Capa do livro: Psicopedagogia - Prática, Vivências e Experiências no Espaço Escola e Clínica, Clinaura Maria de Lima

Psicopedagogia - Prática, Vivências e Experiências no Espaço Escola e Clínica

Clinaura Maria de Lima

    Preço

    por R$ 74,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Clinaura Maria de Lima

    ISBN v. impressa: 978853627367-9

    ISBN v. digital: 978853627399-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 196grs.

    Número de páginas: 158

    Publicado em: 20/10/2017

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Esta obra aborda o setting terapêutico vivenciado por crianças e adolescentes durante o diagnóstico e atendimento psicopedagógico no espaço clínico e escolar, com relatos de vivências e narrações de experiências, ricamente trabalhadas, por meio de recursos inovadores que fomentam novas possibilidades de superação para as dificuldades escolares.

    A presente obra deseja compartilhar com professores, estudantes, acadêmicos, pesquisadores, escola e outros profissionais de áreas afins os saberes e novos paradigmas, propostas estas que, neste processo de construção, desconstrução, renovação ou reconstrução serão indispensáveis, as mudanças necessárias à realidade que circunda a sociedade atual, em seu contexto histórico, cultural e social, que não se esgota nesta obra, mas que precisa buscar o incentivo de novos pesquisadores para preencher as lacunas existentes nas práticas psicopedagógicas, em especial no processo de intervenção.

    Outra dimensão abordada na obra é o processo de intervenção, o diagnóstico em processo, os aspectos das dificuldades pedagógicas e de aprendizagem, o cuidado na elaboração do plano de intervenção, a significação destes processos como algo muito precioso, que precisa ser norteado para provocar a superação, o sucesso, tanto pessoal do educando quanto da escolarização, reconhecimento e valorização das aprendizagens. As crianças e adolescentes, enquanto inseridos na imersão da relação ensino-aprendizagem, necessitam ser significados em suas subjetividades, denunciar seus sofrimentos e dar voz as suas experiências.

    Autor(es)

    CLINAURA MARIA DE LIMA
    Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília – UNB. Especialista em Psicopedagogia e Pós-Graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Psicóloga e Pedagoga formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Possui formação em Psicoterapia Dinâmica Breve com Criança e Adolescente. Professora universitária no Instituto de Ensino Superior e Pesquisa – UNICESP, atuante nos cursos de graduação em Direito, Pedagogia e Psicologia. Realiza atividades de pesquisa e extensão, orientação de TCC e avaliação de bancas examinadoras. Possui experiência na área clínica com crianças, adolescentes e adultos em situações de risco, abuso sexual, traumas, laudos periciais na área forense e conflitos familiares.

    Sumário

    Introdução

    Metodologia

    Parte I - ´O Caso é o Seguinte.´

    Grupo ´A´

    Grupo ´B´

    Grupo ´C´

    Análise e Discussão

    Reflexões Finais

    Parte II - ´Falando de.´

    TDAH - Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade

    TDAH - No Espaço Clínico e Escolar

    Dislexia

    Revisitando a Dislexia em Diversos Contextos

    Dificuldades Pedagógicas

    Diferentes Olhares sobre as Dificuldades Pedagógicas

    Discalculia

    O Fantástico Mundo da Matemática e a Discalculia

    O Tangram no Ensino da Matemática

    Diagnóstico

    Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógica

    - Um Processo em Construção -

    A Primeira Sessão Diagnóstica

    Setting, o Espaço de Trabalho

    Anamnese

    Análise do Material Escolar

    E para não Concluir

    Referências

    Apêndice A

    Apêndice B

    Índice alfabético

    A

    • Análise do material escolar
    • Anamnese
    • Apêndice A
    • Apêndice B
    • Avaliação psicopedagógica. Diagnóstico e avaliação psicopedagógica
    • Avaliação psicopedagógica. Primeira sessão diagnóstica
    • Avaliação psicopedagógica. Um processo em construção

    C

    • Conclusão. E para não concluir

    D

    • Diagnóstico
    • Diagnóstico e avaliação psicopedagógica
    • Diferentes olhares sobre as dificuldades pedagógicas
    • Dificuldades pedagógicas
    • Dificuldades pedagógicas. Diferentes olhares sobre as dificuldades peda-gógicas
    • Dificuldades pedagógicas. Grupo "C"
    • Discalculia
    • Discalculia. Fantástico mundo da matemática e a discalculia
    • Dislexia
    • Dislexia. Grupo "B"
    • Dislexia. Revisitando a dislexia em diversos contextos

    E

    • E para não concluir
    • Ensino. Tangram no ensino da matemática
    • Estudos. "O Caso É O Seguinte."
    • Estudos. "O Caso É O Seguinte.". Análise e discussão
    • Estudos. "O Caso É O Seguinte.". Reflexões finais

    F

    • Fantástico mundo da matemática e a discalculia

    I

    • Introdução

    M

    • Matemática. Fantástico mundo da matemática e a discalculia
    • Matemática. Tangram no ensino da matemática
    • Material escolar. Análise do material escolar
    • Metodologia

    O

    • "O Caso É O Seguinte."

    R

    • Referências
    • Revisitando a dislexia em diversos contextos