Capa do livro: Altas Habilidades/Superdotação - Processos Criativos, Afetivos e Desenvolvimento de Potenciais, Organizadora: Angela Virgolim

Altas Habilidades/Superdotação - Processos Criativos, Afetivos e Desenvolvimento de Potenciais

Organizadora: Angela Virgolim

    Preço

    por R$ 149,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadora: Angela Virgolim

    ISBN v. impressa: 978853628162-9

    ISBN v. digital: 978853628185-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 439grs.

    Número de páginas: 354

    Publicado em: 07/08/2018

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação; Internacional

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Altas Habilidades/Superdotação: Processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais é um livro amplo, diversificado, cujos temas perpassam áreas como educação, psicologia e neurociências, a fim de abarcar o complexo universo da pessoa com altas habilidades/superdotação. Os autores são renomados pesquisadores, apaixonados pelos seus temas de pesquisa, que não pouparam esforços para traduzir esta paixão em forma de relatos empíricos, estudos de caso, reflexões e propostas para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais desta população nos mais variados contextos. Situações de aprendizagem nos diversos níveis de ensino, incluindo a universidade; criatividade, ludicidade, expertise, questões de gênero, dupla excepcionalidade (ou dupla condição), as políticas educacionais e os aspectos sociais e afetivos estão entre os tópicos aqui discutidos, trazendo, em uma linguagem transdisciplinar, um rico material de reflexão aos leitores.

    Desta forma, este é um livro útil para os diversos profissionais que lidam com a superdotação, sejam professores, psicólogos, profissionais da área de saúde, médicos, pediatras, estudantes de graduação e pós-graduação, pais ou pessoas interessadas em conhecer a área com mais profundidade e abrangência.

    Autor(es)

    ORGANIZADORA

    ANGELA VIRGOLIM
    Pós-Doutoranda na área de Testes Psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Mestre e Graduada em Psicologia, pela Universidade de Brasília. PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut – Uconn, nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). Professora adjunta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos – PPB, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi Sócia-Fundadora e Primeira Presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação – ConBraSD, no qual ainda atua como Membro do Conselho Técnico e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu, juntamente com Elisabete C. Konkiewitz, o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela organização da obra Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade, Ed. Papirus.

    COLABORADORES

    Afonso T. Galvão

    Albertina Mitjáns Martínez

    Angela Virgolim

    Christina Cupertino

    Cristina Maria Carvalho Delou

    Denise Maria de Matos Pereira Lima

    Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

    Elisabete Castelon Konkiewitz

    Fernanda Hellen Ribeiro Piske

    Fernanda Serpa Cardoso

    Gustavo Danicki Aureliano Rosa

    Helena Carla Castro

    Járci Maria Machado

    Jeane Mendonça Garcia

    Joseph S. Renzulli

    Joulilda dos Reis Taucei

    Juliana Antunes Pessanha

    Karina da Silva Oliveira

    Laura Ceretta Moreira

    Luciana Soares Muniz

    Olzeni Costa Ribeiro

    Priscila Zaia

    Raquel Lutterbach Ferreira Giannini

    Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

    Tania Stoltz

    Tatiana de Cássia Nakano

    Waisenhowerk Vieira de Melo

    Sumário

    Capítulo 1 - Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes, Joseph S. Renzulli

    Capítulo 2 - Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski, Angela Virgolim

    Capítulo 3 - Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação, Denise Rocha Belfort Arantes-Brero / Christina CupertinoAngela Virgolim

    Capítulo 4 - Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição, Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão

    Capítulo 5 - Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras, Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão

    Capítulo 6 - A questão do gênero na criatividade, Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia

    Capítulo 7 - Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade, Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez

    Capítulo 8 - Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade, Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz

    Capítulo 9 - Inteligência e criatividade dentro do espectro autista, Elisabete Castelon Konkiewitz

    Capítulo 10 - Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso, Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz

    Capítulo 11 - Aluno com altas habilidades/superdotação matematica-mente talentoso: um desafio ao professor, Járci Maria Machado / Tania Stoltz

    Capítulo 12 - O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade, Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira

    Capítulo 13 - As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil, Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro

    Capítulo 14 - Altas habilidades/superdotação e a política educacional: uma cronologia da história de letras no papel e omissões na prática, Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

    Sobre os Autores

    Índice alfabético

    A

    • A questão do gênero na criatividade. Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia
    • Abordagem teórica em quatro partes. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. Joseph S. Renzulli
    • Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz
    • Afonso T. Galvão. Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição. Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão
    • Afonso T. Galvão. Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras. Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão
    • Albertina Mitjáns Martínez. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade. Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez
    • Altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro
    • Altas habilidades. Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz
    • Altas habilidades. Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras. Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão
    • Altas habilidades. O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira
    • Altas habilidades. Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero / Christina Cupertino
    • Altas habilidades/superdotação e a política educacional: uma cronologia da história de letras no papel e omissões na prática. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    • Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz
    • Angela Virgolim. Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski
    • Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade. Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez
    • As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro
    • Autista. Inteligência e criatividade dentro do espectro autista. Elisabete Castelon Konkiewitz
    • Autores. Sobre os autores

