Capa do livro: Altas Habilidades/Superdotação na Vida Adulta - Modos de Ser e Trajetórias de Vida, Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

Altas Habilidades/Superdotação na Vida Adulta - Modos de Ser e Trajetórias de Vida

Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Denise Rocha Belfort Arantes-Brero

    ISBN v. impressa: 978853629382-0

    ISBN v. digital: 978853629496-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 119grs.

    Número de páginas: 96

    Publicado em: 17/03/2020

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Psicanálise; Internacional

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Esta obra é fruto de uma análise sobre relatos em forma de depoimentos de pessoas jovens e adultas que possuem altas habilidades/superdotação. Nesta perspectiva, trata-se de um trabalho inédito, que procura recontar, sob a ótica dos entrevistados, momentos relacionados à descoberta do diagnóstico, o período de escolarização, as relações familiares, afetivas e sociais, bem como o entendimento deles sobre este fenômeno. Os relatos são apresentados e discutidos de modo a apresentar os referenciais teóricos a respeito do tema, permitindo ao leitor um conhecimento mais amplo, tendo em vista que ele não está centrado apenas no contexto da escola.

    Autor(es)

    DENISE ROCHA BELFORT ARANTES-BRERO

    Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar e em Educação Especial para Dotados e Talentosos. Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia hospitalar e psicologia educacional, principalmente educação especial. Coordenou o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades vinculado ao Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (2005-2015). Implantou e Coordenou o Programa CAPE Regional (2013-2015). Docente de cursos de graduação e pós-graduação. Consultora Educacional. Participa do Grupo de Pesquisa “A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento”.

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO

    1.1 Adentrando o campo

    1.2 Revisão bibliográfica

    2 MÉTODO

    2.1 A coleta de dados

    2.2 Contextualização das entrevistas

    3 AS CONTRIBUIÇÕES DE MARION MILNER

    3.1 Dados biográficos

    3.2 Bases teóricas

    4 AS CONFIGURAÇÕES ENCONTRADAS NAS ENTREVISTAS

    4.1 A descoberta

    4.2 A escola

    4.3 A família

    4.4 Percepção de si em relação ao mundo

    4.5 Relações interpessoais

    4.6 A nomeação do fenômeno

    4.7 Relação com o conhecimento formal

    4.8 Estereótipo

    4.9 O lugar no mundo

    4.10 Uso da criatividade

    5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    OBRAS CONSULTADAS

    Índice alfabético

    A

    • Adentrando o campo

    C

    • Coleta de dados
    • Configurações encontradas nas entrevistas
    • Conhecimento formal. Relação com o conhecimento formal. Entrevista. Configurações encontradas
    • Considerações finais
    • Contextualização das entrevistas
    • Contribuições de Marion Milner
    • Criatividade. Uso da criatividade. Entrevista. Configurações encontradas

    D

    • Dados. Coleta de dados
    • Descoberta. Entrevista. Configurações encontradas

    E

    • Entrevista. Configurações encontradas nas entrevistas
    • Entrevista. Configurações encontradas. A descoberta
    • Entrevista. Configurações encontradas. A escola
    • Entrevista. Configurações encontradas. A família
    • Entrevista. Configurações encontradas. A nomeação do fenômeno
    • Entrevista. Configurações encontradas. Estereótipo
    • Entrevista. Configurações encontradas. O lugar no mundo
    • Entrevista. Configurações encontradas. Percepção de si em relação ao mundo
    • Entrevista. Configurações encontradas. Relação com o conhecimento formal
    • Entrevista. Configurações encontradas. Relações interpessoais
    • Entrevista. Configurações encontradas. Uso da criatividade
    • Entrevista. Contextualização das entrevistas
    • Escola. Entrevista. Configurações encontradas
    • Estereótipo. Entrevista. Configurações encontradas

    F

    • Família. Entrevista. Configurações encontradas

    I

    • Introdução

    L

    • Lugar no mundo. Entrevista. Configurações encontradas

    M

    • Marion Milner. Bases teóricas
    • Marion Milner. Contribuições de Marion Milner
    • Marion Milner. Dados biográficos
    • Método

    N

    • Nomeação do fenômeno. Entrevista. Configurações encontradas

    O

    • Obras consultadas

    P

    • Percepção de si em relação ao mundo. Entrevista. Configurações encontradas
    • Pesquisa. Adentrando o campo
    • Pesquisa. Coleta de dados

    R

    • Referências
    • Relação com o conhecimento formal. Entrevista. Configurações encontradas
    • Relações interpessoais. Entrevista. Configurações encontradas
    • Revisão bibliográfica

    U

    • Uso da criatividade. Entrevista. Configurações encontradas