Capa do livro: Dostoiévski - Mortificação e Ressurreição em Recordações da Casa dos Mortos - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Luigi Giuseppe Barbieri Ferrarini e Lucas P. Lazzaretti

Dostoiévski - Mortificação e Ressurreição em Recordações da Casa dos Mortos - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Luigi Giuseppe Barbieri Ferrarini e Lucas P. Lazzaretti

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Luigi Giuseppe Barbieri Ferrarini e Lucas P. Lazzaretti

    ISBN v. impressa: 978853628107-0

    ISBN v. digital: 978853628182-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 196grs.

    Número de páginas: 306

    Publicado em: 30/07/2018

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Sinopse

    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA
    As Dimensões Conceituais da Justiça

    Fiódor Dostoiévski, notoriamente um dos maiores escritores do século XIX, é reconhe­cido por seus retratos psicológicos e sociais da opressão e da marginalização que sofreram os homens e mulheres de uma Rússia injusta e au­tocrática.

    Os personagens de Dostoiévski refletem, mui­tas vezes, os percalços vividos pelo próprio au­tor, ele mesmo tendo sido alvo de perseguição política. Preso e sentenciado a seis anos de re­clusão em um presídio na Sibéria, o autor então escreve um romance com traços confessionais intitulado Recordações da Casa dos Mortos no qual busca retratar todos os meandros do sis­tema prisional russo.

    O presente ensaio visa apresentar os fatos históricos que envolveram o processo e jul­gamento de Dostoiévski, como também pre­tende analisar o questionamento que faz o au­tor sobre a função da pena, em uma reflexão que destoa e destrona boa parte das concep­ções puramente teóricas até hoje existentes.

    Autor(es)

    LUIGI GIUSEPPE BARBIERI FERRARINI
    Graduado em Direito, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC) e mestrando em Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Sua pesquisa é voltada para questões relacionadas ao sistema prisional e direitos políticos.

    LUCAS P. LAZZARETTI
    Graduado em Direito, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e doutorando em Filosofia pela mesma instituição. Publicou recentemente Giordano Bruno & Tommaso Campanella: por uma análise da condenação de visões-de-mundo pela Juruá Editora e a tradução de Como se faz uma novela de Miguel de Unamuno pela Editora UFPR. Tem como foco de sua pesquisa a obra de Søren Kierkegaard e a tradição do idealismo alemão.

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO

    2 DOSTOIÉVSKI: CONTEXTO E FORMAÇÃO

    2.1 O CONTEXTO POLÍTICO-SOCIAL RUSSO DO SÉCULO XIX

    2.2 APRISIONAMENTO, JULGAMENTO E CONDENAÇÃO

    3 MATRIZES DISCURSIVAS DAS FUNÇÕES DA PENA

    3.1 A RACIONALIZAÇÃO DAS PENAS

    3.2 A PENA COMO RETRIBUIÇÃO AO ATO: TEORIAS ABSOLUTAS

    3.3 A PENA ÚTIL À SOCIEDADE: TEORIAS DA PREVENÇÃO GERAL

    3.4 A PENA SOBRE O INDIVÍDUO: TEORIAS DA PREVENÇÃO ESPECIAL

    3.5 BREVES APONTAMENTOS SOBRE O SISTEMA PENAL RUSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX

    4 RECORDAÇÕES DA CASA DOS MORTOS: MORTIFICAÇÃO E RESSURREIÇÃO

    4.1 REALIDADE E EXISTÊNCIA

    4.2 DISCURSOS DA PENA: CRÍTICA E CONFLITO

    4.3 MORTIFICAÇÃO E RESSURREIÇÃO

    5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS