Capa do livro: Baruch de Espinosa - O Julgamento do Filósofo à Frente de seu Tempo - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Veronica Calado e Flávio Augusto de Oliveira Santos

Baruch de Espinosa - O Julgamento do Filósofo à Frente de seu Tempo - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Veronica Calado e Flávio Augusto de Oliveira Santos

    Preço

    por R$ 39,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Veronica Calado e Flávio Augusto de Oliveira Santos

    ISBN v. impressa: 978853628090-5

    ISBN v. digital: 978853628157-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 88grs.

    Número de páginas: 140

    Publicado em: 30/07/2018

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
    As Dimensões Conceituais da Justiça

    Baruch de Espinosa era um jovem com grande futuro na comunidade judaica de Amsterdam. Filho de um comerciante respeitado, ativo nos assuntos políticos de seu povo, um rapaz estudioso que chamava atenção dos principais professores de sua escola, o jovem Baruch tinha o caminho do rabinato claramente desenhado. Mas, aos vinte e três anos de idade, sem nunca ter publicado nada, de forma rápida e violenta, o jovem pensador foi excomungado de sua comunidade, banido do convívio de seus pares e amaldiçoado como nunca antes se vira entre os judeus portugueses na Holanda.

    Neste livro, o leitor tem a oportunidade de viajar pela história e pela obra de um dos maiores filósofos da modernidade, visando entender as razões que levaram um homem à frente de seu tempo a ser julgado e punido com tamanha severidade.

    Autor(es)

    VERONICA CALADO
    Mestra em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA (2017). Possui especializações em Direito Processual Civil (2011), Direito Civil e Empresarial (2013) ambas pela ABDConst, bem como em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela PUC-PR (2017). Graduada em Direito pelo UNICURITIBA (2009). Graduanda de Filosofia pela UFPR. Professora de Introdução ao Estudo do Direito, Direito do Trabalho na UNIVEL, e de Processo do Trabalho na FANEESP. Advogada.

    FLÁVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA SANTOS
    Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA (2017). Possui especialização em Direito Civil e Empresarial pela ABDConst (2013). Graduado em Direito pelo UNICURITIBA (2010). Graduando de Filosofia pela UFPR. Professor convidado em cursos de Pós-Graduação pela Escola de Governo do Estado do Paraná, INAPEA e Universidade Positivo. Advogado.

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO

    2 UM HOMEM E SEU TEMPO

    2.1 BARUCH DE ESPINOSA

    2.2 A MODERNIDADE E SEUS MUNDOS MARAVILHOSOS

    3 DEUS, O SUMO BEM E A POLÍTICA. A FILOSOFIA DE ESPINOSA E O DESAFIO ÀS INSTITUIÇÕES

    3.1 DEUS, A NATUREZA

    3.2 POR BEM, COMPREENDO AQUILO QUE SEI ME SER ÚTIL

    3.3 A MELHOR FORMA DE GOVERNO É AQUELA QUE MAIS DISTRIBUI O PODER ENTRE OS HOMENS

    4 CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS