Capa do livro: Bullying e a Superdotação na Escola, Alex Almeida da Silva e Carina Alexandra Rondini

Bullying e a Superdotação na Escola

Alex Almeida da Silva e Carina Alexandra Rondini

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Alex Almeida da Silva e Carina Alexandra Rondini

    ISBN: 978853628886-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 92grs.

    Número de páginas: 74

    Publicado em: 27/06/2019

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Diversos

    Sinopse

    O bullying se revela através de ações violentas contra um mesmo indivíduo e de maneira constante. O alvo do bullying (a não aceitação daquilo que surge como “diferente”) sofre danos físicos e psicológicos, os quais influenciam diretamente seu desempenho escolar, assim como a sua relação com amigos, familiares e a comunidade que o cerca, desenvolvendo um sentimento de exclusão social. Diante disso, o aluno superdotado pode ser tachado como diferente e se tornar alvo de agressões constantes. Portanto, este trabalho teve por objetivo analisar as interfaces entre a superdotação e o bullying, dentro do contexto escolar, partindo da hipótese de que mitos e preconceitos em torno da superdotação contribuem para que o superdotado se envolva com bullying. Os resultados apontam que o superdotado pode assumir o papel de vítima, agressor e/ ou vítima passiva, em uma situação de bullying. Por outro lado, algumas características da superdotação podem contribuir para que o superdotado lide melhor com as consequências do bullying, assumindo uma postura intervencionista ao presenciar uma situação de bullying. Além disso, as áreas de dotação podem influenciar na maneira com que o superdotado realiza as agressões, quando assume o papel de agressor.

    Autor(es)

    ALEX ALMEIDA DA SILVA

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, no qual pude estudar as interfaces entre o bullying e a superdotação. Graduado em Serviço Social pela UNESP de Franca (SP). Ao longo do curso de Serviço Social, estudei as manifestações, causas e consequências do bullying com um enfoque nas ramificações sociais do fenômeno. Graduado em história (licenciatura e bacharelado) pela UNESP de Franca (SP).

    CARINA ALEXANDRA RONDINI

    Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Pós- -doutoramento em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/ Bauru) e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP/São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).

    Sumário

    Capítulo 1 A relação entre mitos e altas habilidades

    1.1 O que é o mito?

    1.2 A relação entre mitos e altas habilidades

    1.3 Consequências dos mitos

    1.3.1 Problemas na identificação

    1.3.2 Problemas na construção da identidade

    1.3.3 Problemas no atendimento

    1.4 Origem e implicações dos mitos que cercam a superdotação

    1.5 Sobre preconceitos

    1.5.1 Mitos ou preconceitos?

    Capítulo 2 Bullying e suas manifestações

    2.1 O que é bullying?

    2.2 Quem participa do bullying?

    2.3 Mecanismos do bullying

    2.3.1 A influência da escola

    2.3.2 A influência da sociedade

    2.4 As raízes do bullying

    2.5 O bullying e as altas habilidades

    Capítulo 3 Qual é a percepção de alunos considerados superdotados, em situações de bullying?

    3.1 O superdotado como vítima

    3.2 O superdotado como vítima passiva

    3.3 O superdotado como agressor

    3.4 Mitos, altas habilidades e bullying

    3.4.1 Juízos provisórios e preconceitos

    3.4.2 Mitos que cercam a superdotação x bullying

    3.5 A recusa ao diferente

    3.6 Respostas Possíveis e Novas Perguntas sobre a Superdotação e o Bullying

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Agressor. Superdotado como agressor
    • Altas habilidades. "Bullying" e as altas habilidades
    • Altas habilidades. Mitos, altas habilidades e "Bullying"
    • Altas habilidades. Problemas no atendimento
    • Altas habilidades. Relação entre mitos e altas habilidades

    B

    • "Bullying" e as altas habilidades
    • "Bullying" e suas manifestações
    • "Bullying". A influência da sociedade
    • "Bullying". As raízes do "Bullying"
    • "Bullying". Mecanismos do "Bullying"
    • "Bullying". Mitos que cercam a superdotação x "Bullying"
    • "Bullying". Mitos, altas habilidades e "Bullying"
    • "Bullying". O que é "Bullying"?
    • "Bullying". Qual é a percepção de alunos considerados superdotados, em situações de "Bullying"?
    • "Bullying". Quem participa do "Bullying"?
    • "Bullying". Respostas possíveis e novas perguntas sobre a superdotação e o "Bullying"
    • "Bullying". A influência da escola

    D

    • Diferente. Recusa ao diferente

    E

    • Escola. A influência da escola

    I

    • Identidade. Problemas na construção da identidade
    • Identificação. Problemas na identificação

    J

    • Juízos provisórios e preconceitos

    M

    • Mito. Consequências dos mitos
    • Mito. O que é o mito?
    • Mito. Origem e implicações dos mitos que cercam a superdotação
    • Mitos ou preconceitos?
    • Mitos que cercam a superdotação x "Bullying"
    • Mitos, altas habilidades e "Bullying"
    • Mitos. Relação entre mitos e altas habilidades

    P

    • Preconceito. Juízos provisórios e preconceitos
    • Preconceito. Mitos ou preconceitos?
    • Preconceito. Sobre preconceitos

    R

    • Recusa ao diferente
    • Referências
    • Relação entre mitos e altas habilidades
    • Respostas possíveis e novas perguntas sobre a superdotação e o "Bullying"

    S

    • Superdotação. Mitos que cercam a superdotação x "Bullying"
    • Superdotação. Origem e implicações dos mitos que cercam a superdotação
    • Superdotação. Qual é a percepção de alunos considerados superdotados, em situações de "Bullying"?
    • Superdotação. Respostas possíveis e novas perguntas sobre a superdotação e o "Bullying"
    • Superdotado como agressor
    • Superdotado como vítima
    • Superdotado como vítima passiva

    V

    • Vítima passiva. Superdotado como vítima passiva
    • Vítima. Superdotado como vítima