Capa do livro: Crianças Que Vivem em Casas de Acolhimento - Um Olhar Sobre as Infâncias (In)Visíveis, Eliane Dominico e Solange Franci Raimundo Yaegashi

Crianças Que Vivem em Casas de Acolhimento - Um Olhar Sobre as Infâncias (In)Visíveis

Eliane Dominico e Solange Franci Raimundo Yaegashi

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Eliane Dominico e Solange Franci Raimundo Yaegashi

    ISBN v. impressa: 978655605788-0

    ISBN v. digital: 978655605760-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 223grs.

    Número de páginas: 180

    Publicado em: 22/07/2021

    Área(s): Literatura e Cultura - Adoção; Psicologia - Família e Adoção

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    O objetivo geral desta obra foi investigar, a partir do olhar dos profissionais que trabalham em casas de acolhimento, como ocorrem os processos de constituição da infância em crianças que vivem nessas instituições. A fundamentação se assenta nos estudiosos da Sociologia da Infância. A investigação, de cunho qualitativo, desenvolveu-se em uma Casa de Acolhimento. Participaram do estudo os profissionais pertencentes ao quadro funcional da instituição. Os resultados da pesquisa revelam que a infância e a adolescência no contexto de abrigamento constituem-se como fenômenos demarcados por um espaço e por um tempo limitadores, caracterizados pela rotina rígida, controlada. Um ambiente assinalado pelo cerceamento não somente relacionado às possibilidades de acesso à cultura e à socialização, mas também de sonhos e expectativas, desvelando a constituição de uma infância fortemente administrada e disciplinada sob a rubrica do ajustamento. Chegamos à conclusão de que a institucionalização descortina uma ambiguidade, pois, ao mesmo tempo em que essas crianças são perceptíveis pela sua vulnerabilidade, elas são invisíveis e, portanto, colocadas à margem por serem desconsideradas em seus direitos. Adentrar no universo dessa infância nos permitiu constatar que: se, por um lado, elas são vítimas de diversas formas de violência em seus lares de origem, por outro, ali, na Casa de Abrigo, elas vivem e sobrevivem, resistindo ao descaso social, ensinando-nos que a vida pode ser reinventada.

    Autor(es)

    ELIANE DOMINICO

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade Guairacá. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Docente do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil – GEPEDIN/CNPq.

    SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Fez estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. Atualmente é docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade – GEPEFS/ CNPq.

    Sumário

    LISTA DE QUADROS

    LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

    INTRODUÇÃO

    1 CAMINHOS DA PESQUISA

    1.1 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA

    1.2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA

    1.2.1 Situando o Contexto Geográfico da Instituição

    1.2.2 A Casa de Acolhimento: Retratando a Instituição

    1.3 PARTICIPANTES DA PESQUISA

    1.4 INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS

    1.5 PROCEDIMENTOS PARA A ANÁLISE DE DADOS

    2 INFÂNCIA: DO SURGIMENTO À SUA RACIONALIDADE

    2.1 A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA

    2.2 (DES)COMPASSOS DA INFÂNCIA: A GOVERNAMENTALIDADE INFANTIL

    2.3 O NOVO ENFOQUE DO SUJEITO INFANTIL: A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

    2.4 A IMERSÃO DAS CRIANÇAS NA CULTURA DO CONSUMO

    3 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INFÂNCIA: ENTRE O CUIDADO, A EDUCAÇÃO E A REGULAÇÃO

    3.1 DO ABANDONO À CORREÇÃO: O RESPALDO JURÍDICO DA INFÂNCIA

    3.2 HISTÓRIA RECENTE DA LEGISLAÇÃO PARA A INFÂNCIA: RESSIGNIFICAÇÕES NO OLHAR E NAS CONCEPÇÕES

    3.3 ADENTRANDO NO CAMPO DE PESQUISA: EM FOCO A INFÂNCIA EM CASAS DE ACOLHIMENTOS

    4 CONTEXTUALIZANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA DE CAMPO

    4.1 FAMÍLIA

    4.1.1 Encontros e Desencontros: Entre Chegadas e Partidas

    4.1.2 Família Acolhedora

    4.1.3 Família Adotiva

    4.2 PROFISSIONAIS

    4.2.1 Equipe Técnica da Casa de Acolhimento

    4.2.2 Condições de Trabalho dos Profissionais: Entre Ausências e Possibilidades

    4.2.3 A Relação Entre Profissionais e Crianças: Viver Entre (Des) Apego

    4.3 INFÂNCIA INSTITUCIONALIZADA

    4.3.1 Expectativas Entre a Casa ou o Lar: a Experiência Infantil do Abrigamento

    4.3.2 Entre os Muros e o Horizonte: o Confinamento da Infância

    4.3.3 Tic-tic-tac: o Tempo Passa e Eu Continuo Aqui

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abandono à correção: o respaldo jurídico da infância
    • Abreviatura. Lista de abreviaturas e siglas
    • Abrigamento. Expectativas entre a casa ou o lar: a experiência infantil do abrigamento
    • Acolhimento. Encontros e desencontros: entre chegadas e partidas
    • Acolhimento. Equipe técnica da casa de acolhimento
    • Adoção. Encontros e desencontros: entre chegadas e partidas
    • Análise de dados. Procedimentos para a análise de dados

    C

    • Caminhos da pesquisa
    • Características da pesquisa
    • Caracterização do campo de pesquisa
    • Casa de acolhimento. Adentrando no campo de pesquisa: em foco a infância em casas de acolhimentos
    • Casa de acolhimento. Equipe técnica da casa de acolhimento
    • Casa de acolhimento: retratando a instituição
    • Casa. Expectativas entre a casa ou o lar: a experiência infantil do abrigamento
    • Coleta de dados. Instrumentos para a coleta de dados
    • Comportamento. Abandono à correção: o respaldo jurídico da infância
    • Condições de trabalho dos profissionais: entre ausências e possibilidades
    • Confinamento da infância. Entre os muros e o horizonte
    • Considerações finais
    • Construção social da infância
    • Consumo. Imersão das crianças na cultura do consumo
    • Contexto geográfico. Situando o contexto geográfico da instituição
    • Contextualizando os resultados da pesquisa de campo
    • Correção. Comportamento. Abandono à correção: o respaldo jurídico da infância
    • Crianças. Imersão das crianças na cultura do consumo
    • Crianças. Relação entre profissionais e crianças: viver entre (des)apego
    • Cuidado. Institucionalização da infância: entre o cuidado, a educação e a regulação
    • Cultura do consumo. Imersão das crianças na cultura do consumo

    D

    • (Des)compassos da infância: a governamentalidade infantil
    • Desapego. Relação entre profissionais e crianças: viver entre (des)apego

    E

    • Educação. Institucionalização da infância: entre o cuidado, a educação e a regulação
    • Encontros e desencontros: entre chegadas e partidas
    • Entre os muros e o horizonte: o confinamento da infância
    • Equipe técnica da casa de acolhimento
    • Expectativas entre a casa ou o lar: a experiência infantil do abrigamento
    • Experiência infantil do abrigamento. Expectativas entre a casa ou o lar: a experiência infantil do abrigamento

    F

    • Família
    • Família acolhedora
    • Família adotiva

    G

    • Governamentalidade infantil. (Des)compassos da infância: a governamentalidade infantil

    H

    • História recente da legislação para a infância: ressignificações no olhar e nas concepções

    I

    • Imersão das crianças na cultura do consumo
    • Infância institucionalizada
    • Infância. (Des)compassos da infância: a governamentalidade infantil
    • Infância. Abandono à correção: o respaldo jurídico da infância
    • Infância. Construção social da infância
    • Infância. Entre os muros e o horizonte: o confinamento da infância
    • Infância. História recente da legislação para a infância: ressignificações no olhar e nas concepções
    • Infância. Institucionalização da infância: entre o cuidado, a educação e a regulação
    • Infância: do surgimento à sua racionalidade
    • Institucionalização da infância: entre o cuidado, a educação e a regulação
    • Institucionalização. Infância institucionalizada
    • Instituição. Casa de acolhimento: retratando a instituição
    • Instituição. Situando o contexto geográfico da instituição
    • Instrumentos para a coleta de dados
    • Introdução

    L

    • Lar. Expectativas entre a casa ou o lar: a experiência infantil do abrigamento
    • Legislação. História recente da legislação para a infância: ressignificações no olhar e nas concepções
    • Lista de abreviaturas e siglas
    • Lista de quadros

    N

    • Novo enfoque do sujeito infantil: a sociologia da infância

    P

    • Participantes da pesquisa
    • Pesquisa. Caminhos da pesquisa
    • Pesquisa. Características da pesquisa
    • Pesquisa. Caracterização do campo de pesquisa
    • Pesquisa. Contextualizando os resultados da pesquisa de campo
    • Pesquisa. Instrumentos para a coleta de dados
    • Pesquisa. Participantes da pesquisa
    • Procedimentos para a análise de dados
    • Profissionais
    • Profissionais. Relação entre profissionais e crianças: viver entre (des)apego

    Q

    • Quadro. Lista de quadros

    R

    • Racionalidade. Infância: do surgimento à sua racionalidade
    • Referências
    • Regulação. Institucionalização da infância: entre o cuidado, a educação e a regulação
    • Relação entre profissionais e crianças: viver entre (des)apego
    • Respaldo jurídico. Abandono à correção: o respaldo jurídico da infância

    S

    • Sigla. Lista de abreviaturas e siglas
    • Sociologia da infância. Novo enfoque do sujeito infantil: a sociologia da infância
    • Sujeito infantil. Novo enfoque do sujeito infantil: a sociologia da infância

    T

    • Tempo. Tic-tic-tac: o tempo passa e eu continuo aqui
    • Tic-tic-tac: o tempo passa e eu continuo aqui