Capa do livro: Momentos em Psicologia Escolar e Educacional - 3ª Edição - Revista e Atualizada, Carmem Rodrigues da Costa, Iara Elizabeth Redwitz de Souza e Sônia Maria Roncaglio

Momentos em Psicologia Escolar e Educacional

3ª Edição - Revista e Atualizada Carmem Rodrigues da Costa, Iara Elizabeth Redwitz de Souza e Sônia Maria Roncaglio

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Carmem Rodrigues da Costa, Iara Elizabeth Redwitz de Souza e Sônia Maria Roncaglio

    ISBN v. impressa: 978655605707-1

    ISBN v. digital: 978655605898-6

    Edição/Tiragem: 3ª Edição - Revista e Atualizada

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 116grs.

    Número de páginas: 94

    Publicado em: 01/09/2021

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Edição revista e atualizada incluindo a Lei 13.935/2019, que prevê a presença de profissionais da Psicologia e do Serviço Social nas redes públicas de educação básica.

    "Momentos em Psicologia Escolar" nasceu da necessidade de clarificação da atuação do Psicólogo na Escola, caracterizando seu lugar no Sistema Escolar Brasileiro. Esse trabalho tem como objetivo servir de referência para quem está iniciando na Psicologia Escolar. Mostra os aspectos preventivos e educativos da Psicologia Escolar e discute o papel do Psicólogo no Sistema Educacional Brasileiro. Inicialmente, aborda os princípios de atuação do Psicólogo e suas atribuições prioritárias junto à escola e sua equipe técnico-pedagógica. Discorre sobre as relações do Psicólogo com os outros setores(interrelacionamento), problemas de aprendizagem, de comportamento e sobre a instrumentação técnica do Psicólogo. É portanto, uma obra imprescindível para os que militam na área de Psicologia Escolar e pretendem aprofundar-se sobre o assunto.

    Autor(es)

    CARMEM RODRIGUES DA COSTA

    Formada em Psicologia na Universidade de Mogi das Cruzes, em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (CEPPE) - Universidade Tuiuti do Paraná. Título de Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia - CRP 08. Mestre em Engenharia de Produção do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o Título “Aluno-problema professores despreparados.” Atuou como Pedagoga na Rede Pública de Ensino Estadual do Paraná. Membro da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia – CRP-08 (1992 – 1996). Foi docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Tuiuti do Paraná, dentre eles o de Psicologia, principalmente nas disciplinas de Psicologia Escolar e Educacional e Estágio Supervisionado nesta mesma área (1991/2006). Representante da UTP no FEMPA (Fórum de Entidades de Mulheres do Paraná). Presidente do VII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, realizado na UTP- Curitiba/PR. (2005). Participou de Comissões de Avaliação e Estruturação de Cursos de graduação de Pedagogia e Formação de Professores para a Educação Básica nas modalidades presencial e EAD no Grupo Educacional OPET, Faculdades Integradas Camões, UniAteneu e Sociedade Técnica Educacional da Lapa (FAEL). Coordenadora (2001/2008) e Docente (2001/2017) do curso de Pedagogia na Sociedade Técnica Educacional da Lapa (FAEL). Docente na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá - FAFIPAR, atual UNESPAR, atuando em todos os cursos de formação de professores. Coordenou a Linha de Pesquisa “PSICOLOGIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO”, no Departamento de Educação da UNESPAR/PR (2008/2011). No Programa de Desenvolvimento da Educação do Estado do Paraná (PDE) ministrou a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e orientou monografias. UNESPAR/PR (2009/2011). Professor bolsista na Universidade do Contestado (UnC) PARFOR (2012/2013). Membro do Corpo Editorial do Periódico PesquisAção: Construindo Conhecimentos em EAD. Ministra diversos cursos e minicursos em congressos nacional e regionais, assim como palestras, e formações continuadas. Autora de diversos artigos, produções e publicações acadêmicas nas áreas da Educação Escolar e Psicologia Escolar e Educacional, principalmente relacionadas à diversidade cultural, disciplina, educação especial e inclusiva, etc.

     

    IARA ELIZABETH REDWITZ DE SOUZA

    Graduada em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Clínica de Terapia Integrada. Doutora em Psicologia Social pelo Convênio Tuiuti-Universidade de Liège, Bélgica com reconhecimento pela Universidade de São Paulo (USP). No Acampamento das obras da Usina Hidroelétrica de Segredo (COPEL 1986/1990) desenvolveu trabalhos nas áreas clínica e escolar aliando sua experiência anterior na área da Psicologia Organizacional. Em 1990 passou a integrar o quadro de docência na Universidade Tuiuti do Paraná até os dias de hoje em diversas disciplinas na graduação e pós graduação. Supervisora clínica sistêmica no Serviço Escola e Supervisora de estágio em Psicologia Escolar e Educacional. Auxiliou na área de Educação e Desenvolvimento Humano na implementação do curso de Psicologia na Associação de Ensino Senhor Bom Jesus -FAE. Na Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente de Curitiba, desenvolveu trabalhos na área de Educação Social, tanto em programas e equipamentos sócio preventivos como em atendimento à criança e ao adolescente em situação de risco psicossocial. Colaborou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba na sua implantação no Paraná. Colaboradora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Paraná- CRP08 (gestão 1993-1995). Atuou na coordenação do grupo de mediadores dos grupos de pais em Pinhais e Colombo (população em vulnerabilidade), Projeto Ciranda de Pais e Projeto Educação e Apoio a Maternidade. Em 2014 atuou na Chácara dos Meninos de 4 Pinheiros em Mandirituba no Projeto Ciranda de Pais. Desde 2016 participa ativamente do grupo de estudo de Donald Winnicott – Curitiba. Tem participado de Mesas Redondas, Encontros e Simpósios, bem como dado palestras sobre Educação e Psicologia, Criança com necessidades especiais, Criança em situação de risco psicossocial, Família, Família e Escola e outros temas. Sua atividade profissional abrange consultoria, supervisão e assessoria escolar, e atendimento clínico individual, casal e família.

    SÔNIA MARIA RONCAGLIO

    Graduada em Letras-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Magistério Superior pelo Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (CEPPE) - Universidade Tuiuti do Paraná. Formada em Ludoterapia na Clínica Psyché, sob orientação da Psicóloga Marilene Sielski. Formada em Terapia Familiar Sistêmica pelo Instituo de Terapia e Centro de Estudos da Família, INTERCEF, Brasil. Título Profissional de Especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Educacional e Psicopedagogia registrado no Conselho Regional de Psicologia do Paraná -CRP-08. Conselheira Presidente da Comissão de Educação do CRP08/PR – 1995-1999. Representante do CRP08/PR na Comissão Gestora da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP) 1998-1999. Membro da Diretoria do CRP08/PR - 1999-2000. Membro da Comissão de estruturação do curso de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná (2000-2001). Representante da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP) no Paraná (2000-2001). Presidente do I Congresso Sul Brasileiro de Psicologia realizado em Curitiba – PR 2000. Docente das disciplinas de Métodos e Técnicas Pedagógicas, Didática do Ensino de Psicologia, Prática de Ensino da Psicologia, Técnicas de Exames Psicológicos, Psicologia Escolar e Educacional, Transtornos de Aprendizagem, Supervisora de Estágio em Psicopedagogia Clínica, em Clínica de Infantil e em Psicologia Escolar e Educacional nas Universidades Positivo, Universidade Tuiuti do Paraná, Associação Franciscana Senhor Bom Jesus (FAE), Associação Catarinense de Ensino (ACE), Faculdades Evangélica do Paraná. Docente de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Psicopedagogia e Estágios Supervisionados. Possui artigos e capítulos de livros publicados e participação em Congressos com Publicação em anais. Atua com a Psicologia Clínica, Psicopedagogia Clínica, assessoria em Psicologia Escolar e Educacional, palestras em Escola, Avaliação Psicológica, Supervisão em Clínica e Escolar e Educacional.

    Sumário

    1 JUSTIFICATIVA

    2 O PSICÓLOGO ESCOLAR E EDUCACIONAL E SEUS PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO

    3 ESPAÇOS E ATRIBUIÇÕES PRIORITÁRIAS DO PSICÓLOGO ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA O SÉCULO XXI

    3.1 PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    3.2 ASSESSORAMENTO

    3.2.1 Equipe Técnico-Pedagógica

    3.2.1.1 Gestores

    3.2.1.2 Equipe pedagógica

    3.2.1.3 Corpo docente

    3.2.1.4 Funcionários

    3.3 INTER-RELACIONAMENTO

    3.3.1 Com o Corpo Discente

    3.3.1.1 Problemas de comportamento

    3.3.1.2 Transtornos de aprendizagem

    3.3.1.3 Transtornos psicomotores

    3.3.1.4 Orientação profissional

    3.3.2 Com a Família

    3.3.2.1 O Psicólogo Escolar e Educacional na instrumentalização e orientação dos pais

    3.3.2.2 Associação de Pais e Mestres

    3.3.2.3 Relacionamento pais e filhos

    3.3.2.4 Orientação aos pais

    4 INSTRUMENTALIZAÇÃO TÉCNICA DO PSICÓLOGO ESCOLAR E EDUCACIONAL

    4.1 ENTREVISTA

    4.2 OBSERVAÇÃO

    4.3 ESTUDO DE CASO

    4.4 DINÂMICA DE GRUPO

    4.5 ACONSELHAMENTO

    4.6 TESTES PSICOLÓGICOS

    4.7 AVALIAÇÃO PSICODIAGNÓSTICA E ENCAMINHAMENTOS

    4.8 SOCIOGRAMA

    5 O PSICÓLOGO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Atribuição prioritária. Espaços e atribuições prioritárias do psicólogo escolar e educacional para o século XXI

    E

    • Educação inclusiva. Psicólogo escolar e a educação inclusiva
    • Educação. Espaços e atribuições prioritárias do psicólogo escolar e educacional para o século XXI
    • Educação. Pesquisa em educação
    • Educação. Psicólogo escolar e educacional e seus princípios de atuação
    • Espaços e atribuições prioritárias do psicólogo escolar e educacional para o século XXI

    I

    • Instrumentalização técnica do psicólogo escolar e educacional
    • Inter-relacionamento
    • Inter-relacionamento. Com a família
    • Inter-relacionamento. Com a família. Associação de Pais e Mestres
    • Inter-relacionamento. Com a família. Orientação aos pais
    • Inter-relacionamento. Com a família. Relacionamento pais e filhos
    • Inter-relacionamento. Com o corpo discente
    • Inter-relacionamento. Com o corpo discente. Orientação profissional
    • Inter-relacionamento. Com o corpo discente. Problemas de comportamento
    • Inter-relacionamento. Com o corpo discente. Transtornos de aprendizagem
    • Inter-relacionamento. Com o corpo discente. Transtornos psicomotores

    J

    • Justificativa

    O

    • Orientação dos pais. Psicólogo escolar e educacional na instrumentalização e orientação dos pais

    P

    • Pesquisa em educação
    • Princípios de atuação. Psicólogo escolar e educacional e seus princípios de atuação
    • Psicologia escolar e educacional. Assessoramento
    • Psicologia escolar e educacional. Equipe técnico-pedagógica
    • Psicologia escolar e educacional. Equipe técnico-pedagógica. Corpo docente
    • Psicologia escolar e educacional. Equipe técnico-pedagógica. Equipe pedagógica
    • Psicologia escolar e educacional. Equipe técnico-pedagógica. Funcionários
    • Psicologia escolar e educacional. Equipe técnico-pedagógica. Gestores
    • Psicologia escolar. Espaços e atribuições prioritárias do psicólogo escolar e educacional para o século XXI
    • Psicólogo escolar e a educação inclusiva
    • Psicólogo escolar e educacional e seus princípios de atuação
    • Psicólogo escolar e educacional na instrumentalização e orientação dos pais
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Aconselhamento
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Avaliação psicodiagnóstica e encaminhamentos
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Dinâmica de grupo
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Entrevista
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Estudo de caso
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Observação
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Sociograma
    • Psicólogo escolar e educacional. Instrumentalização técnica. Testes psicológicos

    R

    • Referências
    • Relacionamento. Inter-relacionamento