Capa do livro: Tecnologia e Dignidade Humana - Mecanismos de Proteção das Crianças e Adolescentes na Era Digital, Cineiva Campoli Paulino Tono

Tecnologia e Dignidade Humana - Mecanismos de Proteção das Crianças e Adolescentes na Era Digital

Cineiva Campoli Paulino Tono

    Preço

    por R$ 119,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Cineiva Campoli Paulino Tono

    ISBN v. impressa: 978853626432-5

    ISBN v. digital: 978853626460-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 325grs.

    Número de páginas: 262

    Publicado em: 01/12/2016

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Educação; Literatura e Cultura - Saúde; Psicologia - Diversos; Sociologia

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    O uso da internet e jogos eletrônicos online, em desarmo­nia com as demais atividades humanas, independente­mente do dispositivo tecnológico para acesso, pode se tornar vício e produzir efeitos nocivos em vários aspectos da vida dos usuários, potencializado quando os usuários são crianças e adolescentes, pessoas em fase especial de desenvolvimento biopsicossocial.

    O foco do presente livro é a análise dos riscos e danos do vício em internet, pressupondo a proteção integral das crianças e dos adolescentes nos aspectos de educação, saúde e segurança.

    Esta obra tem como base essencial a teoria crítica da tec­nologia, os artigos científicos no âmbito mundial, os re­sultados das pesquisas de campo com adolescentes e o Programa de Pais de Dependentes de Internet do Ambulatório de Transtorno de Impulso do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Como as crianças e os ado­lescentes são sujeitos de direitos (no sentido subjetivo), com prioridade absoluta de proteção, sentiu-se a necessidade de prospectar e indicar necessárias intervenções so­ciais a estes protagonistas da vida real; e, para tanto, foram propostos conteúdos e metodologias para o planejamen­to de políticas de prevenção a esses riscos e danos, elabo­rados de forma interinstitucional e interdisciplinar.

    Autor(es)

    CINEIVA CAMPOLI PAULINO TONO
    Doutora em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Mestre em Edu­cação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Es­pecialista em Informática na Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR. Especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas e em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Membro da Comis­são da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná, des­de 2010. Membro do Grupo de Monitoramento e Fiscali­zação do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Paraná, desde 2016. Membro-Funda­dora do Instituto Tecnologia & Dignidade Humana.

    Sumário

    LISTA DE ACRÔNIMOS E SIGLAS

    PARTE I - ESSÊNCIA E CONTEXTO DA OBRA

    1 PRIMEIRAS ANÁLISES DOS IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE: JUSTIFICATIVA, OBJETIVOS, DELIMITAÇÃO E MÉTODO

    2 PRINCÍPIOS PARA GOVERNANÇA E USO DA INTERNET NO BRASIL - "COMO FICAM A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES E O PAPEL DA ESCOLA!!??"

    PARTE II - TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

    3 TECNOLOGIA NA SOCIEDADE: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES

    4 ENTENDIMENTOS POLARIZADOS DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE

    5 AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO E NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA

    6 REVISITANDO E DELIMITANDO OS CONTRAPONTOS DO USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    PARTE III - POLÍTICAS PÚBLICAS DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO BRASIL E DO PARANÁ

    7 POLÍTICAS PÚBLICAS À LUZ DO INDETERMINISMO TECNOLÓGICO: APROFUNDANDO A ANÁLISE DO IMPACTO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E DO PARANÁ

    8 BREVÍSSIMO HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E DO PARANÁ

    9 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS POLÍTICAS DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA IMPLEMENTADAS NO BRASIL E NO PARANÁ

    10 PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ REFERENTE AO PERÍODO 2003-2010 (PNUD - SEED/PR)

    PARTE IV - VÁRIAS DIMENSÕES DOS RISCOS E EFEITOS NOCIVOS DO USO DA INTERNET

    11 EFEITOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ESPECIALMENTE DA INTERNET

    11.1 A Internet e os Jogos Eletrônicos no Brasil e a Essência das Síndromes Internet Addiction e Internet Gaming Disorder

    11.2 Concepção, Conceito e Contexto de Internet Addiction e Internet Gaming Disorder

    11.3 Fatores de Risco, Sintomas e Consequências da Internet Addiction e da Internet Gaming Disorder

    11.3.1 Riscos e danos relacionados a aspectos psicológicos e comportamentais

    11.3.2 Riscos e danos aos relacionamentos humanos, à sexualidade e à segurança

    11.3.3 Riscos e danos ao processo cognitivo e educacional

    11.4 Comorbidades da Internet Addiction e Internet Gaming Disorder

    11.5 Correlação da Internet Addiction e Internet Gaming Disorder Entre Adolescentes e Questões Parentais

    11.6 Formas de Prevenção e de Tratamento da Internet Addiction e da Internet Gaming Disorder - Destaque para o HC-FMUSP

    PARTE V - RESULTADOS DA PESQUISA-AÇÃO: AÇÕES DIAGNÓSTICAS, INTERVENTIVAS E DE PRODUÇÃO

    12 RESULTADOS DA PESQUISA-AÇÃO VISANDO A UMA PROPOSTA DE POLÍTICA DE PREVENÇÃO DOS RISCOS E DANOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    13 INTEGRAÇÃO "AÇÕES INTERVENTIVAS E PRODUTO DESENVOLVIDO": CONTEXTO DO EIXO TECNOLOGIA E DIGNIDADE HUMANA NO PEEDH-PR

    14 ÍNTEGRA DO EIXO TECNOLOGIA E DIGNIDADE HUMANA NO I PEEDH-PR

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    ANEXOS

    ANEXO 1 - Internet Addiction Test - Kimberly Young

    ANEXO 2 - Compulsive Internet Use Scale (OIC)

    APÊNDICES

    APÊNDICE I - Quatro Fatores Cognitivos Subjacentes à Internet Gaming Disorder

    APÊNDICE II - Lista dos Artigos com Correlação ao Foco de Estudo Publicados nos GTs do TECSOC - Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade

    APÊNDICE III - Audiências Públicas para Elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná

    ÍNDICE ALFABÉTICO

    LISTA DE QUADROS E FIGURAS

    QUADRO 1 - Cronologia do Diagnostical and Statistical Manual of Disorder (DSM)

    QUADRO 2 - Critérios e Características do Vício na Internet

    QUADRO 3 - Eixos I e II de Transtornos de Personalidade do DSM 5

    QUADRO 4 - Sequência de Passos dos Encontros do PROPADI

    QUADRO 5 - Linhas de Ação do Eixo Tecnologia e Dignidade Humana do PEEDH/PR

    FIGURA - Relações transversais entre controle parental e Uso Compulsivo de Internet (UCI)

    Índice alfabético

    A

    • Ação. Resultados da pesquisa-ação visando a uma proposta de política de prevenção dos riscos e danos do uso das tecnologias de informação e comunicação
    • Acrônimo. Lista de acrônimos e siglas
    • Anexo 1 - Internet Addiction Test - Kimberly Young
    • Anexo 2 - Compulsive Internet Use Scale (OIC)
    • Apêndice I - Quatro Fatores Cognitivos Subjacentes à Internet Gaming Disorder
    • Apêndice II - Lista dos Artigos com Correlação ao Foco de Estudo Publicados nos GTs do TECSOC - Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade
    • Apêndice III - Audiências Públicas para Elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná
    • Audiências Públicas para Elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná. Apêndice III

    B

    • Brevíssimo histórico das políticas públicas de tecnologias de informação e comunicação na educação básica do Brasil e do Paraná

    C

    • Comorbidades da internet addiction e internet gaming disorder
    • Compulsive Internet Use Scale (OIC). Anexo 2
    • Comunicação. Brevíssimo histórico das políticas públicas de tecnologias de informação e comunicação na educação básica do Brasil e do Paraná
    • Comunicação. Revisitando e delimitando os contrapontos do uso da tecnologia de informação e comunicação
    • Comunicação. Tecnologias de informação e comunicação no mundo do trabalho e na escola: uma reflexão crítica
    • Considerações finais

