Capa do livro: Joana d’Arc - Julgamentos e a Relação entre Estado e Igreja na Idade Média Tardia - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Eduardo Seino Wiviurka

Joana d’Arc - Julgamentos e a Relação entre Estado e Igreja na Idade Média Tardia - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Eduardo Seino Wiviurka

    Preço

    por R$ 49,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Eduardo Seino Wiviurka

    ISBN v. impressa: 978853626755-5

    ISBN v. digital: 978853626825-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 133grs.

    Número de páginas: 204

    Publicado em: 17/04/2017

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Os julgamentos de Joana d’Arc podem ser problematizados na relação entre Estado e Igreja na Idade Média Tardia. Tensões políticas nesse período levaram os Pontífices a manterem relações problemáticas com o poder temporal, podendo ter repercutido em alguns dos julgamentos da Donzela. Ela foi condenada e depois absolvida por uma Igreja em crise, recém-saída do Grande Cisma do Ocidente, que dividiu o clero nas décadas finais da Guerra dos 100 anos.

    Nesse cenário surgem discussões filosóficas políticas, protagonizadas por Marsílio de Pádua e Guilherme de Ockham, que são importantes para compreender a tensão entre poder secular e poder espiritual e a forma como política e religião se relacionam hoje.
     



    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
    As Dimensões Conceituais da Justiça

    A proposta desta coleção é de oferecer ao público leitor uma nova metodologia de apreensão dos conteúdos jurídicos. Trata-se de um projeto transdisciplinar que visa o colaboracionismo metodológico que ordene criticamente o pensamento jurídico. Pensamento que ultrapasse os limites de cada seara do saber isoladamente. Participam desta coleção: juristas, historiadores, filósofos, sociólogos, politólogos, antropólogos, psicólogos, linguistas, dentre outros. Da implicação dialógica de múltiplas disciplinas seus autores procuram obter novos dados que, articulados entre si, permitem o intercâmbio de ideias que viabilize a construção de meta pontos-de-vistas. Para a concretização deste projeto, seus autores resgatam julgamentos e personagens célebres que se convertem em exemplos privilegiados (tipos-ideais) e que permitem, por meio de categorias conceituais, pensar e re-significar as particularidades e generalizações histórico-jurídicas. É um convite à reflexão por intermédio de cânones interpretativos que fogem ao convencional. Ao mesmo tempo científico e didático, cada tomo fornecerá ao leitor um panorama crítico-conceitual que se distancia do lugar comum. Esse é o propósito. Buscar no caleidoscópio dos múltiplos conhecimentos o compartilhamento do saber transformador.  Não é uma coleção somente para juristas. Poderão debruçar-se sobre cada opúsculo todos aqueles que desejam pensar a justiça por suas variáveis dimensões conceituais.

    Coordenadores:
    Luiz Eduardo Gunther
    Marcelo Bueno Mendes

    Autor(es)

    EDUARDO SEINO WIVIURKA
    Professor de Filosofia e Direito Constitucional do Centro Universitário Curitiba ─ Unicuritiba. Doutorando em Filosofia Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Formado em Direito pelo Unicuritiba.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 JOANA D’ARC: VIDA E JULGAMENTOS

    1.1 A Guerra dos Cem Anos

    1.2 Antes do Julgamento

    1.2.1 De Domremy até o Delfim

    1.2.2 Julgamento de Poitiers

    1.2.3 Orleans

    1.2.4 A coroação do Delfim em Reims

    1.2.5 Prisão

    1.3 Julgamento de Condenação

    1.3.1 O interrogatório e as ilegalidades

    1.3.2 A Abjuração e a execução

    1.4 O Julgamento de Reabilitação

    2 ESTADO E IGREJA

    2.1 Conflitos Entre Poder Secular Poder Espiritual

    2.2 A Plenitudo Potestis na Idade Média Tardia

    2.1.1 Marsílio de Pádua

    2.1.2 Guilherme de Ockham

    2.3 Secularização e o Estado Laico

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS