Capa do livro: Meu Irmão Nasceu, mas... Cadê Ele? - O Que Acontece Quando Ele Fica no Hospital? - Formato Especial: 30x21cm, Juliane Gequelin Rosa, Daniela Schmidt da Nova Alves Garcia de Sá e Camilla Volpato Broering - Ilustração: Arnold Henrique Tavares

Meu Irmão Nasceu, mas... Cadê Ele? - O Que Acontece Quando Ele Fica no Hospital? - Formato Especial: 30x21cm

Juliane Gequelin Rosa, Daniela Schmidt da Nova Alves Garcia de Sá e Camilla Volpato Broering - Ilustração: Arnold Henrique Tavares

    Preço

    por R$ 44,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Juliane Gequelin Rosa, Daniela Schmidt da Nova Alves Garcia de Sá e Camilla Volpato Broering - Ilustração: Arnold Henrique Tavares

    ISBN: 978655605351-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 30,0x2,1 cm

    Peso: 45grs.

    Número de páginas: 36

    Publicado em: 16/12/2020

    Área(s): Literatura e Cultura - Infantojuvenil; Psicologia - Infantil; Psicologia - Diversos

    Sinopse

    Quando nasce um bebê prematuro e/ou com alguma condição que necessite de hospitalização há impacto emocional em pais, irmãos e demais familiares. Este é um aspecto consolidado na literatura, bem como vivenciado diariamente na prática de psicólogos hospitalares. Irmãos mais velhos sofrem, muitas vezes, a impossibilidade de conhecer este irmão que geralmente está em uma UTI Neonatal, bem como a ausência dos pais que permanecem com o bebê no hospital. Além disso, a hospitalização do bebê e os conceitos que a compõem são temáticas complexas para assimilação do irmão dependendo do estágio do desenvolvimento cognitivo e emocional dele.

    Por meio da prática em psicologia hospitalar, da viabilização da visita de irmãos menores de 12 anos aos bebês hospitalizados na UTI Neonatal e da escuta diária das angústias de pais, relatando alterações comportamentais daqueles filhos que estão em casa, criou-se este livro infantil que aborda a temática do nascimento de um irmão que necessita ficar hospitalizado. O livro destaca os sentimentos que os irmãos mais velhos vivenciam nesse período. Deste modo, acredita-se que esse livro pode ser utilizado com crianças a partir de 3 anos, tanto pelos pais como pelos profissionais de saúde na instituição hospitalar (psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais), escola e em outros ambientes oferecendo recursos para que a criança e a família possam expressar e assimilar suas experiências.

    Autor(es)

    JULIANE GEQUELIN ROSA

    Psicóloga, com atuação na área clínica e hospitalar. Pós-Graduada em Concepção Sistêmica e Psicologia da Saúde e Hospitalar. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui formação em Terapia Familiar Sistêmica. Colaboradora da Comissão de Psicologia Hospitalar do CRP-PR.

    DANIELA SCHMIDT DA NOVA ALVES GARCIA DE SÁ

    Psicóloga, graduanda em MBA – Gestão de Pessoas e Coaching com Ênfase em Neuroliderança. Atuação em Psicologia Hospitalar durante estágio. Business Partner desde 2017, trabalhando com desenvolvimento de pessoas em multinacionais.

    CAMILLA VOLPATO BROERING

    Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí (2002), Mestre e Doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, bem como de cursos de especialização e pós-graduação na área de desenvolvimento infantil e Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua como psicóloga clínica. Tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos. Autora de livros infantis tais como: “Meu Primeiro Dia na Psicóloga”, “O Sol brilha para todos”, “Operar, eu?”, “O garoto autista em seu primeiro dia de aula: aprendendo sobre o autismo” e organizadora do livro “Psicologia Hospitalar: pesquisa e formas de atuação”.

    ILUSTRADOR

    ARNOLD HENRIQUE TAVARES

    Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2018). Experiência como voluntário e bolsista do projeto de extensão “Grupo de Apoio aos Profissionais que Compõem as Redes de Atenção à Pessoa com Deficiência”. Psicólogo voluntário no Ambulatório Interdisciplinar de Doenças Inflamatórias Intestinais da Univali; voluntário no projeto social Psicomusicar como professor de bateria; e Ilustrador Digital de livros e materiais para a Psicologia.