Capa do livro: Operar, Eu? - Preparação Psicológica para Procedimentos Cirúrgicos - Como Entrar Mal e Ficar Legal - Formato Especial: 30x21cm, Camilla Volpato Broering - Ilustrações: Yukatan Gautama

Operar, Eu? - Preparação Psicológica para Procedimentos Cirúrgicos - Como Entrar Mal e Ficar Legal - Formato Especial: 30x21cm

Camilla Volpato Broering - Ilustrações: Yukatan Gautama

    Preço

    por R$ 44,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Camilla Volpato Broering - Ilustrações: Yukatan Gautama

    ISBN: 978853628641-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 30,0x21,0 cm

    Peso: 26grs.

    Número de páginas: 21

    Publicado em: 11/03/2019

    Área(s): Literatura e Cultura - Infantojuvenil; Psicologia - Família e Adoção; Psicologia - Infantil; Psicologia - Saúde

    Sinopse

    Sabe-se que, independente da razão médica pela qual uma pessoa é hospitalizada, esta será para ela uma experiência de incertezas e apreensão, deixando vulneráveis o paciente e sua família. A quebra da rotina, o afastamento das pessoas próximas e queridas, o contato com um ambiente desconhecido e marcado por regras próprias, assim como a dependência de cuidados alheios e a suspensão dos projetos de vida caracterizam a hospitalização como uma situação ameaçadora e geradora de ansiedade.

    A submissão a repetidos procedimentos dolorosos no hospital é referida pelas crianças como um dos aspectos mais difíceis de sua internação ou enfermidade, e não raro ocorrem respostas de stress, como choro, grito ou tensão muscular. A internação é sentida de maneira invasiva, visto que será trabalhado com o emocional da criança, que se sente exposta não só pela doença como também pelo profissional, que a apalpa, injeta, corta, subtrai esperanças, cria restrições ou dita normas.

    Deste modo, diante dos comportamentos apresentados pela criança no ambiente hospitalar, percebe-se a necessidade da equipe de saúde em dar atenção não somente para a saúde física, mas também atenção para os cuidados com as necessidades emocionais e sociais que a criança apresenta. Afirma-se, então, a necessidade e importância de uma preparação psicológica para crianças em situação pré-cirúrgica.

    Assim, este livro tem o objetivo de preparar a criança para o procedimento cirúrgico ao qual será submetida, de modo a permitir que ela tenha informações sobre o procedimento previamente, por meio de um recurso lúdico que promova reflexões e esclarecimentos que possam diminuir a ansiedade frente ao desconhecido.

    Autor(es)

    Camilla Volpato Broering é Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre e Doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí e atua como psicóloga clínica. Tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos.