Capa do livro: Futsal na Iniciação Esportiva - Prática e Contextualização Social a partir dos Motivos de Participação e Abandono, André Felipe Caregnato, Fernando Renato Cavichiolli e José Roulien de Andrade Junior

Futsal na Iniciação Esportiva - Prática e Contextualização Social a partir dos Motivos de Participação e Abandono

André Felipe Caregnato, Fernando Renato Cavichiolli e José Roulien de Andrade Junior

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: André Felipe Caregnato, Fernando Renato Cavichiolli e José Roulien de Andrade Junior

    ISBN v. impressa: 978655605053-9

    ISBN v. digital: 978655605173-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 116grs.

    Número de páginas: 86

    Publicado em: 23/06/2020

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O futsal é um esporte puramente brasileiro, sendo capaz de atingir a grande maioria das classes socioeconômicas, pois existem clubes e escolinhas de esportes tanto públicas quanto privadas. O presente livro tem como foco analisar o contexto da iniciação esportiva específica deste esporte em diferentes ambientes de prática: em uma escola formal e em um clube essencialmente esportivo, participante do esporte competitivo e organizado.

    Apresenta um cenário que não trata especificamente de metodologias de ensino, técnicas, táticas e estratégias para equipes menores de futsal, mas aborda características comportamentais e as relações existentes entre os diferentes agentes inseridos na prática, como pais, diretores, treinadores e instituições que envolvem os treinamentos de jovens. Portanto, pretende-se ir além dos treinos e jogos da modalidade em questão e, assim, aprimorar o cotidiano de Técnicos, de Professores de esportes em geral, por exemplo, no que se refere ao melhor entendimento dessas relações, as quais podem influenciar nas diversas decisões que frequentemente perpassam o ambiente da iniciação esportiva.

    Autor(es)

    ANDRÉ FELIPE CAREGNATO

    Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui Curso de Especialização (Lato Sensu) em Ciências do Treinamento Esportivo na PUCPR. Especialização (Lato Sensu) em Futsal pela Unopar/Londrina. Atualmente, professor do Centro Universitário Dom Bosco (UniDBSCO), nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. Ainda, no Colégio Santo Anjo, atua como professor e na coordenação da área de Educação Física. Possui experiência na área de iniciação esportiva, com treinamento em futsal no contexto escolar. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade da UFPR, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte; futsal; atletismo; gestão; formação de atletas e alto rendimento.

    FERNANDO RENATO CAVICHIOLLI

    Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra (UC) – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná, trabalhando nos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física (disciplina de Esportes II – basquetebol) e desde 2005 é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/ Mestrado e Doutorado (PPGEDF), ministrando a seguinte disciplina: Esporte e Lazer na Abordagem Figuracional. Na área administrativa foi vice-chefe do Departamento de Educação Física (2004-2006); chefe do referido departamento entre 2006-2008; Diretor do Centro de Educação Física e Desportos no período de 2011-2014 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) entre 2014 e 2018.

    JOSÉ ROULIEN DE ANDRADE JUNIOR

    Mestre em Educação Física na área de concentração em sociologia do esporte pela UFPR, tem especialização em futebol e futsal, graduado em educação física pela Universidade Federal do Paraná. Autor de livros de futsal. Atualmente é professor de futsal da ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DE ENSINO SENHOR BOM JESUS, servidor da SMELJ (SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE LAZER E JUVENTUDE). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento de futebol e futsal. Foi Técnico de Futsal no CAP (Clube Athlético Paranaense) De 1989 a 1992, no PARANÁ CLUBE de 2001 a 2012, onde foi tricampeão Paranaense sub 20, campeão da Liga Sul Adulto em 2009, dirigiu a equipe adulta de 2004 a 2011. Licenciado pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) níveis 2 e 3.

    Sumário

    1 CONTEXTUALIZAÇÃO

    Capítulo I MOTIVOS DE PARTICIPAÇÃO NA INICIAÇÃO AO FUTSAL EM DIFERENTES AMBIENTES

    1.2 RESULTADOS E DISCUSSÃO

    1.2.1 O Futsal no Clube

    1.2.2 O Futsal na Escola

    Capítulo II UM OLHAR SOCIOLÓGICO NO ESPORTE CONSTITUÍDO A PARTIR DAS AÇÕES DE TÉCNICOS, PAIS E DIRIGENTES INSERIDOS NA INICIAÇÃO AO FUTSAL

    2.1 OS PAIS

    2.2 OS DIRIGENTES

    2.3 OS TÉCNICOS

    Capítulo III MOTIVOS DE ABANDONO NA INICIAÇÃO AO FUTSAL EM DIFERENTES AMBIENTES

    3.1 INTRODUÇÃO

    3.2 RESULTADOS E DISCUSSÃO

    3.2.1 O Abandono da Prática do Futsal no Clube

    3.2.2 O Abandono da Prática do Futsal na Escola

    Capítulo IV CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abandono da prática do futsal na escola
    • Abandono da prática do futsal no clube
    • Abandono. Motivos de abandono na iniciação ao futsal em diferentes ambientes
    • Ambiente esportivo. Motivos de abandono na iniciação ao futsal em diferentes ambientes
    • Ambiente esportivo. Motivos de participação na iniciação ao futsal em diferentes ambientes

    C

    • Clube. Abandono da prática do futsal no clube
    • Clube. Futsal no clube
    • Considerações finais
    • Contextualização

    D

    • Dirigente. Um olhar sociológico no esporte constituído a partir das ações de técnicos, pais e dirigentes inseridos na iniciação ao futsal
    • Dirigentes

    E

    • Escola. Abandono da prática do futsal na escola
    • Escola. Futsal no clube
    • Esporte. Abandono da prática do futsal na escola
    • Esporte. Abandono da prática do futsal no clube
    • Esporte. Motivos de participação na iniciação ao futsal em diferentes ambientes
    • Esporte. Um olhar sociológico no esporte constituído a partir das ações de técnicos, pais e dirigentes inseridos na iniciação ao futsal

    F

    • Futsal na escola
    • Futsal no clube
    • Futsal. Abandono da prática do futsal na escola
    • Futsal. Abandono da prática do futsal no clube
    • Futsal. Motivos de abandono na iniciação ao futsal em diferentes ambientes
    • Futsal. Motivos de participação na iniciação ao futsal em diferentes ambientes

    I

    • Iniciação ao futsal. Um olhar sociológico no esporte constituído a partir das ações de técnicos, pais e dirigentes inseridos na iniciação ao futsal
    • Iniciação esportiva. Motivos de participação na iniciação ao futsal em diferentes ambientes

    M

    • Motivos de abandono na iniciação ao futsal em diferentes ambientes
    • Motivos de abandono na iniciação ao futsal em diferentes ambientes. Introdução
    • Motivos de participação na iniciação ao futsal em diferentes ambientes

    P

    • Pais
    • Pais. Um olhar sociológico no esporte constituído a partir das ações de técnicos, pais e dirigentes inseridos na iniciação ao futsal

    R

    • Referências
    • Resultados e discussão

    S

    • Sociologia. Um olhar sociológico no esporte constituído a partir das ações de técnicos, pais e dirigentes inseridos na iniciação ao futsal

    T

    • Técnico. Um olhar sociológico no esporte constituído a partir das ações de técnicos, pais e dirigentes inseridos na iniciação ao futsal
    • Técnicos

    U

    • Um olhar sociológico no esporte constituído a partir das ações de técnicos, pais e dirigentes inseridos na iniciação ao futsal