Capa do livro: Esportes de Combate - A Ciência no Treinamento de Atletas de MMA, André Geraldo Brauer Júnior, Ricardo Martins de Souza, Sérgio Luiz Ferreira Andrade, Stéfane Beloni Correa Dielle Dias, Thiago Farias da Fonseca Pimenta - Revisão Científica: Fabio da Silva Ferreira Vieira e Marco Aurélio Cota Júnior

Esportes de Combate - A Ciência no Treinamento de Atletas de MMA

André Geraldo Brauer Júnior, Ricardo Martins de Souza, Sérgio Luiz Ferreira Andrade, Stéfane Beloni Correa Dielle Dias, Thiago Farias da Fonseca Pimenta - Revisão Científica: Fabio da Silva Ferreira Vieira e Marco Aurélio Cota Júnior

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: André Geraldo Brauer Júnior, Ricardo Martins de Souza, Sérgio Luiz Ferreira Andrade, Stéfane Beloni Correa Dielle Dias, Thiago Farias da Fonseca Pimenta - Revisão Científica: Fabio da Silva Ferreira Vieira e Marco Aurélio Cota Júnior

    ISBN v. impressa: 978853629066-9

    ISBN v. digital: 978853629100-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 216grs.

    Número de páginas: 174

    Publicado em: 23/08/2019

    Área(s): Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Indubitavelmente o MMA é uma modalidade esportiva em plena expansão. Esta obra apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para um processo que estabelece uma base sólida de sustentação para o treinamento esportivo nos esportes de combate. O eixo norteador da obra sustenta-se na proposta de agregar diferentes valores relacionados às expertises de grandes autores, cada um em sua especialidade e não apenas juntar ideias, mas, sim, estabelecer parâmetros de união e complexidade dentro do ambiente da luta que é composto e influenciado por diferentes fatores.

    Nesta obra é abordada a preparação física no que diz respeito à preparação do atleta para um determinado evento em específico. Enfim, como preparar de modo com que esse atleta esteja em seu “estado ótimo” naquela determinada data. Mas, também, leva-se em consideração a eficácia do movimento, do gesto, ou seja, o atleta não precisa ser apenas forte, carece de precisão em seu gesto. Quanto mais preciso, mais efetivo, aliando-se à força, que, por sua vez, pode ser perdida com a diminuição da massa corporal para a pesagem, como fazer isso? Essas perguntas são respondidas nessa obra.

    Um aspecto que merece destaque são os exemplos práticos contidos na obra, exemplos realizados com lutadores de alto nível, ou seja, os treinamentos aqui explicados e ilustrados são treinamentos que geraram resultados nos mais altos níveis de prática esportiva do MMA.

    O mundo do MMA é amplo e complexo, o que é retratado claramente nessa obra e discutido de maneira clara e objetiva pelos autores. Todos esses elementos conferem a este livro uma qualidade salutar para treinadores, professores, preparadores físicos e técnicos, além de praticantes do mundo das lutas.

    Autor(es)

    ANDRÉ GERALDO BRAUER JÚNIOR

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela PUC-PR, tendo complementado sua formação com os seguintes cursos: Pós-Graduação lato sensu em nível Especialização em Fisiologia do Exercício pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão-IBPEX; Pós-Graduação stricto sensu em nível de mestrado em Educação Física pela Universidade Estatal de Cultura Física, Esporte e Turismo da Rússia. Docente em nível de graduação e pós-graduação lato sensu ministrando a disciplina de Metodologia do Treinamento Esportivo. Pós-Graduação stricto sensu em nível de doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Professor pesquisador e ministra cursos na área da preparação física em diferentes modalidades esportivas. Além disso, presta consultoria esportiva para atletas em diferentes modalidades e academias.

    RICARDO MARTINS DE SOUZA

    Doutor, Mestre e Formado em Licenciatura em Educação Física pela UFPR. Possui mais de 10 anos de experiência na sala de musculação. Professor nos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição (nas disciplinas de Fisiologia do Exercício e Biomecânica) do UniBrasil Centro Universitário desde 2007. Foi professor da Universidade do Contestado de 2006 a 2012, além de trabalhar como professor de diversos cursos de extensão e especialização na área do treinamento resistido, lecionando disciplinas que envolvem conceitos biomecânicos e fisiológicos. Presta consultoria técnica e de treinamento a diversas academias de Curitiba e região. Foi o fundador e trabalha como coordenador e pesquisador do CEPAFEE – Centro de Pesquisa em Atividade Física Exercício e Esporte no UniBrasil Centro Universitário – orientando pesquisas e projetos de iniciação científica sobre treinamento resistido e treinamento intervalado de alta intensidade.

