Capa do livro: Erotismo, Mídia e Subjetividade - Uma Nova Pedagogia Amorosa na Ótica da Psicanálise e da Análise do Discurso, Cássio Eduardo Soares Miranda

Erotismo, Mídia e Subjetividade - Uma Nova Pedagogia Amorosa na Ótica da Psicanálise e da Análise do Discurso

Cássio Eduardo Soares Miranda

    Preço

    por R$ 64,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Cássio Eduardo Soares Miranda

    ISBN v. impressa: 978853628758-4

    ISBN v. digital: 978853628824-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 159grs.

    Número de páginas: 128

    Publicado em: 16/04/2019

    Área(s): Psicologia - Psicanálise; Psicologia - Social; Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    É possível ensinar o erotismo? Se sim, quais os agentes atuais desse ensino? Qual o lugar da mídia na formatação das atuais maneiras de amar e se relacionar? Na tentativa de responder a estas e outras perguntas é que este livro foi escrito.

    A partir da interlocução entre a Psicanálise e a Análise do Discurso, esta obra pretende discutir os efeitos visados das narrativas eróticas na formação de subjetividades e no forjar da sensibilidade moderna e contemporânea, sempre no intuito de melhor compreender as vicissitudes do discurso erótico-amo­roso.

    De modo mais específico, intencionamos investigar uma dimensão do erótico como um discurso capaz de causar efeitos variados no espectador, no intento de se verificar como as fantasias do desejo tornam-se reféns de modelos da indústria cultural e do individualismo de massas hoje. Trata-se de uma contribuição para o estudo sobre o tema no âmbito das diversas ciências que discutem como determinadas formas de narrativas causam um efeito de massa e são capazes de estabelecer subjetividades ancoradas em um determinado tempo e espaço, a partir da oferta de imagens idealizadas com as quais o sujeito possa se identificar.

    Autor(es)

    CÁSSIO EDUARDO SOARES MIRANDA

    Pós-Doutor em Análise do Discurso pela UFMG e especialista (UEMG) em Educação Afetivo-Sexual. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de aperfeiçoamento no Instituto de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Psicologia e em Teologia. Professor no Departamento de Fundamentos da Educação e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí, atuando na linha Saúde na Escola. Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade (NIPSEC) do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Membro do Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP). Afiliado à ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Membro do GT Psicanálise e Educação.

    Sumário

    1 - INTRODUÇÃO

    2 - A FORMATAÇÃO DO OLHAR E OS ESTUDOS ERÓTICO-PORNOGRÁFICOS

    2.1 Breves considerações sobre o discurso erótico-amoroso

    2.2 Psicanálise e análise do discurso: uma breve incursão

    2.3 Um ensaio de análise de imagens e textos eróticos "clássicos": a relação entre texto e imagem

    2.4 As visadas discursivas presentes nos textos/imagens analisados

    2.5 O campo dos estudos discursivos: novas contribuições sobre a análise de imagens icônicas e textuais?

    3 - É POSSÍVEL UMA PEDAGOGIA AMOROSA?

    3.1 O discurso amoroso segundo Laclos

    3.2 Uma brilhante e cruel guerra dos sexos: a sedução como arma absoluta do prazer

    3.3 O amor sob o signo do sofrimento: o discurso amoroso segundo Goethe

    4 - NOVOS AVATARES DA MASCULINIDADE?

    4.1 Identidade masculina: crise?

    4.2 O discurso como princípio do laço social

    4.3 E o sujeito-enamorado contemporâneo: que imagem para ele?

    4.4 A psicanálise, a literatura e as construções imaginárias em torno do amor

    4.5 Breves considerações sobre o amor em psicanálise

    4.6 Um amor sob medida: a constituição imaginária e a identidade do sujeito enamorado

    5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Amor sob o signo do sofrimento: o discurso amoroso segundo Goethe
    • Amor. Breves considerações sobre o amor em psicanálise
    • Amor. Breves considerações sobre o discurso erótico-amoroso
    • Amor. Psicanálise, a literatura e as construções imaginárias em torno do amor
    • Amor. Um amor sob medida: a constituição imaginária e a identidade do sujeito enamorado
    • Análise. Um ensaio de análise de imagens e textos eróticos "clássicos": a relação entre texto e imagem
    • Arma absoluta do prazer. Uma brilhante e cruel guerra dos sexos: a sedu-ção como arma absoluta do prazer