    C

    • Christina Cupertino. Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero / Christina Cupertino
    • Cognição. Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição. Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão
    • Criança superdotada. Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski. Angela Virgolim
    • Criatividade. A questão do gênero na criatividade. Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia
    • Criatividade. Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz
    • Criatividade. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade. Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez
    • Criatividade. Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição. Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão
    • Criatividade. Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras. Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão
    • Criatividade. Inteligência e criatividade dentro do espectro autista. Elisabete Castelon Konkiewitz
    • Cristina Maria Carvalho Delou. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro

    D

    • Denise Maria de Matos Pereira Lima. O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira
    • Denise Rocha Belfort Arantes-Brero. Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero / Christina Cupertino
    • Dificuldade. Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso. Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz
    • Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso. Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz

    E

    • Educação. Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz
    • Elisabete Castelon Konkiewitz. Inteligência e criatividade dentro do espectro autista
    • Emoção. Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski. Angela Virgolim
    • Ensino superior. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro
    • Ensino. Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz
    • Escrita. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade. Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez
    • Excepcionalidade. Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso. Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz
    • Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição. Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão
    • Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras. Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão

    F

    • Fernanda Hellen Ribeiro Piske. Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz
    • Fernanda Serpa Cardoso. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro
    • Fronteiras. Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras. Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão

    G

    • Gênero. A questão do gênero na criatividade. Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia
    • Gustavo Danicki Aureliano Rosa. Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição. Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão

    H

    • Helena Carla Castro. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro

    I

    • Inteligência e criatividade dentro do espectro autista. Elisabete Castelon Konkiewitz
    • Intensidade. Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski. Angela Virgolim

    J

    • Járci Maria Machado. Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz
    • Jeane Mendonça Garcia. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro
    • Joseph S. Renzulli. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes
    • Joulilda dos Reis Taucei. Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso. Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz
    • Juliana Antunes Pessanha. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro

    K

    • K. Dabrowski. Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski. Angela Virgolim
    • Karina da Silva Oliveira. A questão do gênero na criatividade. Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia

    L

    • Laura Ceretta Moreira. O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira
    • Leitura. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade. Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez
    • Luciana Soares Muniz. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade. Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez
    • Ludicidade. Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz

    M

    • Matematicamente talentoso. Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz
    • Modelagem computacional da cognição. Expertise e criatividade: contribuições da modelagem computacional da cognição. Gustavo Danicki Aureliano Rosa / Afonso T. Galvão

    O

    • O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira
    • Olzeni Costa Ribeiro. Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras. Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão

    P

    • Papel da educação para superdotados. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. Joseph S. Renzulli
    • Política educacional. Altas habilidades/superdotação e a política educacional: uma cronologia da história de letras no papel e omissões na prática. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    • Potencialidade. Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso. Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz
    • Priscila Zaia. A questão do gênero na criatividade. Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia
    • Professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira
    • Professor. Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz

    Q

    • Questão do gênero na criatividade. Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia

    R

    • Raquel Lutterbach Ferreira Giannini. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro
    • Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. Joseph S. Renzulli

    S

    • Século XXI. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica em quatro partes. Joseph S. Renzulli
    • Sensibilidade. Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski. Angela Virgolim
    • Sobre os autores
    • Subjetividade. Aprendizagem criativa da leitura e da escrita como processo de desenvolvimento da subjetividade. Luciana Soares Muniz / Albertina Mitjáns Martínez
    • Superdotação. Altas habilidades/superdotação e a política educacional: uma cronologia da história de letras no papel e omissões na prática. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    • Superdotação. Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz
    • Superdotação. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro
    • Superdotação. Expertise, criatividade e altas habilidades/superdotação: um estudo na busca de fronteiras. Olzeni Costa Ribeiro / Afonso T. Galvão
    • Superdotação. O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira
    • Superdotação. Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero / Christina Cupertino
    • Superdotado. Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz
    • Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. Altas habilidades/superdotação e a política educacional: uma cronologia da história de letras no papel e omissões na prática

    T

    • Tania Stoltz. Afetividade e criatividade na educação de superdotados: uma proposta a partir da ludicidade. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz
    • Tania Stoltz. Aluno com altas habilidades/superdotação matematicamente talentoso: um desafio ao professor. Járci Maria Machado / Tania Stoltz
    • Tania Stoltz. Dupla excepcionalidade, potencialidades e dificuldades: uma discussão a partir de estudos de caso. Joulilda dos Reis Taucei / Tania Stoltz
    • Tatiana de Cássia Nakano. A questão do gênero na criatividade. Tatiana de Cássia Nakano / Karina da Silva Oliveira / Priscila Zaia
    • Trajetórias de vida de pessoas com altas habilidades ou superdotação. Denise Rocha Belfort Arantes-Brero / Christina Cupertino

    U

    • Universidade. O professor frente à identificação do estudante com altas habilidades/superdotação na universidade. Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira

    V

    • Vivendo com intensidade e sensibilidade: um olhar para o mundo emocional da criança superdotada, na visão de K. Dabrowski. Angela Virgolim

    W

    • Waisenhowerk Vieira de Melo. As altas habilidades ou superdotação no ensino superior: possibilidades e avanços no Brasil. Cristina Maria Carvalho Delou / Fernanda Serpa Cardoso / Waisenhowerk Vieira de Melo / Juliana Antunes Pessanha / Jeane Mendonça Garcia / Raquel Lutterbach Ferreira Giannini / Helena Carla Castro