    SÉRGIO LUIZ FERREIRA ANDRADE

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, onde concluiu também seu mestrado e doutorado. É professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação, nos quais leciona as disciplinas de cinesiologia e treinamento resistido. Atua também como consultor científico de musculação para academias. É praticante e estudante de musculação desde os 18 anos.

    STÉFANE BELONI CORREA DIELLE DIAS

    Doutor em Treinamento Desportivo. Mestre em Esporte e Sistema de Preparação de Atletas pela RGUFK-Rússia. Especialista em Exercício Físico e Saúde pela Universidade Estatal de Cultura Física, Desporto e Turismo da Rússia. Licenciado em Educação Física pela UFPR. Em 2005 recebeu o prêmio de honra pela melhor pesquisa científica na Conferência dos Jovens Cientistas. Praticante de Muay Thai e de “Brazilian Jiu-jitsu”, foi graduado faixa preta pelos Mestres Evanry Gurgel, Marcelo Brito e Fernandinho Vieira no ano de 2007. Trabalhou como Preparador físico de uma das maiores equipes de MMA do mundo, a American Top Team, onde já treinou grandes atletas profissionais como Hector Lombard, Thiago “Pitbull” Alves, Gleison Tibau, Antonio “Pezão” Silva, Melvin Guillard, Alessio Sakara, Mariusz Pudzianowski, Jeff Monson, Mike Brown, Thiago Silva, entre outros. Professor de diversos cursos de pós-graduação, ministrou cursos e seminários no Brasil, Canadá, Rússia e Portugal. No ano de 2011 recebeu o “Green Card” do serviço de imigração dos USA devido ao seu trabalho de destaque na área de treinamento desportivo com atletas do UFC. Em 2015 começou a ministrar aulas na Keiser University no programa de Sports Medicine and Fitness Technology, em Orlando na Flórida, onde reside.

    THIAGO FARIAS DA FONSECA PIMENTA

    Doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro. Mestrado em sociologia pela Universidade Federal do Paraná– UFPR. Especialização em esporte escolar pela Universidade de Brasília – UnB. Graduado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. Graduado em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho − UNESP/BAURU. Pesquisador na área de Lutas, Artes Marciais e formação profissional. Coordenador do Grupo de Excelência em Lutas − GEL − projeto de preparação física para atletas lutadores − Unibrasil/Universidade Positivo. Atualmente é docente do Unibrasil Centro Universitário e Universidade Positivo (UP). Faixa Preta 1 DAN de Taekwondo e Praticante de Jiu-Jitsu.

    Sumário

    LISTA DE FIGURAS, QUADROS, TABELA E GRÁFICO

    Capítulo 1 A PERIODIZAÇÃO APLICADA AOS ESPORTES DE COMBATE

    INTRODUÇÃO

    CONCEITOS GERAIS DA METODOLOGIA DO TREINAMENTO ESPORTIVO

    CARGAS FÍSICAS NO TREINAMENTO ESPORTIVO

    CARGAS EXTERNAS

    CARGA INTERNA

    MEIOS DE TREINAMENTO: EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO GERAL, ESPECIAL E COMPETITIVO

    EXERCÍCIO COMPETITIVO

    O EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO ESPECIAL

    O EXERCÍCIO DE PREPARAÇÃO GERAL

    MODELO DE PERIODIZAÇÃO CLÁSSICA OU TRADICIONAL

    FUNDAMENTOS DA PERIODIZAÇÃO ESPORTIVA

    PERÍODO PREPARATÓRIO GERAL E ESPECÍFICO (PERÍODO DE PREPARAÇÃO FUNDAMENTAL)

    PERÍODO COMPETITIVO (PC)

    PERÍODO DE TRANSIÇÃO (PT)

    ESTRUTURAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO

    MACROCICLO DE TREINAMENTO

    MESOCICLO DE TREINAMENTO

    MICROCICLOS DE TREINAMENTO

    MODELO DE PERIODIZAÇÃO COM CARGAS CONCENTRADAS (BLOCOS)

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Capítulo 2 A TOMADA DE DECISÃO NOS ESPORTES DE COMBATE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM MOTORA BASEADA NA SITUAÇÃO

    INTRODUÇÃO

    A TOMADA DE DECISÃO

    OS ESTÁGIOS DO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES

    IDENTIFICAÇÃO DO ESTÍMULO

    SELEÇÃO DA RESPOSTA

    PROGRAMAÇÃO DA RESPOSTA

    TEMPO DE REAÇÃO E TEMPO DE RESPOSTA

    A ANTECIPAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DA MELHORIA DE VELOCIDADE

    ESTRATÉGIAS PARA AS SESSÕES DE TREINAMENTO

    ETAPA 1: APRENDIZAGEM INICIAL

    ETAPA 2: APRENDIZAGEM APROFUNDADA

    ETAPA 3: CONSOLIDAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Capítulo 3 ABORDAGENS DO TREINAMENTO RESISTIDO E SUA APLICAÇÃO NA PREPARAÇÃO DO ATLETA

    ABORDAGENS TENSIONAIS NA MUSCULAÇÃO

    NÚMERO DE REPETIÇÕES

    INTERVALO ENTRE SÉRIES

    VELOCIDADE DE EXECUÇÃO

    ABORDAGENS METABÓLICAS NA MUSCULAÇÃO

    NÚMERO DE REPETIÇÕES

    INTERVALO ENTRE SÉRIES

    VELOCIDADE DE EXECUÇÃO

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Capítulo 4 ANÁLISE BIOMECÂNICA DOS EXERCÍCIOS DE MUSCULAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO TREINAMENTO DE ATLETAS DE COMBATE

    INTRODUÇÃO

    CONCEITOS GERAIS

    TORQUE ARTICULAR E OS CUIDADOS COM A TÉCNICA DE EXECUÇÃO

    DIMINUINDO A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS ISOLADOS

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    EXEMPLO DE ROTINAS DE TREINO

    REFERÊNCIAS

    Capítulo 5 EXEMPLOS PRÁTICOS DA ORGANIZAÇÃO DE SESSÕES DE TREINAMENTO

    EXEMPLOS PRÁTICOS DA ORGANIZAÇÃO DE SESSÕES DE TREINAMENTO

    ADAPTAÇÃO ANATÔMICA: EXAGERO OU NECESSIDADE?

    TREINAMENTO DE FORÇA

    TREINAMENTO DE POTÊNCIA

    TREINAMENTO DE VELOCIDADE

    TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA AERÓBIA

    TREINAMENTO DA FLEXIBILIDADE

    CIRCUITOS PRÉ-COMPETIÇÃO

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abordagens do treinamento resistido e sua aplicação na preparação do atleta
    • Abordagens do treinamento resistido e sua aplicação na preparação do atleta. Considerações finais
    • Abordagens do treinamento resistido e sua aplicação na preparação do atleta. Referências
    • Abordagens tensionais na musculação
    • Adaptação anatômica: exagero ou necessidade?
    • Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate. Conceitos gerais
    • Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate. Considerações finais
    • Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate. Exemplo de rotinas de treino
    • Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate. Introdução
    • Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate. Referências
    • Antecipação como estratégia da melhoria de velocidade
    • Aprendizagem motora. Tomada de decisão nos esportes de combate: contribuições de uma abordagem da aprendizagem motora baseada na situação

    B

    • Biomecânica. Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate

    C

    • Carga concentrada. Modelo de periodização com cargas concentradas (blocos)
    • Cargas físicas no treinamento esportivo
    • Circuitos pré-competição
    • Competição. Circuitos pré-competição
    • Competição. Exercício competitivo
    • Competição. Período competitivo (PC)
    • Conceitos gerais da metodologia do treinamento esportivo

    D

    • Diminuindo a importância dos exercícios isolados

    E

    • Esporte de combate. Estágios do processamento de informações
    • Esporte de combate. Identificação do estímulo
    • Esporte de combate. Periodização aplicada aos esportes de combate
    • Esporte de combate. Programação da resposta
    • Esporte de combate. Seleção da resposta
    • Esporte de combate. Tomada de decisão nos esportes de combate: contribuições de uma abordagem da aprendizagem motora baseada na situação
    • Estratégias para as sessões de treinamento
    • Estruturas do processo de treinamento
    • Exemplos práticos da organização de sessões de treinamento
    • Exemplos práticos da organização de sessões de treinamento. Considerações finais
    • Exercício competitivo
    • Exercício de preparação especial
    • Exercício de preparação geral

    F

    • Figura. Lista de figuras, quadros, tabela e gráfico
    • Flexibilidade. Treinamento da flexibilidade
    • Força. Treinamento de força
    • Fundamentos da periodização esportiva

    L

    • Lista de figuras, quadros, tabela e gráfico

    M

    • Macrociclo de treinamento
    • Meios de treinamento: exercício de preparação geral, especial e competitivo
    • Melhoria de velocidade. Antecipação como estratégia da melhoria de velocidade
    • Mesociclo de treinamento
    • Metodologia. Conceitos gerais da metodologia do treinamento esportivo
    • Microciclos de treinamento
    • Modelo de periodização clássica ou tradicional
    • Modelo de periodização com cargas concentradas (blocos)
    • Musculação. Abordagens tensionais na musculação
    • Musculação. Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate

    P

    • Periodização aplicada aos esportes de combate
    • Periodização aplicada aos esportes de combate. Considerações finais
    • Periodização aplicada aos esportes de combate. Introdução
    • Periodização aplicada aos esportes de combate. Referências
    • Periodização. Fundamentos da periodização esportiva
    • Periodização. Modelo de periodização clássica ou tradicional
    • Período competitivo (PC)
    • Período de Transição (PT)
    • Período preparatório geral e específico (período de preparação fundamental)
    • Potência. Treinamento de potência
    • Preparação do atleta. Abordagens do treinamento resistido e sua aplicação na preparação do atleta
    • Preparação do atleta. Abordagens metabólicas na musculação
    • Preparação do atleta. Abordagens tensionais na musculação
    • Preparação do atleta. Intervalo entre séries
    • Preparação do atleta. Intervalo entre séries
    • Preparação do atleta. Número de repetições
    • Preparação do atleta. Número de repetições
    • Preparação do atleta. Velocidade de execução
    • Preparação. Exercício de preparação especial
    • Preparação. Exercício de preparação geral
    • Preparação. Período preparatório geral e específico (período de preparação fundamental)

    R

    • Reação. Tempo de reação e tempo de resposta
    • Referências
    • Resistência aeróbica. Treinamento de resistência aeróbia
    • Resposta. Tempo de reação e tempo de resposta

    T

    • Tabela. Lista de figuras, quadros, tabela e gráfico
    • Técnica de execução. Torque articular e os cuidados com a técnica de execução
    • Tempo de reação e tempo de resposta
    • Tomada de decisão
    • Tomada de decisão nos esportes de combate: contribuições de uma abordagem da aprendizagem motora baseada na situação
    • Tomada de decisão nos esportes de combate: contribuições de uma abordagem da aprendizagem motora baseada na situação. Considerações finais
    • Tomada de decisão nos esportes de combate: contribuições de uma abordagem da aprendizagem motora baseada na situação. Introdução
    • Tomada de decisão nos esportes de combate: contribuições de uma abordagem da aprendizagem motora baseada na situação. Referências
    • Torque articular e os cuidados com a técnica de execução
    • Transição. Estruturas do processo de treinamento
    • Transição. Período de Transição (PT)
    • Treinamento da flexibilidade
    • Treinamento de atletas de combate. Análise biomecânica dos exercícios de musculação e sua aplicação no treinamento de atletas de combate
    • Treinamento de atletas de combate. Diminuindo a importância dos exercícios isolados
    • Treinamento de força
    • Treinamento de potência
    • Treinamento de resistência aeróbia
    • Treinamento de velocidade
    • Treinamento esportivo. Carga interna
    • Treinamento esportivo. Cargas externas
    • Treinamento esportivo. Cargas físicas
    • Treinamento esportivo. Conceitos gerais da metodologia do treinamento esportivo
    • Treinamento resistido. Abordagens do treinamento resistido e sua aplicação na preparação do atleta
    • Treinamento. Estratégias para as sessões de treinamento
    • Treinamento. Etapa 1: aprendizagem inicial
    • Treinamento. Etapa 2: aprendizagem aprofundada
    • Treinamento. Etapa 3: consolidação e aperfeiçoamento
    • Treinamento. Exemplos práticos da organização de sessões de treinamento
    • Treinamento. Macrociclo de treinamento
    • Treinamento. Meios de treinamento: exercício de preparação geral, especial e competitivo
    • Treinamento. Mesociclo de treinamento
    • Treinamento. Microciclos de treinamento

    V

    • Velocidade de execução
    • Velocidade. Treinamento de velocidade