    D

    • Diagnóstico. Ações diagnósticas, interventivas e de produção
    • Dignidade humana. Integração "ações interventivas e produto desenvol-vido": contexto do eixo tecnologia e dignidade humana no PEEDH-PR

    E

    • Educação básica. Processo de avaliação da política pública de tecnologia na educação básica do Paraná referente ao período 2003-2010 (PNUD - SEED/PR)
    • Educação. Qualidade na educação: uma reflexão acerca das políticas de tecnologias na escola implementadas no Brasil e no Paraná
    • Educação. Teoria crítica da tecnologia e as políticas públicas educacio-nais
    • Efeitos do uso das tecnologias de informação e comunicação, especial-mente da internet
    • Escola. Tecnologias de informação e comunicação no mundo do trabalho e na escola: uma reflexão crítica

    G

    • Governança. Princípios para governança e uso da internet no Brasil - "como ficam a proteção das crianças e dos adolescentes e o papel da es-cola!!??"

    I

    • Indeterminismo tecnológico. Políticas públicas à luz do indeterminismo tecnológico: aprofundando a análise do impacto das tecnologias na edu-cação básica do Brasil e do Paraná
    • Informação. Brevíssimo histórico das políticas públicas de tecnologias de informação e comunicação na educação básica do Brasil e do Paraná
    • Informação. Tecnologias de informação e comunicação no mundo do trabalho e na escola: uma reflexão crítica
    • Integração "ações interventivas e produto desenvolvido": contexto do eixo tecnologia e dignidade humana no PEEDH-PR
    • Internet Addiction Test - Kimberly Young. Anexo 1
    • Internet addiction. Comorbidades da internet addiction e internet gam-ing disorder
    • Internet addiction. Concepção, conceito e contexto de internet addiction e internet gaming disorder
    • Internet addiction. Correlação da internet addiction e internet gaming disorder entre adolescentes e questões parentais
    • Internet addiction. Fatores de risco, sintomas e consequências da internet addiction e da internet gaming disorder
    • Internet addiction. Formas de prevenção e de tratamento da internet addiction e da internet gaming disorder - destaque para o HC-FMUSP
    • Internet addiction. Internet e os jogos eletrônicos no Brasil e a essência das síndromes internet addiction e internet gaming disorder
    • Internet e os jogos eletrônicos no brasil e a essência das síndromes inter-net addiction e internet gaming disorder
    • Internet gaming disorder. Comorbidades da internet addiction e internet gaming disorder
    • Internet gaming disorder. Concepção, conceito e contexto de internet addiction e internet gaming disorder
    • Internet gaming disorder. Fatores de risco, sintomas e consequências da internet addiction e da internet gaming disorder
    • Internet gaming disorder. Formas de prevenção e de tratamento da inter-net addiction e da internet gaming disorder - destaque para o HC-FMUSP
    • Internet gaming disorder. Internet e os jogos eletrônicos no Brasil e a essência das síndromes internet addiction e internet gaming disorder
    • Internet gaming disorder.Correlação da internet addiction e internet gaming disorder entre adolescentes e questões parentais
    • Internet. Efeitos do uso das tecnologias de informação e comunicação, especialmente da internet
    • Internet. Princípios para governança e uso da internet no Brasil - "como ficam a proteção das crianças e dos adolescentes e o papel da escola!!??"
    • Internet. Riscos e danos ao processo cognitivo e educacional
    • Internet. Riscos e danos aos relacionamentos humanos, à sexualidade e à segurança
    • Internet. Riscos e danos relacionados a aspectos psicológicos e compor-tamentais
    • Internet. Várias dimensões dos riscos e efeitos nocivos do uso da internet
    • Intervenção. Ações diagnósticas, interventivas e de produção

    J

    • Jogos eletrônicos. Internet e os jogos eletrônicos no Brasil e a essência das síndromes internet addiction e internet gaming disorder

    L

    • Lista de acrônimos e siglas
    • Lista dos Artigos com Correlação ao Foco de Estudo Publicados nos GTs do TECSOC - Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Apêndice II

