Capa do livro: Danton - A Tragédia Revolucionária - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes, Thayná de Castro Saczuk e Marcelo Bueno Mendes

Danton - A Tragédia Revolucionária - Minibook - Prefácio de René Ariel Dotti - Coleção Grandes Julgamentos da História - Coordenadores: Luiz Eduardo Gunther e Marcelo Bueno Mendes

Thayná de Castro Saczuk e Marcelo Bueno Mendes

    Preço

    por R$ 39,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Thayná de Castro Saczuk e Marcelo Bueno Mendes

    ISBN v. impressa: 978853628924-3

    ISBN v. digital: 978853628961-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 10,0x16,0 cm

    Peso: 189grs.

    Número de páginas: 152

    Publicado em: 18/06/2019

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    COLEÇÃO GRANDES JULGAMENTOS DA HISTÓRIA

    As Dimensões Conceituais da Justiça

    Tendo em vista as discussões contemporâneas acerca de temas como justiça, violência, liberdade e democracia, o livro Danton – A Tragédia Revo-lucionária lança um novo olhar à Revolução Francesa, sendo uma releitura crítica de um momento histórico ao qual muitos atribuíram o título de nascimento da democracia moderna. A partir da construção de uma narrativa literária que remete à estrutura estilística das tragédias antigas, especialmente esquilianas, pretende-se oferecer uma experiência imersiva nas paixões e emoções que nortearam o liberalismo romântico do drama revolucionário. A obra centraliza-se no protagonismo de Danton, que, durante a ascensão do Terror, foi condenado pelo Tribunal que reinstaurou, imortalizando-se na história não só pelos discursos inflamados, mas por ser levado à guilhotina por aqueles que outrora eram seus aliados. Cada capítulo é pensado de modo a explorar os mitos e os símbolos que desenharam o destino de Danton e que fizeram emergir uma nova cultura política, cuja influência moldou o imaginário coletivo, rompendo com a tradição, costumes e crenças. A estética do texto é um contraponto aos limites da racionalidade e a obra objetiva suscitar reflexões sobre discursos de violência motivados por um ideal de justiça punitiva, cujo ciclo de declínio fez com que a liberdade, a fraternidade e a igual­dade degenerassem em ditadura.

    Autor(es)

    Thayná de Castro Saczuk

    Mestranda em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pós-Graduanda em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). Pós-graduanda em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).

    Marcelo Bueno Mendes

    Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Unicuritiba das Disciplinas: História do Direito, Direito & Literatura e, Direito & Cinema. Coordena o Grupo de pesquisa: Direito & Literatura. Nesta Coleção é autor da obra: 1) “Antônio Carlos – A formação do pensamento político-constitucional brasileiro”; e coautor das obras: 2) “Sócrates – A coragem da verdade” e 3) “Thomas More – Resistência ao juramento e novos paradigmas utópicos”.

    Sumário

    PÁRODO: DESMITIFICANDO OS FATOS

    Primeiro Episódio - DA BASTILHA AO TRIBUNAL POPULAR: A REENCARNAÇÃO DA VIOLÊNCIA

    Segundo Episódio - A GUILHOTINA E A RODA DA FORTUNA

    Terceiro Episódio - O JULGAMENTO: A FÚRIA DAS ERÍNIES

    ÊXODO: QUANDO A REVOLUÇÃO DEVORA SEUS FILHOS