Capa do livro: Aprendizagem Escolar na Contemporaneidade, Organizadoras: Selma de Cássia Martinelli e Débora Cecilio Fernandes

Aprendizagem Escolar na Contemporaneidade

Organizadoras: Selma de Cássia Martinelli e Débora Cecilio Fernandes

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Selma de Cássia Martinelli e Débora Cecilio Fernandes

    ISBN v. impressa: 978853626966-5

    ISBN v. digital: 978853627026-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 203grs.

    Número de páginas: 164

    Publicado em: 20/06/2017

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Esta obra reúne amplo conteúdo sobre diferentes aspectos da aprendizagem escolar e que foram selecionados para que o leitor adquira uma visão geral e contemporânea sobre o assunto, a partir de perspectivas e pesquisas mais recentes.

    Sua leitura é relevante para estudantes e profissionais interessados em atualizar seus conhecimentos, pois sua leitura complementa o estudo de autores clássicos da área. Dessa forma, este livro pode ser incorporado a disciplinas de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu em cursos de Educação, Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Neuropsicologia, licenciaturas, entre outros.

    Além disso pretende oferecer subsídios e contribuir com o debate de questões que permitam uma aproximação com o tema central da obra e a formação inicial e continuada de profissionais que atuam nessas diferentes áreas do conhecimento.

    Considerando tal perspectiva, são abordados na primeira parte do livro temas mais gerais sobre a aprendizagem, dentre eles uma análise sobre os sistemas de avaliação em larga escala, relações entre desenvolvimento e aprendizagem, estilos cognitivos e as relações entre aspectos do contexto familiar e o desempenho escolar de alunos. A segunda parte do livro é destinada a discutir sobre aspectos relativos à aprendizagem da leitura, escrita e matemática, a fim de fundamentar e subsidiar o trabalho dos profissionais e estudantes envolvidos com estas temáticas.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS

    SELMA DE CÁSSIA MARTINELLI
    Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Livre-Docente no Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. Coordenadora e Líder no CNPq do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia da UNICAMP (GEPESP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

    DÉBORA CECILIO FERNANDES
    Doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidad de Salamanca, Espanha, com equivalência na área de Neurologia, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Colaboradora na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, no Departamento de Pedagogia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia da UNICAMP (GEPESP).

    COLABORADORES

    Acácia Aparecida Angeli dos Santos

    Aline Gasparini Zacharias

    Andréia Osti

    Angélica Polvani Trassi

    Débora Cecilio Fernandes

    Fermino Fernandes Sisto

    Florencia Stelzer

    Katya Luciane de Oliveira

    María Laura Andrés

    Mercedes Isabel Rueda

    Renata Mantovani de Faria

    Sebastián Urquijo

    Selma de Cássia Martinelli

    Susana Gakyia Caliatto

    Sumário

    Capítulo 1 A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL, Fermino Fernandes Sisto, Renata Mantovani de Faria

    Capítulo 2 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: NOVAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO, Débora Cecilio Fernandes, Sebastián Urquijo

    Capítulo 3 A FAMÍLIA E A CRIANÇA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AFETIVIDADE, AS RELAÇÕES SOCIAIS E A ESCOLARIZAÇÃO, Selma de Cássia Martinelli, Susana Gakyia Caliatto

    Capítulo 4 ESTILOS INTELECTUAIS: REVISITANDO E ATUALIZANDO CONCEITOS, Katya Luciane de Oliveira, Angélica Polvani Trassi, Acácia Aparecida Angeli dos Santos

    Capítulo 5 EL APRENDIZAJE DE LA LECTURA Y SUS DIFICULTADES, Mercedes Isabel Rueda

    Capítulo 6 A ESCRITA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Andréia Osti, Aline Gasparini Zacharias

    Capítulo 7 EL ROL DE LOS PROCESOS COGNITIVOS EN EL APRENDIZAJE DE LA MATEMÁTICA, Florencia Stelzer, María Laura Andrés

    Índice alfabético

    A

    • A avaliação em larga escala e a educação no Brasil. Fermino Fernandes Sisto / Renata Mantovani de Faria
    • A escrita de um grupo de estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Andréia Osti / Aline Gasparini Zacharias
    • A família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações soci-ais e a escolarização. Selma de Cássia Martinelli / Susana Gakyia Caliatto
    • Acácia Aparecida Angeli dos Santos. Estilos intelectuais: revisitando e atualizando conceitos. Katya Luciane de Oliveira / Angélica Polvani Trassi / Acácia Aparecida Angeli dos Santos
    • Afetividade. A família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações sociais e a escolarização. Selma de Cássia Martinelli / Susana Gakyia Caliatto
    • Aline Gasparini Zacharias. A escrita de um grupo de estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Andréia Osti / Aline Gasparini Zacharias
    • Andréia Osti. A escrita de um grupo de estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Andréia Osti / Aline Gasparini Zacharias
    • Angélica Polvani Trassi. Estilos intelectuais: revisitando e atualizando conceitos. Katya Luciane de Oliveira / Angélica Polvani Trassi / Acácia Aparecida Angeli dos Santos
    • Aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem: novas perspectivas teóricas e implicações para a educação. Débora Cecilio Fernandes / Sebas-tián Urquijo
    • Aprendizaje de la matemática. El rol de los procesos cognitivos en el aprendizaje de la matemática. Florencia Stelzer / María Laura Andrés
    • Aprendizaje. El aprendizaje de la lectura y sus dificultades. Mercedes Isabel Rueda
    • Avaliação em larga escala e a educação no Brasil. Fermino Fernandes Sisto / Renata Mantovani de Faria

    C

    • Conceito. Estilos intelectuais: revisitando e atualizando conceitos. Katya Luciane de Oliveira / Angélica Polvani Trassi / Acácia Aparecida Angeli dos Santos
    • Criança. A família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações sociais e a escolarização. Selma de Cássia Martinelli / Susana Gakyia Caliatto

    D

    • Débora Cecilio Fernandes. Desenvolvimento e aprendizagem: novas pers-pectivas teóricas e implicações para a educação. Débora Cecilio Fernan-des / Sebastián Urquijo
    • Desenvolvimento e aprendizagem: novas perspectivas teóricas e implica-ções para a educação. Débora Cecilio Fernandes / Sebastián Urquijo

    E

    • Educação. A avaliação em larga escala e a educação no Brasil. Fermino Fernandes Sisto / Renata Mantovani de Faria
    • Educação. Desenvolvimento e aprendizagem: novas perspectivas teóricas e implicações para a educação. Débora Cecilio Fernandes / Sebastián Ur-quijo
    • El aprendizaje de la lectura y sus dificultades. Mercedes Isabel Rueda
    • El rol de los procesos cognitivos en el aprendizaje de la matemática. Flo-rencia Stelzer / María Laura Andrés
    • Ensino fundamental. A escrita de um grupo de estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Andréia Osti / Aline Gasparini Zacharias
    • Escolarização. A família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações sociais e a escolarização. Selma de Cássia Martinelli / Susana Gakyia Caliatto
    • Escrita de um grupo de estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Andréia Osti / Aline Gasparini Zacharias
    • Estilos intelectuais: revisitando e atualizando conceitos. Katya Luciane de Oliveira / Angélica Polvani Trassi / Acácia Aparecida Angeli dos Santos

    F

    • Família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações sociais e a escolarização. Selma de Cássia Martinelli / Susana Gakyia Caliatto
    • Fermino Fernandes Sisto. A avaliação em larga escala e a educação no Brasil. Fermino Fernandes Sisto / Renata Mantovani de Faria
    • Florencia Stelzer. El rol de los procesos cognitivos en el aprendizaje de la matemática. Florencia Stelzer / María Laura Andrés

    I

    • Intelectualidade. Estilos intelectuais: revisitando e atualizando conceitos. Katya Luciane de Oliveira / Angélica Polvani Trassi / Acácia Aparecida Angeli dos Santos

    K

    • Katya Luciane de Oliveira. Estilos intelectuais: revisitando e atualizando conceitos. Katya Luciane de Oliveira / Angélica Polvani Trassi / Acácia Aparecida Angeli dos Santos

    M

    • María Laura Andrés. El rol de los procesos cognitivos en el aprendizaje de la matemática. Florencia Stelzer / María Laura Andrés
    • Mercedes Isabel Rueda. El aprendizaje de la lectura y sus dificultades

    P

    • Proceso cognitivo. El rol de los procesos cognitivos en el aprendizaje de la matemática. Florencia Stelzer / María Laura Andrés

    R

    • Relação social. A família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações sociais e a escolarização. Selma de Cássia Martinelli / Susana Gakyia Caliatto
    • Renata Mantovani de Faria. A avaliação em larga escala e a educação no Brasil. Fermino Fernandes Sisto / Renata Mantovani de Faria

    S

    • Sebastián Urquijo. Desenvolvimento e aprendizagem: novas perspectivas teóricas e implicações para a educação. Débora Cecilio Fernandes / Se-bastián Urquijo
    • Selma de Cássia Martinelli. A família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações sociais e a escolarização. Selma de Cássia Martinelli / Susana Gakyia Caliatto
    • Susana Gakyia Caliatto. A família e a criança: considerações sobre a afetividade, as relações sociais e a escolarização. Selma de Cássia Marti-nelli / Susana Gakyia Caliatto