Marães / Patrícia Maria Fonseca Escalda

    Parte II - Demandas e Lacunas nos Processos de Qualificação da Ação Profissional em Saúde

    Capítulo 5 Qualificação para o Trabalho e Vivências de Sofrimento no CAPS AD: na Prática, a Teoria é Outra, Bethânia Ramos Meireles / Ileno Izídio da Costa / Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira

    Capítulo 6 A Formação Profissional dos Agentes Indígenas de Saúde - um Olhar a Partir da Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, Sâmia Kelle de Araújo / Mauricio Robayo Tamayo / Oviromar Flores

    Capítulo 7 Gerenciamento de Caso em Usuários de Crack: Contribuições para o Tratamento e Qualificação da Intervenção Profissional de um CAPS-AD do Distrito Federal, Hannya Eliana Herrera Cardona / Maria Inês Gandolfo Conceição

    Capítulo 8 Programa Saúde na Escola: a Intersetorialidade em Movimento, Maria Edna Moura Vieira / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira

    Capítulo 9 Matizes do Trabalho em Saúde e Algumas Possibilidades para os Processos Formativos no Sistema Único de Saúde, Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva / Regina Lúcia Sucupira Pedrosa / Larissa Polejack Brambatti

    Capítulo 10 Desafios da Formação Profissional para Assistência a Pacientes em Internação Domiciliar e seus Cuidadores, Talita Lemos Andrade / Elizabeth Queiroz / Emerson Fachin-Martins

    Posfácio

    Sobre os Autores

    Índice alfabético

    A

    • A formação profissional dos agentes indígenas de saúde. Um olhar a partir da política nacional de atenção à saúde indígena. Sâmia Kelle de Araújo/ Mauricio Robayo Tamayo /Oviromar Flores
    • Alexandre Alberto Freire Jorge. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Tor-res /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga. Funcionalidade e saúde nos proje-tos pedagógicos dos cursos de graduação em terapia ocupacional. Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga /Vera Regina Fernandes da Silva Ma-rães
    • Andréia Araújo Lima Torres. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Autor. Sobre os autores

    B

    • Bethânia Ramos Meireles. Qualificação para o trabalho e vivências de sofrimento no CAPS AD: na prática, a teoria é outra. Bethânia Ramos Meireles /Ileno Izídio da Costa/ Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira

    C

    • Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Par-reira Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira. Programa saúde na escola: a in-tersetorialidade em movimento. Maria Edna Moura Vieira /Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira. Qualificação para o trabalho e vivências de sofrimento no CAPS AD: na prática, a teoria é outra. Bethâ-nia Ramos Meireles /Ileno Izídio da Costa /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Cuidador. Desafios da formação profissional para assistência a pacientes em internação domiciliar e seus cuidadores. Talita Lemos Andrade /Elizabeth Queiroz /Emerson Fachin-Martins

    D

    • Demandas e lacunas nos processos de qualificação da ação profissional em saúde
    • Denise de Lima Costa Furlanetto. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Tor-res Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Dependência química. Gerenciamento de caso em usuários de crack: contribuições para o tratamento e qualificação da intervenção profissio-nal de um CAPS-AD do Distrito Federal. Hannya Eliana Herrera Cardona /Maria Inês Gandolfo Conceição
    • Desafios da formação profissional para assistência a pacientes em inter-nação domiciliar e seus cuidadores. Talita Lemos Andrade /Elizabeth Queiroz /Emerson Fachin-Martins
    • Diana Lúcia Moura Pinho. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira /Diana Lúcia Moura Pinho Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva

    E

    • Educação. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira /Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto/ Alexandre Alberto Freire Jorge/ Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Elizabeth Queiroz. Desafios da formação profissional para assistência a pacientes em internação domiciliar e seus cuidadores. Talita Lemos An-drade /Elizabeth Queiroz /Emerson Fachin-Martins
    • Elizabeth Queiroz. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira /Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Naza-reth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Elizabeth Queiroz. Relação profissional de saúde-paciente: avaliação de uma intervenção com estudantes da área de saúde. Graciana Sulino As-sunção /Elizabeth Queiroz
    • Emerson Fachin-Martins. Desafios da formação profissional para assis-tência a pacientes em internação domiciliar e seus cuidadores. Talita Le-mos Andrade /Elizabeth Queiroz /Emerson Fachin-Martins
    • Ensino na saúde. Formação e ensino na saúde
    • Escola. Programa saúde na escola: a intersetorialidade em movimento. Maria Edna Moura Vieira /Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira

    F

    • Fisioterapeuta. Integralidade na formação do fisioterapeuta no Distrito Federal: uma leitura dos projetos pedagógicos de curso. Samira Mendon-ça de Almeida /Vera Regina Fernandes da Silva Marães /Patrícia Maria Fonseca Escalda
    • Formação e ensino na saúde
    • Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira /Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Formação profissional dos agentes indígenas de saúde. Um olhar a partir da política nacional de atenção à saúde indígena. Sâmia Kelle de Araújo Mauricio Robayo Tamayo /Oviromar Flores
    • Formação profissional. Desafios da formação profissional para assistên-cia a pacientes em internação domiciliar e seus cuidadores. Talita Lemos Andrade /Elizabeth Queiroz /Emerson Fachin-Martins
    • Funcionalidade e saúde nos projetos pedagógicos dos cursos de gradua-ção em terapia ocupacional. Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga /Vera Regina Fernandes da Silva Marães

    G

    • Gardênia da Silva Abbad. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira /Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Gerenciamento de caso em usuários de crack: contribuições para o trata-mento e qualificação da intervenção profissional de um CAPS-AD do Dis-trito Federal. Hannya Eliana Herrera Cardona /Maria Inês Gandolfo Conceição
    • Graciana Sulino Assunção. Relação profissional de saúde-paciente: ava-liação de uma intervenção com estudantes da área de saúde. Graciana Sulino Assunção /Elizabeth Queiroz

    H

    • Hannya Eliana Herrera Cardona. Gerenciamento de caso em usuários de crack: contribuições para o tratamento e qualificação da intervenção pro-fissional de um CAPS-AD do Distrito Federal. Hannya Eliana Herrera Cardona /Maria Inês Gandolfo Conceição

    I

    • Ileno Izídio da Costa. Qualificação para o trabalho e vivências de sofri-mento no CAPS AD: na prática, a teoria é outra. Bethânia Ramos Meire-les /Ileno Izídio da Costa /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Integralidade na formação do fisioterapeuta no Distrito Federal: uma leitura dos projetos pedagógicos de curso. Samira Mendonça de Almeida /Vera Regina Fernandes da Silva Marães /Patrícia Maria Fonseca Escalda
    • Internação domiciliar. Desafios da formação profissional para assistência a pacientes em internação domiciliar e seus cuidadores. Talita Lemos An-drade /Elizabeth Queiroz /Emerson Fachin-Martins
    • Intersetorialidade. Programa saúde na escola: a intersetorialidade em movimento. Maria Edna Moura Vieira /Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Intervenção profissional. Gerenciamento de caso em usuários de crack: contribuições para o tratamento e qualificação da intervenção profissio-nal de um CAPS-AD do Distrito Federal. Hannya Eliana Herrera Cardona /Maria Inês Gandolfo Conceição
    • Introdução

    L

    • Lacuna. Demandas e lacunas nos processos de qualificação da ação profissional em saúde
    • Larissa Polejack Brambatti. Matizes do trabalho em saúde e algumas possibilidades para os processos formativos no sistema único de saúde. Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva /Regina Lúcia Sucupira Pe-drosa /Larissa Polejack Brambatti