    B

    • Breves considerações sobre o amor em psicanálise
    • Breves considerações sobre o discurso erótico-amoroso

    C

    • Campo dos estudos discursivos: novas contribuições sobre a análise de imagens icônicas e textuais?
    • Considerações finais
    • Constituição imaginária. Um amor sob medida: a constituição imaginária e a identidade do sujeito enamorado
    • Construção imaginária. Psicanálise, a literatura e as construções imaginá-rias em torno do amor

    D

    • Discurso amoroso segundo Laclos
    • Discurso amoroso. Amor sob o signo do sofrimento: o discurso amoroso segundo Goethe
    • Discurso como princípio do laço social
    • Discurso erótico-amoroso. Breves considerações sobre o discurso erótico-amoroso
    • Discurso. Psicanálise e análise do discurso: uma breve incursão
    • Discurso. Visadas discursivas presentes nos textos/imagens analisados

    E

    • Enamorado. E o sujeito-enamorado contemporâneo: que imagem para ele?
    • Ensaio. Um ensaio de análise de imagens e textos eróticos "clássicos": a relação entre texto e imagem
    • Erotismo. Breves considerações sobre o discurso erótico-amoroso
    • Erotismo. Formatação do olhar e os estudos erótico-pornográficos
    • Estudo discursivo. Campo dos estudos discursivos: novas contribuições sobre a análise de imagens icônicas e textuais?
    • Estudos erótico-pornográfico. Formatação do olhar e os estudos erótico-pornográficos

    F

    • Formatação do olhar e os estudos erótico-pornográficos

    G

    • Goethe. Amor sob o signo do sofrimento: o discurso amoroso segundo Goethe
    • Guerra dos sexos. Uma brilhante e cruel guerra dos sexos: a sedução co-mo arma absoluta do prazer

    I

    • Identidade do sujeito enamorado. Um amor sob medida: a constituição imaginária e a identidade do sujeito enamorado
    • Identidade masculina: crise?
    • Imagem. E o sujeito-enamorado contemporâneo: que imagem para ele?
    • Imagem. Um ensaio de análise de imagens e textos eróticos "clássicos": a relação entre texto e imagem
    • Imagem. Visadas discursivas presentes nos textos/imagens analisados
    • Imagens icônicas e textuais. Campo dos estudos discursivos: novas con-tribuições sobre a análise de imagens icônicas e textuais?
    • Introdução

    L

    • Laclos. Discurso amoroso segundo Laclos
    • Laço social. Discurso como princípio do laço social
    • Literatura. Psicanálise, a literatura e as construções imaginárias em torno do amor

    M

    • Masculinidade. Novos avatares da masculinidade?

    N

    • Novos avatares da masculinidade?

    O

    • Olhar. Formatação do olhar e os estudos erótico-pornográficos

    P

    • Pedagogia amorosa. É possível uma pedagogia amorosa?
    • Pornografia. Formatação do olhar e os estudos erótico-pornográficos
    • Psicanálise e análise do discurso: uma breve incursão
    • Psicanálise, a literatura e as construções imaginárias em torno do amor
    • Psicanálise. Breves considerações sobre o amor em psicanálise

    R

    • Referências

    S

    • Sedução. Uma brilhante e cruel guerra dos sexos: a sedução como arma absoluta do prazer
    • Sofrimento. Amor sob o signo do sofrimento: o discurso amoroso segundo Goethe
    • Sujeito. E o sujeito-enamorado contemporâneo: que imagem para ele?

    T

    • Texto. Visadas discursivas presentes nos textos/imagens analisados
    • Textos eróticos. Um ensaio de análise de imagens e textos eróticos "clássi-cos": a relação entre texto e imagem

    U

    • Um amor sob medida: a constituição imaginária e a identidade do sujeito enamorado
    • Um ensaio de análise de imagens e textos eróticos "clássicos": a relação entre texto e imagem
    • Uma brilhante e cruel guerra dos sexos: a sedução como arma absoluta do prazer

    V

    • Visadas discursivas presentes nos textos/imagens analisados