Capa do livro: Psicologia no Ambiente Escolar - Teoria e Prática, Vicenza Capone

Psicologia no Ambiente Escolar - Teoria e Prática

Vicenza Capone

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Vicenza Capone

    ISBN v. impressa: 978853629330-1

    ISBN v. digital: 978853629348-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 236grs.

    Número de páginas: 190

    Publicado em: 15/01/2020

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O que faz um psicólogo escolar? Como ele age? Com quais personagens da escola ele atua? No ambiente tão conhecido das escolas, onde todos nós já estivemos por tantos anos, a psicologia adentra para auxiliar a prática pedagógica e potencializar o desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças, adolescentes e adultos que frequentam as instituições escolares. Mas o que podemos esperar deste profissional no reino pedagógico? Quais são as contribuições da psicologia para o terreno da aprendizagem escolar?

    A ciência psicológica apoia o enfrentamento de dificuldades escolares, inclusão social de estudantes com necessidades educacionais especiais, dificuldades de comunicação dentro da instituição, questões de clima organizacional escolar, falta de participação de pais e responsáveis por alunos nas atividades escolares. A psicologia tem muito a oferecer ao ambiente escolar e seu desenvolvimento. Este livro mostra um pouco do que pode ser feito no dia a dia de uma escola por um psicólogo escolar.

    Autor(es)

    VICENZA CAPONE

    Psicóloga, bacharel e mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Atua como psicóloga na Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2001, nas Equipes de Atendimento Psicopedagógico (2001 - 2008) e nas Equipes Especializadas de Apoio a Aprendizagem (2010 - atualmente). Foi professora de Psicologia da Educação em curso de graduação em Letras - Português por três anos. Palestrou sobre Psicologia Escolar a convite do Conselho Regional de Psicologia - 1ª Região e de colegas docentes de graduação em psicologia no DF. Participa de treinamento de novas colegas de trabalho na SE-DF.

    Sumário

    Índice de Casos

    Introdução

    Entrada do Psicólogo Escolar na Escola

    A Escola

    Leis Reguladoras

    Diário de Classe

    A Rotina da Escola

    Profissionais Paradocentes

    O Psicólogo Escolar

    A Lida Direta com Professoras

    Doenças Laborais Próprias da Educação e Profilaxia

    O Corpo Discente

    A Escuta

    A Observação

    A Sala da Psicologia Escolar

    Questões mais Frequentes

    O Toque e a Necessidade de Contato Físico

    Atendimento da Psicóloga Escolar a Crianças com Deficiência(s)

    Atendimentos Especializados para ANEE

    Avaliação Psicológica

    O Contato com a Criança

    O Uso de Jogos no Contato com a Criança

    A Entrevista ou o Atendimento a Pais

    Atendimento a Grupo de Pais

    Atendimento a Grupo de Professores

    Conhecimentos Utilizados em Psicologia Escolar

    Nossa Definição de Psicologia Escolar

    Referências

    Sessão de Anexos

    O Poder Psicológico

    Objetividade, Instrumentalização, Replicação e Generalização na Psicologia do Desenvolvimento

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • ANEE. Atendimentos especializados para ANEE
    • Anexos. Sessão de anexos
    • Atendimento a grupo de pais
    • Atendimento a grupo de professores
    • Atendimento aos pais. Entrevista ou o atendimento a pais
    • Atendimento da psicóloga escolar a crianças com deficiência(s)
    • Atendimentos especializados para ANEE
    • Avaliação psicológica

    C

    • Casos. Índice de casos
    • Classe. Diário de classe
    • Conhecimentos utilizados em psicologia escolar
    • Contato com a criança
    • Contato físico. Toque e a necessidade de contato físico
    • Corpo discente
    • Criança com deficiência. Atendimento da psicóloga escolar a crianças com deficiência(s)
    • Criança. Contato com a criança
    • Criança. Uso de jogos no contato com a criança

    D

    • Desenvolvimento. Objetividade, instrumentalização, replicação e generalização na psicologia do desenvolvimento
    • Diário de classe
    • Discência. Corpo discente
    • Docência. Profissionais paradocentes
    • Doenças laborais próprias da educação e profilaxia

    E

    • Educação. Doenças laborais próprias da educação e profilaxia
    • Ensino. Doenças laborais próprias da educação e profilaxia
    • Entrada do psicólogo escolar na escola
    • Entrevista ou o atendimento a pais
    • Escola
    • Escola. Entrada do psicólogo escolar na escola
    • Escola. Psicólogo escolar
    • Escola. Rotina da escola
    • Escuta

    G

    • Generalização. Objetividade, instrumentalização, replicação e generalização na psicologia do desenvolvimento
    • Grupo de pais. Atendimento a grupo de pais
    • Grupo de professores. Atendimento a grupo de professores

    I

    • Índice de casos
    • Instrumentalização. Objetividade, instrumentalização, replicação e generalização na psicologia do desenvolvimento
    • Introdução

    J

    • Jogos. Uso de jogos no contato com a criança

    L

    • Leis reguladoras
    • Lida direta com professoras

    N

    • Necessidade. Toque e a necessidade de contato físico
    • Nossa definição de psicologia escolar

    O

    • Objetividade, instrumentalização, replicação e generalização na psicologia do desenvolvimento
    • Observação

    P

    • Pais. Atendimento a grupo de pais
    • Pais. Entrevista ou o atendimento a pais
    • Paradocência. Profissionais paradocentes
    • Poder psicológico
    • Professor. Atendimento a grupo de professores
    • Professor. Lida direta com professoras
    • Profilaxia. Doenças laborais próprias da educação e profilaxia
    • Profissionais paradocentes
    • Psicologia do desenvolvimento. Objetividade, instrumentalização, replicação e generalização na psicologia do desenvolvimento
    • Psicologia escolar. Atendimento da psicóloga escolar a crianças com deficiência(s)
    • Psicologia escolar. Atendimentos especializados para ANEE
    • Psicologia escolar. Conhecimentos utilizados
    • Psicologia escolar. Nossa definição
    • Psicologia escolar. Questões mais frequentes
    • Psicologia escolar. Sala da psicologia escolar
    • Psicologia escolar. Toque e a necessidade de contato físico
    • Psicologia. Avaliação psicológica
    • Psicologia. Poder psicológico
    • Psicólogo escolar
    • Psicólogo escolar. Entrada do psicólogo escolar na escola

    R

    • Referências
    • Referências
    • Regulação. Leis reguladoras
    • Replicação. Objetividade, instrumentalização, replicação e generalização na psicologia do desenvolvimento
    • Rotina da escola
    • Rotina da escola. Diário de classe

    S

    • Sala da psicologia escolar
    • Sessão de anexos

    T

    • Toque e a necessidade de contato físico
    • Trabalho. Doenças laborais próprias da educação e profilaxia

    U

    • Uso de jogos no contato com a criança