Capa do livro: Padre Vieira - A Inquisição Contra a Ciência do Futuro - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Eduardo Teixeira de Carvalho Junior

Padre Vieira - A Inquisição Contra a Ciência do Futuro - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Eduardo Teixeira de Carvalho Junior

    Preço

    por R$ 39,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Eduardo Teixeira de Carvalho Junior

    ISBN v. impressa: 978853626727-2

    ISBN v. digital: 978853626824-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 105grs.

    Número de páginas: 160

    Publicado em: 17/04/2017

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O Padre Vieira foi talvez o maior orador luso-brasileiro de todos os tempos, teve uma trajetória invejável para um homem do século XVII. Nasceu em Lisboa no ano de 1608 e morreu em Salvador no ano de 1697, deixando uma vasta obra intelectual que somente recentemente vem sendo conhecida na sua totalidade.

    Trata-se de um indivíduo complexo, que permite múltiplas interpretações, um homem da corte, um político, um teólogo, um jesuíta, um cristão fiel ao ideário católico, um “herói” que lutou pela restauração do reino português.

    Na colônia, destacou-se como missionário jesuíta no trabalho de expansão do catolicismo. Na corte, foi conselheiro do Rei D. João IV, propôs medidas que, no seu modo de ver, concorreriam para a grandeza do reino de Portugal. Vieira defendeu uma maior “tolerância” em relação aos judeus por entender que estes iriam incrementar o tesouro real, ideia que se chocava com a forte identidade católica dos portugueses.

    Como teólogo e profeta, defendeu a ideia do Quinto Império (que seria liderado pelos portugueses) e seus estudos teológicos sobre as profecias o levariam a defender uma “ciência do futuro”, que por meio de procedimentos e métodos adequados seria capaz de fazer previsões com a mesma exatidão das ciências naturais.

    Por defender ideias polêmicas, Vieira acabou sendo condenado e encarcerado pela Inquisição portuguesa, assunto que será analisado neste livro.
     



    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
    As Dimensões Conceituais da Justiça

    A proposta desta coleção é de oferecer ao público leitor uma nova metodologia de apreensão dos conteúdos jurídicos. Trata-se de um projeto transdisciplinar que visa o colaboracionismo metodológico que ordene criticamente o pensamento jurídico. Pensamento que ultrapasse os limites de cada seara do saber isoladamente. Participam desta coleção: juristas, historiadores, filósofos, sociólogos, politólogos, antropólogos, psicólogos, linguistas, dentre outros. Da implicação dialógica de múltiplas disciplinas seus autores procuram obter novos dados que, articulados entre si, permitem o intercâmbio de ideias que viabilize a construção de meta pontos-de-vistas. Para a concretização deste projeto, seus autores resgatam julgamentos e personagens célebres que se convertem em exemplos privilegiados (tipos-ideais) e que permitem, por meio de categorias conceituais, pensar e re-significar as particularidades e generalizações histórico-jurídicas. É um convite à reflexão por intermédio de cânones interpretativos que fogem ao convencional. Ao mesmo tempo científico e didático, cada tomo fornecerá ao leitor um panorama crítico-conceitual que se distancia do lugar comum. Esse é o propósito. Buscar no caleidoscópio dos múltiplos conhecimentos o compartilhamento do saber transformador.  Não é uma coleção somente para juristas. Poderão debruçar-se sobre cada opúsculo todos aqueles que desejam pensar a justiça por suas variáveis dimensões conceituais.

    Coordenadores:
    Luiz Eduardo Gunther
    Marcelo Bueno Mendes

    Autor(es)

    EDUARDO TEIXEIRA DE CARVALHO JUNIOR
    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2015). É professor de História e Antropologia nos cursos de Direito e Relações Internacionais da Unicuritiba. Sua principal área de pesquisa é História Moderna e Contemporânea, em especial o tema do Iluminismo em Portugal. É membro do grupo de pesquisa Cultura e Educação na América Portuguesa (GCEAP).

    Sumário

    1 A FORMAÇÃO INICIAL NO BRASIL E O IDEÁRIO CONTRARREFORMISTA

    2 A UNIÃO IBÉRICA E O PROCESSO DE RESTAURAÇÃO

    3 VIEIRA: UM HOMEM DA CORTE

    4 VIEIRA: UM JESUÍTA A SERVIÇO DO REI

    5 OS JESUÍTAS E A RAZÃO DE ESTADO

    6 VIEIRA E A RAZÃO DE ESTADO CATÓLICA

    7 UM TEÓLOGO ENTRE A CULTURA ERUDITA E A CULTURA POPULAR

    8 VIEIRA DIANTE DO TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO

    9 A DEFESA DE VIEIRA E OS FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA DO FUTURO

    10 A CIÊNCIA DO FUTURO: DECIFRANDO PROFECIAS

    11 VIEIRA E O ILUMINISMO PORTUGUÊS: UM HOMEM À FRENTE DE SEU TEMPO?

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    ANEXO