Capa do livro: Educação Indígena: Concepções e Práticas - Escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, Amazonas, Antonia Rodrigues da Silva

Educação Indígena: Concepções e Práticas - Escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, Amazonas

Antonia Rodrigues da Silva

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Antonia Rodrigues da Silva

    ISBN v. impressa: 978853629367-7

    ISBN v. digital: 978655605086-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 216grs.

    Número de páginas: 174

    Publicado em: 27/03/2020

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação

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    Sinopse

    Esta obra, oriunda de tese de doutorado, traz um tema de grande relevância para as relações sociais na Amazônia. De caráter interdisci­plinar, possibilita uma ampla leitura sobre igualdade e diferença, uma nova inteligibilidade sobre a Amazônia numa perspectiva endógena, mas mantendo e intensificando o diálogo com as ciências da educação. Três construções “tipos-ideais”, que representam as maneiras distintas de conceber a educação escolar indígena, quais sejam: na ação social dos agentes do governo; na ação social dos cientistas que a estudam e na ação social dos índios, expressam o resultado deste estudo ao longo dos quatro capítulos. Da catequese à educação indígena diferenciada, intensos e prolongados debates formularam uma nova proposta educa­cional, influenciando tendências educacionais, agências governamen­tais e a produção do conhecimento. A ideia central deste livro decorre da grande preocupação com a educação escolar indígena diferenciada em comparação com a educação nacional, pois ao invés de produzir os benefícios da diferença∕alteridade, pode corroborar para o acirramento das desigualdades com base em estereótipos e preconceitos.

    Autor(es)

    ANTONIA RODRIGUES DA SILVA

    Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia. Mes­tre em Educação. Especialista em Gestão da Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora de Carreira no Magistério Superior no Instituto de Natureza e Cultura – INC da Uni­versidade Federal do Ama­zonas, Polo na Mesorregião do Alto Solimões – AM. Possui uma ampla experiência na área da educação, atu­ando na rede pública, nos níveis da educação básica e superior como profes­sora e também na área da gestão de escolar, em instituições não indígenas e indígenas. Desenvolve atividades de ensino, pesqui­sa e extensão a partir dos temas: educação, políticas educacionais, educação es­pecial e educação escolar indígena, com publicação de artigos em periódicos científicos como La Recherche em Education e Anais de Eventos Científicos como o Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança, na AFIRSE Portugal, entre outros. Secretária de Educação do Município de Benjamin Constant – AM.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    I INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL

    1.1 Educação Escolar Indígena: Um Breve Histórico

    1.2 A Educação como Direito dos Povos Indígenas

    1.3 A Política de Educação Escolar Indígena

    II EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ACADEMIA

    2.1 O Debate Acadêmico sobre Educação Escolar Indígena no Brasil

    2.1.1 O contexto das pesquisas: campo, sujeitos e áreas do conhecimento

    2.1.2 Os enfoques temáticos das pesquisas

    2.1.3 Aporte teórico-metodológico

    2.1.4 Perfil dos pesquisadores

    2.1.5 O debate interno do estado da arte

    2.1.5.1 Resenhando os resultados

    2.1.5.2 O debate crítico dos estudiosos do tema

    2.2 Os Estudos sobre a Escola do Povo Tikuna

    III UMA MIRADA CABOCLA SOBRE A ESCOLA INDÍGENA

    3.1 Quem é a Pesquisadora: O Memorial Acadêmico

    3.2 Como Vejo a Escola Indígena

    3.2.1 Educação escolar indígena na educação básica: onde está a diferença?

    3.2.2 Educação da criança indígena: facultatividade na educação infantil

    3.2.3 Os territórios etnoeducacionais do Alto Solimões

    3.2.4 O mito da educação escolar indígena diferenciada

    IV OS ÍNDIOS TIKUNA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

    4.1 Quem são os Índios Tikuna?

    4.2 A Educação Escolar Indígena no Alto Solimões/AM

    4.3 A Percepção dos Índios Tikuna sobre a Escola

    CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Alto Solimões. Territórios Etnoeducacionais do Alto Solimões
    • Alto Solimões/AM. Educação escolar indígena no Alto Solimões/AM

    C

    • Considerações provisórias
    • Criança indígena. Educação da criança indígena: facultatividade na educação infantil

    D

    • Debate acadêmico sobre educação escolar indígena no Brasil
    • Debate crítico dos estudiosos do tema
    • Debate interno do Estado da arte
    • Direito dos povos indígenas. Educação como direito dos povos indígenas

    E

    • Educação como direito dos povos indígenas
    • Educação da criança indígena: facultatividade na educação infantil
    • Educação escolar indígena na academia
    • Educação escolar indígena na educação básica: onde está a diferença?
    • Educação escolar indígena no Alto Solimões/AM
    • Educação escolar indígena. Contexto das pesquisas: campo, sujeitos e áreas do conhecimento
    • Educação escolar indígena. Debate acadêmico sobre educação escolar indígena no Brasil
    • Educação escolar indígena. Enfoques temáticos das pesquisas
    • Educação escolar indígena. Institucionalização da educação escolar indígena no Brasil
    • Educação escolar indígena. Mito da educação escolar indígena diferenciada
    • Educação escolar indígena: um breve histórico
    • Educação escolar. Índios Tikuna e a Educação Escolar
    • Ensino. Educação da criança indígena: facultatividade na educação infantil
    • Ensino. Educação escolar indígena na academia
    • Ensino. Educação escolar indígena na educação básica: onde está a diferença?
    • Ensino. Política de educação escolar indígena
    • Escola do Povo Tikuna. Estudos sobre a Escola do Povo Tikuna
    • Escola indígena. Como vejo a escola indígena
    • Escola indígena. Uma mirada cabocla sobre a escola indígena
    • Estado da arte. Debate interno do Estado da arte
    • Estudos sobre a Escola do Povo Tikuna

    H

    • Histórico. Educação escolar indígena: um breve histórico

    I

    • Indígena. Institucionalização da educação escolar indígena no Brasil
    • Indígena. Política de educação escolar indígena
    • Índios Tikuna e a Educação Escolar
    • Índios Tikuna. Percepção dos Índios Tikuna sobre a Escola
    • Índios Tikuna. Quem são?
    • Institucionalização da educação escolar indígena no Brasil
    • Introdução

    M

    • Metodologia. Aporte teórico-metodológico
    • Mito da educação escolar indígena diferenciada

    P

    • Percepção dos Índios Tikuna sobre a Escola
    • Perfil dos pesquisadores
    • Pesquisa. Educação escolar indígena. Enfoques temáticos das pesquisas
    • Pesquisa. Perfil dos pesquisadores
    • Pesquisa. Quem é a pesquisadora: o memorial acadêmico
    • Política de educação escolar indígena

    R

    • Referências
    • Resenhando os resultados
    • Resultado. Resenhando os resultados

    T

    • Territórios Etnoeducacionais do Alto Solimões