Capa do livro: Precocidade e Superdotação Musical - Avaliação Comparativa em Educação e Música entre Crianças Precoces com Comportamento de Superdotação e Crianças com Desenvolvimento Típico, Fabiana Oliveira Koga

Precocidade e Superdotação Musical - Avaliação Comparativa em Educação e Música entre Crianças Precoces com Comportamento de Superdotação e Crianças com Desenvolvimento Típico

Fabiana Oliveira Koga

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Fabiana Oliveira Koga

    ISBN v. impressa: 978853627158-3

    ISBN v. digital: 978853627198-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 233grs.

    Número de páginas: 188

    Publicado em: 17/08/2017

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A presente obra vem discutir a Precocidade e a Superdotação na área da música. Estes dois fenômenos ocorrem em determinadas pessoas em diferentes contextos. Devido às especificidades e necessidades educacionais especiais, os sujeitos precoces e superdotados são considerados público alvo da Educação Especial, conforme está previsto na Legislação Brasileira.

    O ensino de música também está previsto na Legislação, portanto, diante disso, a necessidade de discutir junto aos educadores a importância de conhecer melhor os fenômenos da Precocidade e Superdotação, na mesma proporção que pensar uma Educação Musical para todas as crianças e jovens, bem como atender aqueles que desejam se aprofundar nesse tipo de conhecimento, além de suplementar aquelas crianças e jovens precoces e superdotados para música.

    Uma das maiores preocupações desse estudo é dividir com a sociedade a preocupação com as crianças e jovens de classes sociais desprovidas financeiramente e de acesso. Isso, em virtude da música, ainda, ser um campo ao alcance de poucos. Assim, a presente obra se propõe à análise sem pré-conceitos, com o escopo de haurir a melhor compreensão acerca das sentenças aditivas.

    Autor(es)

    FABIANA OLIVEIRA KOGA
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Mestre em Educação na linha de Educação Especial com foco na Precocidade e Talento pela UNESP. Especialista em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Paulista. Graduada em Instrumento Piano (Bacharelado) e possui Licenciatura em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração.

    Sumário

    LISTA DE QUADROS / TABELAS / GRÁFICOS

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 O QUE OS AUTORES PESQUISADOS FALAM SOBRE AQUELES QUE SE DESTACAM MUSICALMENTE DE SEUS PARES?

    1.1 IDENTIFICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NA ÁREA DA MÚSICA: QUEM SÃO ELES?

    1.2 COMPORTAMENTOS DE SUPERDOTAÇÃO MUSICAL: IDENTIFICAR PARA ENRIQUECER SOB PERSPECTIVA DA TEORIA DE JOSEPH S. RENZULLI

    1.2.1 Superdotação Acadêmica e Produtivo-criativa

    1.2.2 Concepções da Teoria dos Três Anéis

    1.2.3 Modelo de Enriquecimento de Joseph S. Renzulli

    1.2.3.1 Modelo triádico de enriquecimento

    1.3 ENRIQUECIMENTO: UMA POSSIBILIDADE DE REPENSAR, RECONCEITUAR E RECONSTRUIR A EDUCAÇÃO

    Capítulo 2 A MÚSICA PRESENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: MANIFESTAÇÃO DA PRECOCIDADE E DOS COMPORTAMENTOS DE SUPERDOTAÇÃO MUSICAL

    2.1 A CRIANÇA APRESENTADA À MÚSICA

    2.2 A EDUCAÇÃO MUSICAL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS NACIONAL E INTERNACIONAL

    2.2.1 A Educação Musical no Cenário Brasileiro

    2.2.2 A Influência do Cenário Internacional para a Educação Musical Brasileira

    Capítulo 3 OBJETIVO GERAL

    3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Capítulo 4 MÉTODO

    4.1 PARTICIPANTES

    4.2 INSTRUMENTOS

    4.2.1 PMMA

    4.2.2 IMMA

    4.2.3 FOOCM

    4.3 PROCEDIMENTOS

    4.4 COLETA DE DADOS

    4.4.1 Instrumentos I: PMMA e IMMA

    4.4.2 Instrumento II: FOOCM

    4.5 ANÁLISE DOS DADOS

    4.5.1 Instrumentos I: PMMA e IMMA

    4.5.2 Instrumento II: FOOCM

    Capítulo 5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

    5.1 INSTRUMENTOS I: PMMA E IMMA

    5.2 INSTRUMENTO II: FOOCM

    5.2.1 Estudo de Caso

    5.2.1.1 Estudante F7 de G1

    5.2.1.2 Estudante F5 de G3

    5.2.1.3 Estudante F14 de G2

    Capítulo 6 PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO MUSICAL

    Capítulo 7 CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS

    7.1 TESTES PMMA E IMMA

    7.2 TESTE FOOCM

    Capítulo 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Análise de dados. Instrumento II: FOOCM
    • Análise de dados. Instrumentos I: PMMA e IMMA
    • Análise dos dados

