Capa do livro: Psicanálise Implicada - Educar e Tratar o Sujeito, Organizadoras: Cynthia Pereira de Medeiros e Sandra Francesca Conte de Almeida

Psicanálise Implicada - Educar e Tratar o Sujeito

Organizadoras: Cynthia Pereira de Medeiros e Sandra Francesca Conte de Almeida

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Cynthia Pereira de Medeiros e Sandra Francesca Conte de Almeida

    ISBN v. impressa: 978853626164-5

    ISBN v. digital: 978853626201-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 241grs.

    Número de páginas: 194

    Publicado em: 09/09/2016

    Área(s): Psicologia - Psicanálise

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Todos os profissionais que trabalham no campo da educação e/ou do tratamento em saúde mental já se encontraram, em algum momento da sua história pessoal ou profissional, com um impossível que faz barreira à sua ação.

    Este livro, fruto de estudos, reflexões e pesquisas do GT “Psicanálise, Infância e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, dedica-se a discutir, sob a ótica da psicanálise, as balizas teóricas e práticas acerca do impossível na educação, no tratamento de crianças e adolescentes e na formação continuada de professores, na perspectiva ética que visa ao sujeito e seu desejo, por meio de dispositivos educacionais e clínicos do campo da linguagem.

    Convidamos o leitor a percorrer os capítulos do livro e a refletir, junto com os autores, sobre as possibilidades e os impasses do educar e do tratar a criança e o adolescente, na contemporaneidade, à luz de uma orientação psicanalítica implicada.

    As Organizadoras.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS

    CYNTHIA PEREIRA DE MEDEIROS
    Psicanalista. Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especialista em Clínica dos Transtornos Graves na Infância pelo Lugar de Vida – USP. Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia e do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Membro do GT “Psicanálise e Educação”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP.

    SANDRA FRANCESCA CONTE DE ALMEIDA
    Psicanalista. Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, França. Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora Aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB. Foi Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Cearáe da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Integra a Cátedra da UNESCO/ UCB “Juventude, Educação e Sociedade”. Na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, foi fundadora e coordenadora do GT “Psicanálise, Infância e Educação”, criado em 2006, atualmente nomeado “Psicanálise e Educação”. Participa, desde 2006, do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – BASis –, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, na condição de Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação. Participa do Conselho Editorial de vários periódicos científicos. Pela Juruá Editora publicou, em 2008, em coautoria com Rosana Márcia Rolando Aguiar, o livro Mal-estar na educação: o sofrimento psíquico de professores.

     

    COLABORADORES

    Adir Ferreira de Lima

    Alain Abelhauser

    Ana Maria Moraes Fontes

    Angela Vorcaro

    Christielle Fagundes

    Cynara Teixeira Ribeiro

    Cynthia Pereira de Medeiros

    Karla Patrícia Holanda Martins

    Leandro de Lajonquière

    Marcelo Ricardo Pereira

    Márcia Regina Costa

    Maria Celina Peixoto Lima

    Maria Cristina Machado Kupfer

    Michele Caldeira

    Nádia Laguárdia de Lima

    Paula Julianna Chaves Pinto

    Rinaldo Voltolini

    Rose Gurski

    Ruth Helena Pinto Cohen

    Sandra Francesca Conte de Almeida

    Suely Alencar Rocha de Holanda

    Sumário

    I - A Psicanálise atravessa a educação: implicação subjetiva e responsabilização

    Capítulo 1 - Conjugar Dois ou Três Impossíveis, Alain Abelhauser

    Capítulo 2 - A Psicanálise Implica a Educação, Rinaldo Voltolini

    Capítulo 3 - Violência: Aproximações entre Freud, Lacan e Arendt, Ana Maria Moraes Fontes

    Capítulo 4 - Dificuldades do Aprender: Inibição, Sintoma e Angústia, Cynthia Pereira de Medeiros / Adir Ferreira de Lima / Cynara Teixeira Ribeiro / Suely Alencar Rocha de Holanda

    Capítulo 5 - Do Corpo ao Sujeito: um Encontro da Psicanálise com a Educação Física, Márcia Regina Costa / Ruth Helena Pinto Cohen

    Capítulo 6 - A Nova Ordem Simbólica e suas Repercussões na Função Docente, no Ensino Superior, Christielle Fagundes / Sandra Francesca Conte de Almeida

    II - Psicanálise, infância e adolescência: enlaces educativos e clínicos

    Capítulo 7 - A Educação Terapêutica e a Inclusão Escolar de Crianças Psicóticas e Autistas, Maria Cristina Machado Kupfer / Leandro de Lajonquière

