Capa do livro: Programa de Qualidade na Interação Familiar - Manual para Facilitadores - Um programa vivencial completo para diferentes profissionais trabalharem com Grupos de Pais junto com o livro Eduque com Carinho - 4ª Edição - Atualizada, Lidia Weber, Ana Paula Salvador e Olivia Brandenburg

Programa de Qualidade na Interação Familiar - Manual para Facilitadores - Um programa vivencial completo para diferentes profissionais trabalharem com Grupos de Pais junto com o livro Eduque com Carinho

4ª Edição - Atualizada Lidia Weber, Ana Paula Salvador e Olivia Brandenburg

    Preço

    por R$ 67,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Lidia Weber, Ana Paula Salvador e Olivia Brandenburg

    ISBN v. impressa: 978853629046-1

    ISBN v. digital: 978853629056-0

    Edição/Tiragem: 4ª Edição - Atualizada

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 166grs.

    Número de páginas: 134

    Publicado em: 01/08/2019

    Área(s): Psicologia - Família e Adoção

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    “Em meio ao crescimento vertiginoso de propostas e serviços direcionados a pais sem nenhuma fundamentação teórica adequada ou evidências científicas mínimas, a utilização do PQIF é, sem dúvida, um antídoto e uma esperança a esse cenário”.

    Larissa Zeggio, psicóloga, mestre e doutora em neurociências com pós-doutorado em Cognição (Unifesp), Coordenadora do curso de pós-graduação em Neuropsicologia (Censupeg), Codiretora da Formação no Método Friends no Brasil.

    “Educar é uma arte e os segredos estão nos pincéis escolhidos que são as formas como nos relacionamos com quem amamos e devemos cuidar. Participar do PQIF foi uma experiência forte, leve, divertida, organizadora de ideias e principalmente embasada cientificamente, o que dá a essa formação um grande diferencial. A forma como os encontros foram estruturados favorece muito a reflexão e tomada de decisão. Para os profissionais certamente é uma ferramenta segura de intervenção com a família”.

    Fátima Minetto, professora doutora do Setor de Educação da UFPR.

    “A capacitação realizada pela Profa. Lidia Weber com o Programa de Qualidade de Interação Familiar proporciona uma aproximação teórica sobre limites e cuidados com os filhos. O diferencial desta formação é a sintonia que é realizada entre a teoria e as vivências que são desenvolvidas, oferecendo reflexões e estratégias no cuidado com filhos, rompendo com paradigmas culturais no desenvolvimento da educação familiar. Um programa que despertou nos profissionais sentimentos em comum, que é possível EDUCAR COM CARINHO”

    Denis Cezar Musial, Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social de Irati-PR, Mestre em Desenvolvimento Comunitário (Unicentro).

    “É uma honra ser multiplicadora do PQIF, um programa com evidências científicas que trabalha em sua excelência para otimizar a qualidade na interação familiar e conseguir avanços consideráveis para a transformação da vida das crianças e dos jovens para a construção de uma comunidade mais saudável e resiliente!”

    Mariana Oliveira, pedagoga, facilitadora do Método Friends e do PQIF.

    Autor(es)

    LIDIA NATALIA DOBRIANSKYJ WEBER

    É doutora e mestre em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Especialista em Antropologia Filosófica e Especialista em Origens Filosóficas e Científicas da Psicologia e psicóloga pela UFPR desde 1980. Professora aposentada do Departamento de Psicologia e atual professora sênior e pesquisadora do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná. Pesquisa e ministra cursos e workshops sobre Orientação de pais, estilos e práticas parentais, Psicologia Positiva, Adoção e Relações interpessoais. Atua como palestrante, consultora e parecerista das mais importantes revistas e jornais do país. É mãe da Tatiana e Erik.

    ANA PAULA VIEZZER SALVADOR

    É doutora e mestre em Educação pela UFPR, psicóloga pela UFPR, professora do curso de Psicologia da UFPR e coordenadora dos projetos de extensão Projeto Família e Projeto Convivência, atuando na supervisão de estágios na área clínica. É mãe do Rafael.

    OLIVIA JUSTEN BRANDENBURG

    É mestre em Psicologia pela Universidade de Londrina e psicóloga pela UFPR. Atualmente atua como psicoterapeuta com consultório particular. É mãe do Francisco e Gilberto.

     

    Lidia, Ana Paula e Olivia estão entre as pioneiras no Brasil em relação a criação de programas vivenciais de Orientação de Pais. O programa PQIF existe desde 2002.

