Capa do livro: Thomas More - Resistência ao Juramento e Novos Paradigmas Utópicos - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Roberto José Covaia Kosop e Marcelo Bueno Mendes

Thomas More - Resistência ao Juramento e Novos Paradigmas Utópicos - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Roberto José Covaia Kosop e Marcelo Bueno Mendes

    Preço

    por R$ 39,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Roberto José Covaia Kosop e Marcelo Bueno Mendes

    ISBN v. impressa: 978853626728-9

    ISBN v. digital: 978853626823-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 115grs.

    Número de páginas: 176

    Publicado em: 17/04/2017

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A presente obra se dignou a analisar as con­tribuições jusfilosóficas de Thomas More, por intermédio de suas obras, em especial A Utopia, e de suas ações contrárias ao ordenamento ju­rídico e político autoritário.

    A partir de uma abordagem histórica e interdis­ciplinar, entendeu-se que More foi uma figura ímpar para redefinir os atos de resistência não violentos, como entendidos contemporanea­mente, trazendo na literatura um viés paradig­mático a tanto contrariar os atos e juramentos de soberania proferidos pelo Rei Henrique VIII quanto influenciar novas gerações de pensa­dores ocidentais.

    Conclui-se que o desencanto é momento pas­sageiro para uma eminente revolução episte­mológica e o termo “utopia” não pode ser tido como um mero afã, mas como força motriz de mudanças e esperança.
     



    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
    As Dimensões Conceituais da Justiça

    A proposta desta coleção é de oferecer ao público leitor uma nova metodologia de apreensão dos conteúdos jurídicos. Trata-se de um projeto transdisciplinar que visa o colaboracionismo metodológico que ordene criticamente o pensamento jurídico. Pensamento que ultrapasse os limites de cada seara do saber isoladamente. Participam desta coleção: juristas, historiadores, filósofos, sociólogos, politólogos, antropólogos, psicólogos, linguistas, dentre outros. Da implicação dialógica de múltiplas disciplinas seus autores procuram obter novos dados que, articulados entre si, permitem o intercâmbio de ideias que viabilize a construção de meta pontos-de-vistas. Para a concretização deste projeto, seus autores resgatam julgamentos e personagens célebres que se convertem em exemplos privilegiados (tipos-ideais) e que permitem, por meio de categorias conceituais, pensar e re-significar as particularidades e generalizações histórico-jurídicas. É um convite à reflexão por intermédio de cânones interpretativos que fogem ao convencional. Ao mesmo tempo científico e didático, cada tomo fornecerá ao leitor um panorama crítico-conceitual que se distancia do lugar comum. Esse é o propósito. Buscar no caleidoscópio dos múltiplos conhecimentos o compartilhamento do saber transformador.  Não é uma coleção somente para juristas. Poderão debruçar-se sobre cada opúsculo todos aqueles que desejam pensar a justiça por suas variáveis dimensões conceituais.

    Coordenadores:
    Luiz Eduardo Gunther
    Marcelo Bueno Mendes

    Autor(es)

    ROBERTO JOSÉ COVAIA KOSOP
    Mestrando em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba (Bolsista CAPES); Pós-Graduando em Direito Contratual da Empresa pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba e em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS; Graduado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba - Unicuritiba; Membro do grupo de pesquisa em Epistemologia e Direito (CNPq/Unicuritiba) liderado pelo Professor Doutor José Edmilson de Souza-Lima (Unicuritiba), que dialoga com o grupo de pesquisa liderado pelo Professor Dimas Floriani (UFPR) e Membro do grupo de pesquisa Direito e Literatura vinculado ao Centro Universitário Curitiba, sob a supervisão do Prof. Marcelo Bueno Mendes (Unicuritiba). Advogado.

    MARCELO BUENO MENDES
    Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Unicuritiba das disciplinas: História do Direito, Direito & Literatura e, Direito & Cinema. Coordena o grupo de pesquisa: Direito & Literatura. Nesta Coleção é autor da obra: 1) “Antônio Carlos – A formação do pensamento político-constitucional brasileiro” e coautor em: 2) “Sócrates – A coragem da verdade”.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 TRAJETÓRIA POLÍTICA

    2 A UTOPIA E SEUS DESMEMBRAMENTOS

    3 AS VONTADES DE HENRIQUE VIII

    4 A MANIFESTAÇÃO SOBERANA: ATO DE JURAMENTO

    5 DILEMA E RESISTÊNCIA

    6 NOVOS PARADIGMAS

    REFERÊNCIAS