    C

    • Coleta de dados
    • Coleta de dados. Instrumento II: FOOCM
    • Coleta de dados. Instrumentos I: PMMA e IMMA
    • Comportamentos de superdotação musical: identificar para enriquecer sob perspectiva da teoria de Joseph S. Renzulli
    • Concepções da Teoria dos Três Anéis
    • Considerações finais
    • Criança apresentada à música
    • Criatividade. Superdotação acadêmica e produtivo-criativa

    D

    • Desenvolvimento humano. Música presente no processo de desenvol-vimento humano: manifestação da precocidade e dos comportamentos de superdotação musical

    E

    • Educação musical brasileira. Influência do cenário internacional para a educação musical brasileira
    • Educação musical no cenário brasileiro
    • Educação musical: histórico e perspectivas nacional e internacional
    • Educação. Enriquecimento: uma possibilidade de repensar, reconceitu-ar e reconstruir a educação
    • Enriquecimento musical. Proposta de enriquecimento musical
    • Enriquecimento. Modelo de enriquecimento de Joseph S. Renzulli
    • Enriquecimento. Modelo triádico de enriquecimento
    • Enriquecimento: uma possibilidade de repensar, reconceituar e recons-truir a educação
    • Estudo de caso
    • Estudo de caso. Estudante F14 de G2
    • Estudo de caso. Estudante F5 de G3
    • Estudo de caso. Estudante F7 de G1

    F

    • FOOCM

    G

    • Gráfico. Lista de quadros / tabelas / gráficos

    I

    • Identificação dos indivíduos na área da música: quem são eles?
    • IMMA
    • Influência do cenário internacional para a educação musical brasileira
    • Introdução

    J

    • Joseph S. Renzulli. Comportamentos de superdotação musical: identi-ficar para enriquecer sob perspectiva da teoria de Joseph S. Renzulli
    • Joseph S. Renzulli. Modelo de enriquecimento de Joseph S. Renzulli

    L

    • Lista de quadros / tabelas / gráficos

    M

    • Metodologia. Considerações metodológicas
    • Metodologia. Considerações metodológicas. Teste FOOCM
    • Metodologia. Considerações metodológicas. Testes PMMA E IMMA
    • Modelo de enriquecimento de Joseph S. Renzulli
    • Modelo triádico de enriquecimento
    • Música presente no processo de desenvolvimento humano: manifesta-ção da precocidade e dos comportamentos de superdotação musical
    • Música. Criança apresentada à música
    • Música. Identificação dos indivíduos na área da música: quem são eles?

    P

    • Pesquisa. O que os autores pesquisados falam sobre aqueles que se destacam musicalmente de seus pares?
    • PMMA
    • Precocidade e educação musical. Instrumentos
    • Precocidade e educação musical. Método
    • Precocidade e educação musical. Objetivo geral
    • Precocidade e educação musical. Objetivos específicos
    • Precocidade e educação musical. Participantes
    • Precocidade. Música presente no processo de desenvolvimento huma-no: manifestação da precocidade e dos comportamentos de superdota-ção musical
    • Procedimentos
    • Produção. Superdotação acadêmica e produtivo-criativa
    • Proposta de enriquecimento musical

    Q

    • Quadro. Lista de quadros / tabelas / gráficos

    R

    • Reconceituar. Enriquecimento: uma possibilidade de repensar, recon-ceituar e reconstruir a educação
    • Referências
    • Repensar. Enriquecimento: uma possibilidade de repensar, reconceituar e reconstruir a educação
    • Resultados e discussão
    • Resultados e discussão. Instrumento II: FOOCM
    • Resultados e discussão. Instrumentos I: PMMA E IMMA

    S

    • Superdotação acadêmica e produtivo-criativa
    • Superdotação musical. Comportamentos de superdotação musical: identificar para enriquecer sob perspectiva da teoria de Joseph S. Renzulli
    • Superdotação musical. Música presente no processo de desenvolvimen-to humano: manifestação da precocidade e dos comportamentos de su-perdotação musical

    T

    • Tabela. Lista de quadros / tabelas / gráficos
    • Teoria dos Três Anéis. Concepções da Teoria dos Três Anéis