    Sumário

    Introdução

    Conheça a estrutura do programa de qualidade na interação familiar

    Recomendações para facilitadores

    1º Encontro - Vida Familiar e Aprendizagem de Comportamentos

    1 Participantes preenchem a ficha de inscrição

    2 Apresentação pessoal do(s) facilitador(es) do grupo

    3 Vivência: apresentação dos participantes

    4 Definição do contrato

    5 Vivência: o que você deseja para o seu filho?

    6 Ponto teórico: processos de aprendizagem

    7 Vivência: dificuldade de mudar um comportamento

    8 Tarefa de casa e autorregistro para o próximo encontro

    9 Exemplo de dúvida de pais

    2º Encontro - Regras e Valores

    1 Vivência: quem vai para a lua?

    2 Ponto teórico: regras e valores

    3 Discussão sobre a tarefa de casa

    4 Vivência: treino da habilidade de comunicação em situação de negociação de uma regra

    5 Tarefa de casa e autorregistro para o próximo encontro

    6 Leitura do texto: divirta-se com os seus filhos

    7 Exemplo de dúvidas de pais

    3º Encontro - Manejo de Comportamentos Desejados

    1 Discussão sobre o autorregistro

    2 Vivência: foco no erro

    3 Vivência: comunicação positiva

    4 Ponto teórico: manejo de comportamentos desejados

    5 Vivência: a instrução de uma tarefa

    6 Discussão sobre a tarefa de casa

    7 Vivência: treino da habilidade de elogiar

    8 Tarefa de casa e autorregistro para o próximo encontro

    9 Leitura do texto: reflexões de uma mãe

    10 Exemplos de dúvidas de pais

    4º Encontro - Manejo de Comportamentos Indesejados

    1 Discussão sobre o autorregistro

    2 Vivência: teatro pais e filhos

    3 Ponto teórico: manejo de comportamentos indesejados

    4 Discussão sobre a tarefa de casa

    5 Vivência: treino de habilidades de autorregulação emocional e escolha do manejo para um comportamento indesejado

    6 Tarefa de casa e autorregistro para o próximo encontro

    7 Leitura do texto: educar para a paz

    8 Exemplo de dúvida dos pais

    5º Encontro - Vínculo Afetivo e Envolvimento

    1 Discussão sobre o autorregistro

    2 Vivência: a criança fugindo do urso

    3 Vivência: brincadeira favorita

    4 Ponto teórico: vínculo afetivo e envolvimento

    5 Discussão sobre tarefa de casa

    6 Vivência: treino da habilidade de envolvimento

    7 Autorregistro para o próximo encontro

    8 Leitura da história: viver em família é envolver-se

    9 Mensagem final do 5º encontro: Eu amo vocês, minha família

    10 Exemplo de dúvidas de pais

    6º Encontro - Voltando no Tempo

    1 Discussão sobre o autorregistro

    2 Breve relaxamento

    3 Vivência: voltando no tempo

    4 Ponto teórico: análise intergeracional

    5 Vivência: gratidão em ser mãe e pai

    6 Tarefa de casa e autorregistro para o próximo encontro

    7 Leitura do texto: gratidão

    8 Leitura do texto: o perdão

    9 Exemplo de dúvida dos pais

    10 Modelo: folha de resposta para a vivência "voltando no tempo"

    7º Encontro - Autoconhecimento e Modelo

    1 Discussão sobre o tema do encontro anterior

    2 Vivência: relaxamento

    3 Vivência: autorretrato em objetos

    4 Ponto teórico: autoconhecimento

    5 Discussão sobre autorregistro e tarefa de casa

    6 Ponto teórico: modelo

    7 Vivência: treino de habilidades de autoconhecimento e modelo

    8 Tarefa de casa e autorregistro para o próximo encontro

    9 Leitura dos textos: parentalidade e autoconhecimento

    10 Exemplo de dúvida dos pais

    8º Encontro - Revisão e Encerramento

    1 Discussão sobre a tarefa de casa e autorregistro com os tópicos abordados neste programa

    2 Vivência: labirintos da vida

    3 Mensagem final: vida em família, complexidade e encantamento

    Referências e Notas

    Índice alfabético

    A

    • ação paralela
    • acolher
    • acolher
    • acolher
    • acolher
    • acolher
    • acolhimento
    • acolhimento
    • acolhimento
    • acolhimento
    • ambiente
    • ambiente
    • ambiente
    • ambiente
    • ambiente
    • ambiente
    • ambiente
    • ambiente
    • amor
    • amor
    • amor
    • amor
    • amor
    • amor
    • amor
    • amor
    • amor
    • amor incondicional
    • amor incondicional
    • análise do comportamento
    • análise do comportamento
    • análise do comportamento
    • análise do comportamento
    • análise do comportamento
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • aprendizagem
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • atenção
    • auto-observação
    • auto-observação
    • auto-observação
    • auto-observação
    • auto-observação
    • autoconhecimento
    • autoconhecimento
    • autoconhecimento
    • autoconhecimento
    • autoconhecimento
    • autoconhecimento
    • autorregulação emocional
    • autorregulação emocional
    • autorregulação emocional
    • autorregulação emocional
    • autorregulação emocional
    • autorregulação emocional

