Capa do livro: Giordano Bruno & Tommaso Campanella - Por uma Análise da Condenação de Visões-de-Mundo - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Lucas P. Lazzaretti

Giordano Bruno & Tommaso Campanella - Por uma Análise da Condenação de Visões-de-Mundo - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Lucas P. Lazzaretti

    Preço

    por R$ 49,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Lucas P. Lazzaretti

    ISBN v. impressa: 978853626737-1

    ISBN v. digital: 978853626827-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 128grs.

    Número de páginas: 196

    Publicado em: 17/04/2017

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Partindo da análise dos julgamentos de Giordano Bruno & Tommaso Campanella, proeminentes figuras do Renascimento italiano e importantes filósofos, o presente ensaio busca analisar os limites e a essencialidade do Direito em sua relação com o que o extrapola e o transcende, ou seja, a dimensão ontológica que organiza os valores de uma visão-de-mundo de determinados tempos.

    Pela representatividade de seus julgamentos e pela repercussão histórico-filosófica legada, Bruno e Campanella fazem evidenciar a face nua da ordem jurídica, face essa que, em sua tradição ocidental, parece querer reduzir, assenhorar-se e subjugar a diferença e a alteridade sob a força de uma unidade imposta.
     



    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
    As Dimensões Conceituais da Justiça

    A proposta desta coleção é de oferecer ao público leitor uma nova metodologia de apreensão dos conteúdos jurídicos. Trata-se de um projeto transdisciplinar que visa o colaboracionismo metodológico que ordene criticamente o pensamento jurídico. Pensamento que ultrapasse os limites de cada seara do saber isoladamente. Participam desta coleção: juristas, historiadores, filósofos, sociólogos, politólogos, antropólogos, psicólogos, linguistas, dentre outros. Da implicação dialógica de múltiplas disciplinas seus autores procuram obter novos dados que, articulados entre si, permitem o intercâmbio de ideias que viabilize a construção de meta pontos-de-vistas. Para a concretização deste projeto, seus autores resgatam julgamentos e personagens célebres que se convertem em exemplos privilegiados (tipos-ideais) e que permitem, por meio de categorias conceituais, pensar e re-significar as particularidades e generalizações histórico-jurídicas. É um convite à reflexão por intermédio de cânones interpretativos que fogem ao convencional. Ao mesmo tempo científico e didático, cada tomo fornecerá ao leitor um panorama crítico-conceitual que se distancia do lugar comum. Esse é o propósito. Buscar no caleidoscópio dos múltiplos conhecimentos o compartilhamento do saber transformador.  Não é uma coleção somente para juristas. Poderão debruçar-se sobre cada opúsculo todos aqueles que desejam pensar a justiça por suas variáveis dimensões conceituais.

    Coordenadores:
    Luiz Eduardo Gunther
    Marcelo Bueno Mendes

    Autor(es)

    LUCAS P. LAZZARETTI
    Graduado em Direito, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e Doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Tem como foco de sua pesquisa a obra de Søren Kierkegaard e a tradição do idealismo alemão.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 O CONDENADO E O PROCESSADO: A CONDUÇÃO BIOBIBLIOGRAFIA DE BRUNO E CAMPANELLA AO TRIBUNAL INQUISITORIAL

    1.1 Giordano Bruno: sua vida, sua produção

    1.2 Tommaso Campanella: sua produção, sua vida

    2 VISÃO-DE-MUNDO: TRAÇOS CONCEITUAIS E APORTES HISTÓRICOS

    2.1 A arquitetura da cúpula metafísica no período pré-renascentista

    2.2 Imago Mundi, cosmovisão e cosmografia: os antecedentes de Bruno e Campanella

    3 OS PROCESSOS DE BRUNO E CAMPANELLA: ANÁLISE DA CONDENAÇÃO DE VISÕES-DE-MUNDO

    3.1 Os Termos dos Processos

    3.2 O embate entre visões-de-mundo: fulgurações da essência do Direito

    ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES

    REFERÊNCIAS