    M

    • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. Programa saúde na escola: a intersetorialidade em movimento. Maria Edna Moura Vieira /Maria Cláu-dia Santos Lopes de Oliveira /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva. Formação e pro-cessos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva. Matizes do trabalho em saú-de e algumas possibilidades para os processos formativos no sistema úni-co de saúde. Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva /Regina Lúcia Sucupira Pedrosa /Larissa Polejack Brambatti
    • Maria Edna Moura Vieira. Programa saúde na escola: a intersetorialidade em movimento. Maria Edna Moura Vieira /Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Maria Inês Gandolfo Conceição. Gerenciamento de caso em usuários de crack: contribuições para o tratamento e qualificação da intervenção pro-fissional de um CAPS-AD do Distrito Federal. Hannya Eliana Herrera Cardona /Maria Inês Gandolfo Conceição
    • Matizes do trabalho em saúde e algumas possibilidades para os processos formativos no sistema único de saúde. Maria Delzuita de Sá Leitão Fon-toura Silva /Regina Lúcia Sucupira Pedrosa /Larissa Polejack Brambatti
    • Mauricio Robayo Tamayo. A formação profissional dos agentes indíge-nas de saúde. Um olhar a partir da política nacional de atenção à saúde indígena. Sâmia Kelle de Araújo /Mauricio Robayo Tamayo /Oviromar Flores

    O

    • Oviromar Flores. A formação profissional dos agentes indígenas de saúde. Um olhar a partir da política nacional de atenção à saúde indígena. Sâ-mia Kelle de Araújo /Mauricio Robayo Tamayo /Oviromar Flores

    P

    • Paciente. Relação profissional de saúde-paciente: avaliação de uma in-tervenção com estudantes da área de saúde. Graciana Sulino Assunção /Elizabeth Queiroz
    • Patrícia Maria Fonseca Escalda. Integralidade na formação do fisiotera-peuta no Distrito Federal: uma leitura dos projetos pedagógicos de curso. Samira Mendonça de Almeida /Vera Regina Fernandes da Silva Marães /Patrícia Maria Fonseca Escalda
    • Pedagogia. Funcionalidade e saúde nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em terapia ocupacional. Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga /Vera Regina Fernandes da Silva Marães
    • Posfácio
    • Profissão. A formação profissional dos agentes indígenas de saúde. Um olhar a partir da política nacional de atenção à saúde indígena. Sâmia Kelle de Araújo /Mauricio Robayo Tamayo /Oviromar Flores
    • Profissão. Relação profissional de saúde-paciente: avaliação de uma intervenção com estudantes da área de saúde. Graciana Sulino Assunção Elizabeth Queiroz
    • Programa saúde na escola: a intersetorialidade em movimento. Maria Edna Moura Vieira /Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Projeto pedagógico. Integralidade na formação do fisioterapeuta no Dis-trito Federal: uma leitura dos projetos pedagógicos de curso. Samira Men-donça de Almeida /Vera Regina Fernandes da Silva Marães /Patrícia Ma-ria Fonseca Escalda

    Q

    • Qualificação para o trabalho e vivências de sofrimento no CAPS AD: na prática, a teoria é outra. Bethânia Ramos Meireles /Ileno Izídio da Costa /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Qualificação profissional. Demandas e lacunas nos processos de qualifi-cação da ação profissional em saúde

    R

    • Regina Lúcia Sucupira Pedrosa. Matizes do trabalho em saúde e algumas possibilidades para os processos formativos no sistema único de saúde. Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva /Regina Lúcia Sucupira Pe-drosa /Larissa Polejack Brambatti
    • Relação profissional de saúde-paciente: avaliação de uma intervenção com estudantes da área de saúde. Graciana Sulino Assunção /Elizabeth Queiroz