    O

    • Obra. Essência e contexto da obra

    P

    • Pesquisa. Resultados da pesquisa-ação visando a uma proposta de políti-ca de prevenção dos riscos e danos do uso das tecnologias de informação e comunicação
    • Política pública de tecnologia. Brevíssimo histórico das políticas públicas de tecnologias de informação e comunicação na educação básica do Brasil e do Paraná
    • Política pública educacional. Teoria crítica da tecnologia e as políticas públicas educacionais
    • Política pública. Processo de avaliação da política pública de tecnologia na educação básica do Paraná referente ao período 2003-2010 (PNUD - SEED/PR)
    • Política pública. Qualidade na educação: uma reflexão acerca das políti-cas de tecnologias na escola implementadas no Brasil e no Paraná
    • Políticas públicas à luz do indeterminismo tecnológico: aprofundando a análise do impacto das tecnologias na educação básica do Brasil e do Paraná
    • Políticas públicas de tecnologias na educação do Brasil e do Paraná
    • Prevenção. Resultados da pesquisa-ação visando a uma proposta de política de prevenção dos riscos e danos do uso das tecnologias de infor-mação e comunicação
    • Primeiras análises dos impactos das tecnologias na sociedade: justificati-va, objetivos, delimitação e método
    • Princípios para governança e uso da internet no Brasil - "como ficam a proteção das crianças e dos adolescentes e o papel da escola!!??"
    • Produção. Ações diagnósticas, interventivas e de produção

    Q

    • Qualidade na educação: uma reflexão acerca das políticas de tecnologias na escola implementadas no Brasil e no Paraná
    • Quatro Fatores Cognitivos Subjacentes à Internet Gaming Disorder. Apêndice I

    R

    • Referências
    • Resultados da pesquisa-ação visando a uma proposta de política de pre-venção dos riscos e danos do uso das tecnologias de informação e comu-nicação
    • Revisitando e delimitando os contrapontos do uso da tecnologia de in-formação e comunicação

    S

    • Sigla. Lista de acrônimos e siglas
    • Sociedade. Tecnologia na sociedade: concepções e relações

    T

    • Tecnologia da educação. Políticas públicas à luz do indeterminismo tec-nológico: aprofundando a análise do impacto das tecnologias na educa-ção básica do Brasil e do Paraná
    • Tecnologia da educação. Políticas públicas de tecnologias na educação do Brasil e do Paraná
    • Tecnologia da informação. Revisitando e delimitando os contrapontos do uso da tecnologia de informação e comunicação
    • Tecnologia da sociedade. Primeiras análises dos impactos das tecnologias na sociedade: justificativa, objetivos, delimitação e método
    • Tecnologia e dignidade humana. Íntegra do eixo tecnologia e dignidade humana no I PEEDH-PR
    • Tecnologia na sociedade: concepções e relações
    • Tecnologia. Brevíssimo histórico das políticas públicas de tecnologias de informação e comunicação na educação básica do Brasil e do Paraná
    • Tecnologia. Efeitos do uso das tecnologias de informação e comunicação, especialmente da internet
    • Tecnologia. Entendimentos polarizados da tecnologia na sociedade
    • Tecnologia. Integração "ações interventivas e produto desenvolvido": contexto do eixo tecnologia e dignidade humana no PEEDH-PR
    • Tecnologia. Processo de avaliação da política pública de tecnologia na edu-cação básica do Paraná referente ao período 2003-2010 (PNUD - SEED/PR)
    • Tecnologia. Qualidade na educação: uma reflexão acerca das políticas de tecnologias na escola implementadas no Brasil e no Paraná
    • Tecnologia. Resultados da pesquisa-ação visando a uma proposta de política de prevenção dos riscos e danos do uso das tecnologias de infor-mação e comunicação
    • Tecnologia. Teoria crítica da tecnologia e as políticas públicas educacio-nais
    • Tecnologias de informação e comunicação no mundo do trabalho e na escola: uma reflexão crítica
    • Teoria crítica da tecnologia e as políticas públicas educacionais

    V

    • Várias dimensões dos riscos e efeitos nocivos do uso da internet