    Capítulo 8 - O Brincar e o Fazer-se: entre o Dito, o Ato e o Dizer, Michele Caldeira / Angela Vorcaro

    Capítulo 9 - Metapsicologia e Clínica da Inibição na Infância e na Adolescência, Maria Celina Peixoto Lima / Paula Julianna Chaves Pinto / Karla Patrícia Holanda Martins

    Capítulo 10 - A Adolescência Hoje, Marcelo Ricardo Pereira / Rose Gurski

    Capítulo 11 - O Saber e a Sexualidade na Adolescência: o que há de Inédito no Despertar da Primavera, Nádia Laguárdia de Lima

    Sobre os Autores

    Índice alfabético

    A

    • A adolescência hoje. Marcelo Ricardo Pereira/Rose Gurski
    • A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóticas e autis-tas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajonquière
    • A nova ordem simbólica e suas repercussões na função docente, no ensi-no superior. Christielle Fagundes/Sandra Francesca Conte de Almeida
    • A psicanálise atravessa a educação: implicação subjetiva e responsabili-zação
    • A psicanálise implica a educação. Rinaldo Voltolini
    • Adir Ferreira de Lima. Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e an-gústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Teixeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda
    • Adolescência hoje. Marcelo Ricardo Pereira/Rose Gurski
    • Adolescência. Metapsicologia e clínica da inibição na infância e na ado-lescência. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pinto/Karla Patrícia Holanda Martins
    • Adolescência. O saber e a sexualidade na adolescência: o que há de inédi-to no despertar da primavera. Nádia Laguárdia de Lima
    • Adolescência. Psicanálise, infância e adolescência: enlaces educativos e clínicos
    • Alain Abelhauser. Conjugar dois ou três impossíveis
    • Ana Maria Moraes Fontes. Violência: aproximações entre Freud, Lacan e Arendt
    • Angela Vorcaro. O brincar e o fazer-se: entre o dito, o ato e o dizer. Michele Caldeira/Angela Vorcaro
    • Angústia. Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e angústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Teixeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda
    • Aprendizagem. Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e angústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Teixeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda
    • Arendt. Violência: aproximações entre Freud, Lacan e Arendt. Ana Maria Moraes Fontes
    • Autismo. A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóti-cas e autistas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajonquière
    • Autores. Sobre os autores

    B

    • Brincar e o fazer-se: entre o dito, o ato e o dizer. Michele Caldeira/Angela Vorcaro

    C

    • Christielle Fagundes. A nova ordem simbólica e suas repercussões na função docente, no ensino superior. Christielle Fagundes/Sandra Frances-ca Conte de Almeida
    • Clínica da inibição. Metapsicologia e clínica da inibição na infância e na adolescência. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pin-to/Karla Patrícia Holanda Martins
    • Clínica. Psicanálise, infância e adolescência: enlaces educativos e clínicos
    • Conjugar dois ou três impossíveis. Alain Abelhauser
    • Corpo. Do corpo ao sujeito: um encontro da psicanálise com a educação física. Márcia Regina Costa/Ruth Helena Pinto Cohen
    • Cynara Teixeira Ribeiro. Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e angústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Tei-xeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda
    • Cynthia Pereira de Medeiros. Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e angústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Teixeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda

    D

    • Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e angústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Teixeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda
    • Do corpo ao sujeito: um encontro da psicanálise com a educação física. Márcia Regina Costa/Ruth Helena Pinto Cohen
    • Docência. A nova ordem simbólica e suas repercussões na função docen-te, no ensino superior. Christielle Fagundes/Sandra Francesca Conte de Almeida

    E

    • Educação física. Do corpo ao sujeito: um encontro da psicanálise com a educação física. Márcia Regina Costa/Ruth Helena Pinto Cohen
    • Educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóticas e autis-tas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajonquière
    • Educação. A psicanálise atravessa a educação: implicação subjetiva e responsabilização
    • Educação. A psicanálise implica a educação. Rinaldo Voltolini
    • Educação. Psicanálise, infância e adolescência: enlaces educativos e clínicos
    • Ensino. A nova ordem simbólica e suas repercussões na função docente, no ensino superior. Christielle Fagundes/Sandra Francesca Conte de Al-meida

    F

    • Fala. O brincar e o fazer-se: entre o dito, o ato e o dizer. Michele Caldeira/Angela Vorcaro
    • Freud. Violência: aproximações entre Freud, Lacan e Arendt. Ana Maria Moraes Fontes

    I

    • Implicação subjetiva. A psicanálise atravessa a educação: implicação subjetiva e responsabilização
    • Impossível. Conjugar dois ou três impossíveis. Alain Abelhauser
    • Inclusão escolar. A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajon-quière
    • Infância. Metapsicologia e clínica da inibição na infância e na adolescên-cia. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pinto/Karla Patrícia Holanda Martins
    • Infância. Psicanálise, infância e adolescência: enlaces educativos e clíni-cos
    • Inibição. Metapsicologia e clínica da inibição na infância e na adolescên-cia. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pinto/Karla Patrícia Holanda Martins

    K

    • Karla Patrícia Holanda Martins. Metapsicologia e clínica da inibição na infância e na adolescência. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pinto/Karla Patrícia Holanda Martins

    L

    • Lacan. Violência: aproximações entre Freud, Lacan e Arendt. Ana Maria Moraes Fontes
    • Leandro de Lajonquière. A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajonquière

    M

    • Marcelo Ricardo Pereira. A adolescência hoje. Marcelo Ricardo Pereira/Rose Gurski
    • Márcia Regina Costa. Do corpo ao sujeito: um encontro da psicanálise com a educação física. Márcia Regina Costa/Ruth Helena Pinto Cohen
    • Maria Celina Peixoto Lima. Metapsicologia e clínica da inibição na in-fância e na adolescência. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pinto/Karla Patrícia Holanda Martins
    • Maria Cristina Machado Kupfer. A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóticas e autistas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajonquière
    • Metapsicologia e clínica da inibição na infância e na adolescência. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pinto/Karla Patrícia Holanda Martins
    • Michele Caldeira. O brincar e o fazer-se: entre o dito, o ato e o dizer. Michele Caldeira/Angela Vorcaro

    N

    • Nádia Laguárdia de Lima. O saber e a sexualidade na adolescência: o que há de inédito no despertar da primavera
    • Nova ordem simbólica e suas repercussões na função docente, no ensino superior. Christielle Fagundes/Sandra Francesca Conte de Almeida

    O

    • O brincar e o fazer-se: entre o dito, o ato e o dizer. Michele Caldeira/Angela Vorcaro
    • O saber e a sexualidade na adolescência: o que há de inédito no despertar da primavera. Nádia Laguárdia de Lima

    P

    • Paula Julianna Chaves Pinto. Metapsicologia e clínica da inibição na infância e na adolescência. Maria Celina Peixoto Lima/Paula Julianna Chaves Pinto/Karla Patrícia Holanda Martins
    • Psicanálise atravessa a educação: implicação subjetiva e responsabiliza-ção
    • Psicanálise implica a educação. Rinaldo Voltolini
    • Psicanálise, infância e adolescência: enlaces educativos e clínicos
    • Psicanálise. Conjugar dois ou três impossíveis. Alain Abelhauser
    • Psicanálise. Do corpo ao sujeito: um encontro da psicanálise com a edu-cação física. Márcia Regina Costa/Ruth Helena Pinto Cohen
    • Psicose. A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóti-cas e autistas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajonquière

    R

    • Responsabilização. A psicanálise atravessa a educação: implicação sub-jetiva e responsabilização
    • Rinaldo Voltolini. A psicanálise implica a educação
    • Rose Gurski. A adolescência hoje. Marcelo Ricardo Pereira/Rose Gurski
    • Ruth Helena Pinto Cohen. Do corpo ao sujeito: um encontro da psicanáli-se com a educação física. Márcia Regina Costa/Ruth Helena Pinto Cohen

    S

    • Saber e a sexualidade na adolescência: o que há de inédito no despertar da primavera. Nádia Laguárdia de Lima
    • Sandra Francesca Conte de Almeida. A nova ordem simbólica e suas repercussões na função docente, no ensino superior. Christielle Fagundes/Sandra Francesca Conte de Almeida
    • Sexualidade. O saber e a sexualidade na adolescência: o que há de inédito no despertar da primavera. Nádia Laguárdia de Lima
    • Sintoma. Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e angústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Teixeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda
    • Suely Alencar Rocha de Holanda. Dificuldades do aprender: inibição, sintoma e angústia. Cynthia Pereira de Medeiros/Adir Ferreira de Lima/Cynara Teixeira Ribeiro/Suely Alencar Rocha de Holanda
    • Sujeito. Do corpo ao sujeito: um encontro da psicanálise com a educação física. Márcia Regina Costa/Ruth Helena Pinto Cohen

    T

    • Terapia. A educação terapêutica e a inclusão escolar de crianças psicóti-cas e autistas. Maria Cristina Machado Kupfer/Leandro de Lajonquière

    V

    • Violência: aproximações entre Freud, Lacan e Arendt. Ana Maria Moraes Fontes