    S

    • Sâmia Kelle de Araújo. A formação profissional dos agentes indígenas de saúde. Um olhar a partir da política nacional de atenção à saúde indíge-na. Sâmia Kelle de Araújo /Mauricio Robayo Tamayo /Oviromar Flores
    • Samira Mendonça de Almeida. Integralidade na formação do fisiotera-peuta no Distrito Federal: uma leitura dos projetos pedagógicos de curso. Samira Mendonça de Almeida /Vera Regina Fernandes da Silva Marães /Patrícia Maria Fonseca Escalda
    • Saúde indígena. A formação profissional dos agentes indígenas de saúde. Um olhar a partir da política nacional de atenção à saúde indígena. Sâ-mia Kelle de Araújo /Mauricio Robayo Tamayo /Oviromar Flores
    • Saúde. Demandas e lacunas nos processos de qualificação da ação pro-fissional em saúde
    • Saúde. Formação e ensino na saúde
    • Saúde. Formação e processos educativos em saúde. Gardênia da Silva Abbad /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira /Diana Lúcia Moura Pinho /Elizabeth Queiroz /Andréia Araújo Lima Torres /Denise de Lima Costa Furlanetto /Alexandre Alberto Freire Jorge /Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    • Saúde. Funcionalidade e saúde nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em terapia ocupacional. Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga Vera Regina Fernandes da Silva Marães
    • Saúde. Matizes do trabalho em saúde e algumas possibilidades para os processos formativos no sistema único de saúde. Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva /Regina Lúcia Sucupira Pedrosa /Larissa Polejack Brambatti
    • Saúde. Programa saúde na escola: a intersetorialidade em movimento. Maria Edna Moura Vieira /Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Saúde. Relação profissional de saúde-paciente: avaliação de uma inter-venção com estudantes da área de saúde. Graciana Sulino Assunção /Elizabeth Queiroz
    • Sobre os autores
    • Sofrimento. Qualificação para o trabalho e vivências de sofrimento no CAPS AD: na prática, a teoria é outra. Bethânia Ramos Meireles Ileno Izídio da Costa /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • SUS. Matizes do trabalho em saúde e algumas possibilidades para os processos formativos no sistema único de saúde. Maria Delzuita de Sá Leitão Fontoura Silva /Regina Lúcia Sucupira Pedrosa /Larissa Polejack Brambatti

    T

    • Talita Lemos Andrade. Desafios da formação profissional para assistên-cia a pacientes em internação domiciliar e seus cuidadores. Talita Lemos Andrade /Elizabeth Queiroz /Emerson Fachin-Martins
    • Terapia ocupacional. Funcionalidade e saúde nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em terapia ocupacional. Ana Rita Costa de Sou-za Lobo Braga /Vera Regina Fernandes da Silva Marães
    • Trabalho em saúde. Matizes do trabalho em saúde e algumas possibilida-des para os processos formativos no sistema único de saúde. Maria Del-zuita de Sá Leitão Fontoura Silva /Regina Lúcia Sucupira Pedrosa /Larissa Polejack Brambatti
    • Trabalho. Qualificação para o trabalho e vivências de sofrimento no CAPS AD: na prática, a teoria é outra. Bethânia Ramos Meireles /Ileno Izídio da Costa Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira
    • Tratamento. Gerenciamento de caso em usuários de crack: contribuições para o tratamento e qualificação da intervenção profissional de um CAPS-AD do Distrito Federal. Hannya Eliana Herrera Cardona /Maria Inês Gandolfo Conceição

    V

    • Vera Regina Fernandes da Silva Marães. Funcionalidade e saúde nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em terapia ocupacional. Ana Rita Costa de Souza Lobo Braga /Vera Regina Fernandes da Silva Marães
    • Vera Regina Fernandes da Silva Marães. Integralidade na formação do fisioterapeuta no Distrito Federal: uma leitura dos projetos pedagógicos de curso. Samira Mendonça de Almeida /Vera Regina Fernandes da Silva Marães Patrícia Maria Fonseca Escalda
    • Vivência. Qualificação para o trabalho e vivências de sofrimento no CAPS AD: na prática, a teoria é outra. Bethânia Ramos Meireles/ Ileno Izídio da Costa /Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira