Capa do livro: Gestão da Informação para Administrar Negócios - Teoria e Prática - Como Utilizar as Informações para Tomar as Melhores Decisões, Edelvino Razzolini Filho

Gestão da Informação para Administrar Negócios - Teoria e Prática - Como Utilizar as Informações para Tomar as Melhores Decisões

Edelvino Razzolini Filho

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Edelvino Razzolini Filho

    ISBN v. impressa: 978655605443-8

    ISBN v. digital: 978655605582-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 181grs.

    Número de páginas: 146

    Publicado em: 05/03/2021

    Área(s): Administração

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Definir o que é informação para negócio não é tarefa fácil, mas é o que se consegue no livro, esclarecendo a gestão da informação e demonstrando que a informação permite conhecer o ambiente onde o negócio opera e, principalmente, tomar decisões e agir sobre esse ambiente, a partir da existência de políticas de informação que orientem o negócio.

    O livro também oferece importante tipologia de informação para negócios, o que permite identificar fontes (internas e externas) para gerar as informações que permitirão gerenciá-los.

    Possibilita ao leitor compreender aquilo que é mais relevante no gerenciamento de negócios: conhecer o ambiente e decidir o que fazer nesse ambiente. Permite, também, que se identifiquem formas de suportar as informações com sistemas e monitoramento informacional que viabilize informações consideradas úteis e relevantes porque apresentam qualidade.

    Também permite que se compreenda que os gestores possuem necessidades de informações que precisam ser atendidas por meio de fontes de informação que exigem monitoramento para que se possa oferecer aos gestores aquilo que eles necessitam como “produtos informacionais” para consumo. Além disso, o livro apresenta esses mesmos “produtos informacionais” sob a perspectiva da Administração, demonstrando como planejar, organizar, dirigir e controlar produtos e serviços informacionais.

    Ao finalizar, se apresenta um modelo de Gestão da Informação para quem precisa gerenciar negócios. Esse modelo, com certeza, instrumentalizará o leitor para poder implantar uma unidade de serviços que suporte as necessidades de informação por parte dos gestores dos negócios.

    Autor(es)

    EDELVINO RAZZOLINI FILHO

    Curitibano, de coração. Administrador e Professor. Coordenador dos cursos de Administração (EaD), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em Processos Gerenciais no Centro Universitário do Paraná – UniFAESP, professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação – PPGGI/ UFPR, e professor convidado no programa de Pós-Graduação em Administração da Universidad de La Empresa (Montevidéu – Uruguai).

    Porque comprar

    Trata-se do único livro com foco exclusivo em informações para negócios, uma vez que as poucas obras disponíveis no mercado focam em outras informações que não as específicas para o dia a dia dos negócios de qualquer porte.

    É um livro que pode ser adotado, ainda, como texto básico em cursos de Gestão da Informação, Administração, Gestão de Negócios e áreas afins.

    Sumário

    1 O QUE É GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS

    GESTÃO DA INFORMAÇÃO

    Identificação de Necessidades e Requisitos de Informação

    Coleta / Entrada da Informação

    Classificação e Armazenamento da Informação. Tratamento e Apresentação da Informação

    Desenvolvimento de Produtos e Serviços de Informação

    Distribuição e Disseminação da Informação

    Análise e Uso / Reuso / Descarte da Informação

    NEGÓCIO

    Empreendimento

    Empreendedor

    Empresa

    Organização

    POR QUE INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS

    INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS

    Política de Informação

    Como Selecionar a Informação para o Negócio?

    FINALIZANDO

    2 TIPOS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS

    QUAL A IMPORTÂNCIA DAS FONTES DE INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS?

    INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS - ABORDAGEM GERENCIAL

    A Informações Econômicas e Financeiras

    B Informações Demográficas

    C Informações Políticas

    D Informações Culturais

    E Informações Tecnológicas

    F Informações Legais

    G Informações Ecológicas

    H Informação Sociais

    INFORMAÇÕES OPERACIONAIS - MEIO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

    Mercadológicas

    Concorrência

    Produtos Novos e Similares

    Tecnologia

    Informações sobre a Área de Vendas

    Informações sobre a Administração Financeira

    Informações sobre a Logística

    Informações sobre a Área de Recursos Humanos

    Informações sobre a Área de Operações (Produção)

    FINALIZANDO

    3 INFORMAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO E MONITORAMENTO DA INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS

    INFORMAÇÃO E O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

    INFORMAÇÃO E DECISÃO COM SUPORTE DE SIS

    MONITORAMENTO DA INFORMAÇÃO PARA ADMINISTRAR NEGÓCIOS

    DEFINIÇÃO DE NECESSIDADES INFORMACIONAIS

    MONITORAMENTO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL PARA OBTENÇÃO DA INFORMAÇÃO

    OS AMBIENTES A SEREM MONITORADOS

    O Ambiente Interno

    O Ambiente Externo

    FONTES DE INFORMAÇÃO

    Identificação

    Organização e Armazenamento

    Análise

    FINALIZANDO

    4 PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS

    DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

    Planejamento

    Organização

    Direção

    Controle

    PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS

    UMA MODELAGEM PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA NEGÓCIOS - GIN

