Capa do livro: Síndromes e Psicologia - Atuação, Prática e Pesquisa, Mafalda Luzia Coelho Madeira da Cruz, Amélia Campos Furtado, Carolina Gonçalves Rodrigues da Silva e Flávia Alvine Carvalho

Síndromes e Psicologia - Atuação, Prática e Pesquisa

Mafalda Luzia Coelho Madeira da Cruz, Amélia Campos Furtado, Carolina Gonçalves Rodrigues da Silva e Flávia Alvine Carvalho

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Mafalda Luzia Coelho Madeira da Cruz, Amélia Campos Furtado, Carolina Gonçalves Rodrigues da Silva e Flávia Alvine Carvalho

    ISBN v. impressa: 978853628616-7

    ISBN v. digital: 978853628701-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 156grs.

    Número de páginas: 126

    Publicado em: 28/02/2019

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    As síndromes provocam alterações no desempenho da criança e fazem parte de sua condição pela vida. Cabe, portanto, a nós profissionais e pesquisadores da área assegurarmos que os indivíduos com síndromes possam desfrutar dos direitos e das oportunidades, assim como todas as pessoas.

    Por meio de estudo teórico e prático, sabemos que os indivíduos com síndromes necessitam de estímulos externos para que possam aproveitar todo o seu potencial. Isso porque muitos possuem limitações que podem ser motoras, intelectuais, afetivas e emocionais, capazes de afetar seu comportamento e desenvolvimento. Esses aspectos lhes dão um perfil intraindividual peculiar, pois, muitas vezes, são atípicos, alguns fortes e adaptativos, outros fracos e pouco funcionais.

    Autor(es)

    MAFALDA LUZIA COELHO MADEIRA DA CRUZ
    Mestre em Psicologia (área de concentração: Psicanálise) e Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF. Didata Supervisora em Psicanálise e em Psicanálise com Criança pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama – SOBRAP, Regional Juiz de Fora. Membro Internacional do Fórum do Campo Lacaniano. Membro do Fórum Lacaniano de Juiz de Fora/MG. Foi Professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/ JF durante 34 anos e seis meses. Psicanalista. Atua em consultório particular há trinta e oito anos.

    AMÉLIA CAMPOS FURTADO
    Pós-Graduanda em Psicologia do Trânsito pela Faculdade Unileya. Está cursando Psicanálise pela Sociedade de Estudos Psicanalíticos – SEP/ JF e Psicanálise com Criança pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise, Dinâmica de Grupo e Psicodrama – SOBRAP, Regional Juiz de Fora. Graduada e Licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF. Atua como Psicóloga Clínica em consultório particular.

    CAROLINA GONÇALVES RODRIGUES DA SILVA
    Pós-Graduanda em Psicologia Clínica pela Faculdade Unyleya.Graduada e Licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF. Atua como Psicóloga Clínica em consultório particular.

    FLÁVIA ALVINE CARVALHO
    Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário Redentor – UNIREDENTOR, em parceria com o Núcleo de Estudo Interdisciplinar em Saúde Mental – NEISME/JF. Está cursando Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES/JF.

    Sumário

    Introdução

    Capítulo I - Breve Histórico Sobre Estudos e Pesquisas da Evolução do Conhecimento Científico das Pessoas com Deficiência

    Capítulo II - A Síndrome de Savant: uma Habilidade em uma Debilidade

    Capítulo III - Síndrome de Down: Nada nos Limita

    Capítulo IV - Síndrome de Cri-Du-Chat (SCDC): Alô, você me escuta? Parece um miado

    Capítulo V - Síndrome de Rett

    Capítulo VI - Síndrome de Guillain Barré

    Capítulo VII - Síndrome X Frágil

    Capítulo VIII - Síndrome de Asperger

    Capítulo IX - O Autismo

    Capítulo X - Síndrome de West

    Capítulo XI - Descobrindo a Síndrome de Aicard

    Capítulo XII - Síndrome de Turner

    Capítulo XIII - Síndrome de Klinefelter

    Considerações Finais

    Índice alfabético

    A

    • A Síndrome de Savant: uma habilidade em uma debilidade
    • Asperger. Síndrome de Asperger
    • Autismo

    B

    • Breve histórico sobre estudos e pesquisas da evolução do conhecimento científico das pessoas com deficiência

    C

    • Conhecimento científico. Breve histórico sobre estudos e pesquisas da evolução do conhecimento científico das pessoas com deficiência
    • Considerações finais
    • Cri-Du-Chat (SCDC). Síndrome de Cri-Du-Chat (SCDC): Alô, você me escuta? Parece um miado

    D

    • Debilidade. A Síndrome de Savant: uma habilidade em uma debilidade
    • Descobrindo a Síndrome de Aicard
    • Down. Síndrome de Down: nada nos limita

    F

    • Fragilidade. Síndrome X frágil

    G

    • Guillain Barré. Síndrome de Guillain Barré

    H

    • Habilidade. A Síndrome de Savant: uma habilidade em uma debilidade

    I

    • Introdução

    K

    • Klinefelter. Síndrome de Klinefelter

    L

    • Limitação. Síndrome de Down: nada nos limita

    P

    • Pessoas com deficiência. Breve histórico sobre estudos e pesquisas da evolução do conhecimento científico das pessoas com deficiência

    R

    • Rett. Síndrome de Rett

    S

    • Savant. A Síndrome de Savant: uma habilidade em uma debilidade
    • Síndrome de Aicard. Descobrindo a Síndrome de Aicard
    • Síndrome de Asperger
    • Síndrome de Cri-Du-Chat (SCDC): Alô, você me escuta? Parece um miado
    • Síndrome de Down: nada nos limita
    • Síndrome de Guillain Barré
    • Síndrome de Klinefelter
    • Síndrome de Rett
    • Síndrome de Savant: uma habilidade em uma debilidade
    • Síndrome de Turner
    • Síndrome de West
    • Síndrome X frágil

    T

    • Turner. Síndrome de Turner

    W

    • West. Síndrome de West