    B

    • biologia
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincar
    • brincadeiras
    • brincadeiras
    • brincadeiras
    • bronca
    • bronca

    C

    • castigo
    • castigo
    • castigo
    • chantagem emocional
    • chantagem emocional
    • chantagem emocional
    • clareza
    • coerência
    • coerência
    • coerência
    • compaixão
    • compaixão
    • compaixão
    • compaixão
    • compaixão
    • comportamento desejado
    • comportamento desejado
    • comportamento desejado
    • comportamento desejado
    • comportamento desejado
    • comportamento indesejado
    • comportamento indesejado
    • comportamento indesejado
    • comportamento indesejado
    • comportamento indesejado
    • comportamento indesejado
    • comportamento indesejado
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação
    • comunicação ativa e construtiva
    • conexão
    • conexão
    • conexão
    • conexão
    • conexão
    • conexão
    • confiança
    • confiança
    • confiança
    • confiança
    • confiança
    • confiança
    • confiança
    • conflito
    • conflito
    • conflito
    • consequência
    • consequência
    • consequência
    • consequência
    • consequência
    • consequência
    • consequência
    • consequência
    • consequência
    • consequências lógicas
    • consequências lógicas
    • consistência
    • consistência
    • consistência
    • consistência
    • consistência
    • contato físico / abraço / beijo
    • contato físico / abraço / beijo
    • contato físico / abraço / beijo
    • contato físico / abraço / beijo
    • contato físico / abraço / beijo
    • contexto
    • contexto
    • contexto
    • contexto
    • contexto
    • contexto
    • contexto
    • contexto
    • contexto
    • contexto cultural
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo
    • conversa/diálogo

    D

    • desenvolvimento infantil
    • desenvolvimento infantil
    • desenvolvimento infantil

    E

    • elogio
    • elogio
    • elogio
    • elogio
    • empatia
    • empatia
    • empatia
    • empatia
    • empatia
    • empatia
    • empatia
    • empatia
    • empatia
    • envolvimento
    • envolvimento
    • envolvimento
    • envolvimento
    • envolvimento
    • envolvimento
    • erro
    • erro
    • erro
    • erro
    • erro
    • erro
    • erro
    • erro
    • erro
    • expectativa
    • expectativa

    F

    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • família
    • fator de proteção
    • fator de proteção
    • felicidade
    • felicidade
    • felicidade
    • felicidade
    • forças pessoais
    • forças pessoais
    • forças pessoais
    • forças pessoais
    • forças pessoais

    G

    • gratidão
    • gratidão
    • gratidão
    • gratidão

    H

    • história familiar

    I

    • ignorar e desfocar atenção
    • infância
    • infância
    • infância
    • infância
    • infância
    • infância
    • infância
    • infância
    • instruções
    • instruções
    • instruções
    • instruções
    • instruções
    • instruções
    • instruções
    • instruções
    • instruções
    • interesse
    • interesse
    • interesse
    • interesse

    L

    • limite
    • limite
    • limite
    • limite
    • limite
    • limite
    • limite
    • limite

    M

    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo
    • manejo do sentimento da criança
    • meditação (mindfulness)
    • mentir
    • mentir
    • mentir
    • mentir
    • mentir
    • mentir
    • mentir
    • mentir
    • modelação
    • modelação
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • modelo
    • monitoria
    • monitoria
    • monitoria
    • monitoria

    N

    • negociação de uma regra
    • negociação de uma regra
    • negociação de uma regra

    O

    • observação
    • observação
    • observação
    • observação
    • observação
    • observação
    • observação
    • oferecer alternativa
    • orgulho
    • orgulho
    • orgulho
    • orgulho

    P

    • palmadas
    • palmadas
    • palmadas
    • parentalidade
    • parentalidade
    • parentalidade
    • parentalidade
    • parentalidade
    • parentalidade
    • perdão
    • perdão
    • perdão
    • psicologia positiva

    R

    • reforço positivo
    • reforço positivo
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • regra
    • relaxamento
    • relaxamento
    • reparação do erro e consequências lógicas
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina
    • rotina

    S

    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sentiment
    • sistema de fichas
    • socialização
    • socialização
    • socialização
    • superproteção
    • supervisão
    • supervisão
    • supervisão
    • surras
    • surras
    • surras

    T

    • transmissão intergeracional
    • transmissão intergeracional
    • transmissão intergeracional

    V

    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • valores
    • vínculo afetivo
    • vínculo afetivo
    • vínculo afetivo
    • vínculo afetivo
    • vínculo afetivo
    • vínculo afetivo