    Uma Proposta de Modelo para Gestão da Informação para Negócios

    FINALIZANDO

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    APÊNDICES

    APÊNDICE 1: Estudo de Caso: Gestão da Informação para Negócios

    APÊNDICE 2: Estudo de Caso 2: Fábrica de Escovas Dentais Sorridente S/A

    APÊNDICE 3: Modelo de Plano de Ações com Cronograma - 5W2H

    Índice alfabético

    A

    • Administração de negócios. Informação, tomada de decisão e monitoramento da informação para a administração de negócios
    • Administração de negócios. Tipos de informação
    • Ambiente organizacional. Monitoramento do ambiente organizacional para obtenção da informação
    • Ambientes a serem monitorados
    • Ambientes a serem monitorados. Ambiente externo
    • Ambientes a serem monitorados. Ambiente interno
    • Apêndice 1: Estudo de Caso: Gestão da informação para negócios
    • Apêndice 2: Estudo de Caso 2: Fábrica de Escovas Dentais Sorridente S/A
    • Apêndice 3: Modelo de Plano de Ações com Cronograma - 5W2H
    • Apêndices

    C

    • Conclusão

    D

    • Desenvolvimento de produtos e serviços de informação

    F

    • Finalizando
    • Fontes de informação
    • Fontes de informação. Análise
    • Fontes de informação. Identificação
    • Fontes de informação. Organização e armazenamento

    G

    • Gestão da informação
    • Gestão da informação para negócios. Finalizando
    • Gestão da informação para negócios. O que é

    I

    • Identificação de necessidades e requisitos de informação
    • Informação e decisão com suporte de SIS
    • Informação e o processo de tomada de decisão
    • Informação para administração de negócios. Tipos. Finalizando
    • Informação para administrar negócios. Monitoramento
    • Informação para negócios
    • Informação para negócios. Abordagem gerencial
    • Informação para negócios. Planejar, organizar, dirigir e controlar serviços
    • Informação para negócios. Por que
    • Informação para negócios. Produtos e serviços
    • Informação para negócios. Qual a importância das fontes?
    • Informação para negócios. Uma modelagem para disponibilização de informação para negócios - GIN
    • Informação para negócios. Uma proposta de modelo para gestão da informação para negócios
    • Informação para o negócio. Como selecionar?
    • Informação sociais
    • Informação, tomada de decisão e monitoramento da informação para a administração de negócios
    • Informação, tomada de decisão e monitoramento da informação para a administração de negócios. Definição de necessidades informacionais
    • Informação, tomada de decisão e monitoramento da informação para a administração de negócios. Finalizando
    • Informação. Análise e uso/reuso/descarte da informação
    • Informação. Classificação e armazenamento da informação. Tratamento e apresentação da informação
    • Informação. Coleta/entrada da informação
    • Informação. Desenvolvimento de produtos e serviços de informação
    • Informação. Distribuição e disseminação da informação
    • Informação. Identificação de necessidades e requisitos de informação
    • Informação. Monitoramento do ambiente organizacional para obtenção da informação
    • Informação. Política de informação
    • Informações culturais
    • Informações demográficas
    • Informações ecológicas
    • Informações econômicas e financeiras
    • Informações legais
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Concorrência
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Informações sobre a administração financeira
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Informações sobre a área de operações (produção)
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Informações sobre a área de recursos humanos
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Informações sobre a área de vendas
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Informações sobre a logística
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Mercadológicas
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Produtos novos e similares
    • Informações operacionais. Meio ambiente interno e externo. Tecnologia
    • Informações políticas
    • Informações tecnológicas

    M

    • Meio ambiente interno e externo. Informações operacionais
    • Monitoramento da informação para administrar negócios
    • Monitoramento de informação. Informação, tomada de decisão e monitoramento da informação para a administração de negócios
    • Monitoramento do ambiente organizacional para obtenção da informação

    N

    • Negócio
    • Negócio. Empreendedor
    • Negócio. Empreendimento
    • Negócio. Empresa
    • Negócio. Organização

    P

    • Planejar, organizar, dirigir e controlar serviços de informação para negócios
    • Política de informação
    • Por que informação para negócios
    • Processo e informação de tomada de decisão
    • Produtos e serviços de informação para negócios
    • Produtos e serviços de informação para negócios. Controle
    • Produtos e serviços de informação para negócios. Direção
    • Produtos e serviços de informação para negócios. Organização
    • Produtos e serviços de informação para negócios. Planejamento
    • Produtos e serviços de informação. Desenvolvimento

    R

    • Referências

    S

    • SIS. Informação e decisão com suporte de SIS

    T

    • Tipos de informação para a administração de negócios
    • Tomada de decisão. Informação e o processo
    • Tomada de decisão. Informação, tomada de decisão e monitoramento da informação para a administração de negócios