Capa do livro: Liberdade do Consumidor na Sociedade Líquida de Hiperconsumo - Uma Reflexão a Partir das Visões de Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman, Antonio Baptista Gonçalves

Liberdade do Consumidor na Sociedade Líquida de Hiperconsumo - Uma Reflexão a Partir das Visões de Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman

Antonio Baptista Gonçalves

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Antonio Baptista Gonçalves

    ISBN v. impressa: 978655605696-8

    ISBN v. digital: 978655605663-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 258grs.

    Número de páginas: 208

    Publicado em: 14/05/2021

    Área(s): Direito - Filosofia do Direito; Filosofia; Internacional

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Quantos produtos você já comprou sem motivo? Quantas coisas você quis muito mas depois de comprar, nunca usou? É comum parcelar suas compras? Não há salário suficiente para pagar tudo o que se compra, porém, se for dividido, sempre dá-se um jeito? Você já se sentiu frustrado por ter acabado de adquirir um produto que idealizou por um bom tempo e, poucos dias depois, foi lançado algo melhor? Essas e outras perguntas fazem parte da obra Liberdade do Consumidor na Sociedade Líquida de Hiperconsumo.

    Aliás, será que temos, mesmo, liberdade para comprar o que queremos, conforme nosso próprio gosto? Ou será que o mercado nos convence a ter e a querer sempre mais, sem que, de fato, queiramos? Essa é a sociedade de hiperconsumo, cuja visão é apresentada segundo os apontamentos de Gilles Lipovetsky. E como as relações pessoais se modificaram e se simplificaram? Estamos rodeados por uma multidão de pessoas no mundo virtual, contudo, no mundo real estamos cada dia mais sozinhos. É a modernidade líquida trazida de acordo com a visão de Zygmunt Bauman.

    Unir as duas visões, aparentemente sem conexão, foi a missão do autor, e o resultado foi apontar uma sociedade líquida de hiperconsumo em conceitos complementares e conexos. A obra ainda se propõe a ir além, ao questionar se o consumidor, nos dias de hoje, tem de fato liberdade e autonomia ou se tornou-se um refém do ter e do querer do hiperconsumo.

    Um livro de fácil compreensão, o leitor não precisa ser um filósofo para entender, porque a realidade da obra é o nosso cotidiano e você irá, continuamente, se identificar com ela. Aprenda sobre os dias de liquidez e como sair do ciclo de compras infinitas, sem deixar de adquirir de acordo com seu real gosto, e não com o interesse que lhe deram, fomentaram e massificaram, através da publicidade contínua, das redes sociais, dos anúncios e dos digital influencers, novos operadores das tendências, sobretudo quando são remunerados para tanto e você nem sabe disso, na ditadura do modismo cultural, ou, popularmente falando, seguindo a modinha da vez.

    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    O autor é eclético e se mostra preocupado com os temas relevantes e cotidianos para a sociedade brasileira, seja para o estudante ou para a sociedade em geral, em uma linguagem técnica mas compreensível para qualquer leitor. Esta é sua primeira obra de filosofia, no entanto, o autor já escreveu sobre a História do Direito no livro Quando os avanços parecem retrocessos; possui vários livros em Direito Penal, sobre Biopirataria, Manipulação Genética, Propaganda Enganosa, além de outros temas como Interpretação Hermenêutica, Intolerância Religiosa, dentre outros.

    E o atual, sobre a Liberdade do Consumidor na Sociedade Líquida de Hiperconsumo mostra um estudo aprofundado sobre as obras de Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman, partindo delas para um pensamento reflexivo sobre a liberdade e o livre-arbítrio das pessoas nos dias correntes, em tempos de hiperconsumo em uma sociedade líquida, com seus problemas, mudanças de realidade, adaptação da sociedade e a criação da cultura do consumo instantâneo. Ademais, se preocupa com a manipulação do mercado em relação ao consumo e com a profusão de produtos em uma sociedade estabelecida sobre a ótica do ter e do querer como realização de sua felicidade individual.

    Autor(es)

    ANTONIO BAPTISTA GONÇALVES

    Advogado, Presidente da Comissão de Criminologia e Vitimologia da OAB/SP (2016-2018). Pós-Doutor em Ciência da Religião pela PUC/SP. Pós-Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de La Matanza. Doutor e Mestre em Filosofia do Direito pela PUC/SP. MBA em Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas. Especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra. Especialista em International Criminal Law: Terrorism’s New Wars and ICL’s Responses pelo Istituto Superiore Internazionale di Scienze Criminali. Especialista em Direito Penal Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra. Pós-Graduado em Teoria dos Delitos – Universidade de Salamanca. Pós-Graduado em Direito Penal Econômico pela Fundação Getulio Vargas – FGV. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Filosofia pela PUC/SP.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 GLOBALIZAÇÃO

    Capítulo 2 A SOCIEDADE DE CONSUMO GLOBALIZADA DO SÉCULO XXI

    Capítulo 3 A IMPORTÂNCIA DA PUBLICIDADE E DA PROPAGANDA NA SOCIEDADE DE CONSUMO

    Capítulo 4 A SOCIEDADE DE CONSUMO E HIPERCONSUMO NA VISÃO DE GILLES LIPOVETSKY

    Capítulo 5 A MODERNIDADE LÍQUIDA DA SOCIEDADE DE CONSUMO NA VISÃO DE ZYGMUNT BAUMAN

    Capítulo 6 LIBERDADE DO CONSUMIDOR NA SOCIEDADE LÍQUIDA DE HIPERCONSUMO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    C

    • Consumidor. Liberdade do consumidor na sociedade líquida de hiperconsumo
    • Consumo. Importância da publicidade e da propaganda na sociedade de consumo
    • Consumo. Modernidade líquida da sociedade de consumo na visão de Zygmunt Bauman
    • Consumo. Sociedade de consumo e hiperconsumo na visão de Gilles Lipovetsky
    • Consumo. Sociedade de consumo globalizada do século XXI

    G

    • Gilles Lipovetsky. Sociedade de consumo e hiperconsumo na visão de Gilles Lipovetsky
    • Globalização
    • Globalização. Sociedade de consumo globalizada do século XXI

    H

    • Hiperconsumo. Liberdade do consumidor na sociedade líquida de hiperconsumo
    • Hiperconsumo. Sociedade de consumo e hiperconsumo na visão de Gilles Lipovetsky

    I

    • Importância da publicidade e da propaganda na sociedade de consumo
    • Introdução

    L

    • Liberdade do consumidor na sociedade líquida de hiperconsumo

    M

    • Modernidade líquida da sociedade de consumo na visão de Zygmunt Bauman

    P

    • Propaganda. Importância da publicidade e da propaganda na sociedade de consumo
    • Publicidade. Importância da publicidade e da propaganda na sociedade de consumo

    R

    • Referências

    S

    • Securalização. Sociedade de consumo globalizada do século XXI
    • Sociedade de consumo e hiperconsumo na visão de Gilles Lipovetsky
    • Sociedade de consumo globalizada do século XXI
    • Sociedade de consumo. Importância da publicidade e da propaganda na sociedade de consumo
    • Sociedade de consumo. Modernidade líquida da sociedade de consumo na visão de Zygmunt Bauman
    • Sociedade líquida. Liberdade do consumidor na sociedade líquida de hiperconsumo

    Z

    • Zygmunt Bauman. Modernidade líquida da sociedade de consumo na visão de Zygmunt Bauman