Capa do livro: Martinho Lutero - Reforma Protestante e o Julgamento em Worms - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Janymere Picanço da Silva e Luiz Gustavo de Andrade

Martinho Lutero - Reforma Protestante e o Julgamento em Worms - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Janymere Picanço da Silva e Luiz Gustavo de Andrade

    Preço

    por R$ 49,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Janymere Picanço da Silva e Luiz Gustavo de Andrade

    ISBN v. impressa: 978853628089-9

    ISBN v. digital: 978853628151-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 114grs.

    Número de páginas: 180

    Publicado em: 30/07/2018

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
    As Dimensões Conceituais da Justiça

    Pretende-se, com o presente ensaio, efetuar uma análise crítica do julgamento de Martinho Lutero, durante a Dieta de Worms, em 1521. Para tanto, é essencial que se conheça a biografia de Martinho Lutero, considerado o pai da Reforma Protestante. Por isso, a obra se inicia com a análise dos aspectos históricos relacionados ao surgimento dos movimentos de reforma religiosa na Europa. A obra se propõe, ainda, a realizar uma análise contextualizada do pensamento e obra de Lutero, em meio aos aspectos jurídicos que norteavam as relações sociais do período em que ele viveu. A pesquisa é organizada em capítulos que estabelecem as premissas para se compreender aspectos inerentes ao julgamento de Lutero, durante a Dieta de Worms em 1521, dentre eles a estrutura jurídica do século XVI, bem assim os instrumentos processuais à disposição de Lutero, tais como o salvo-conduto que lhe fora concedido para poder, livremente, participar do julgamento, sem sofrer restrição prévia à sua liberdade.

    Autor(es)

    Janymere Picanço da Silva

    Professora. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNI-CAMP). Pós-graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Vencedora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, na Missão Cultural UNESCO/ONU em 1999. Já integrou banca de avaliação para concurso público. Atualmente é professora do Colégio Bom Jesus de Paranaguá.

    Luiz Gustavo de Andrade

    Advogado e professor. Possui Mestrado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Possui especialização pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Atualmente é professor da graduação e da pós-graduação do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Integra a Comissão de Gestão e Controle da Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP).

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO AO ENSAIO

    2 MARTINHO LUTERO

    2.1 BIOGRAFIA

    2.2 SÍNTESE DO SEU PENSAMENTO EM MEIO AOS ASPECTOS JURÍDICOS DA SOCIEDADE DA ÉPOCA

    2.3 A REFORMA PROTESTANTE

    3 A REFORMA PROTESTANTE NA ALEMANHA

    3.1 AS 95 TESES

    3.2 O ´PEDIDO DE PERDÃO´ E A QUEIMA DA BULA PAPAL

    3.3 A CONTRIBUIÇÃO DE GEORG SPALATIN

    4 A DIETA DE WORMS: O JULGAMENTO DE LUTERO

    4.1 O SALVO-CONDUTO

    4.2 O PROCEDIMENTO

    4.3 O DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DURANTE E APÓS A DIETA DE WORMS

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    ANEXOS

    ANEXO I

    ANEXO II

    ANEXO III