Capa do livro: Filosofia da Liberdade Fundamentos, A - Para Uma Cosmovisão Moderna - Resultados da Observação Interior Segundo o Método das Ciências Naturais, Rudolf Steiner (1861-1925) - Tradução de Cláudio Bertalot, Marcelo da Veiga e Marco Antônio Clímaco

Filosofia da Liberdade Fundamentos, A - Para Uma Cosmovisão Moderna - Resultados da Observação Interior Segundo o Método das Ciências Naturais

Rudolf Steiner (1861-1925) - Tradução de Cláudio Bertalot, Marcelo da Veiga e Marco Antônio Clímaco

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rudolf Steiner (1861-1925) - Tradução de Cláudio Bertalot, Marcelo da Veiga e Marco Antônio Clímaco

    ISBN v. impressa: 978853629810-8

    ISBN v. digital: 978853629747-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 265grs.

    Número de páginas: 214

    Publicado em: 18/04/2022

    Área(s): Filosofia

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    Sinopse

    Obra central do filósofo Rudolf Steiner – mais conhecido como criador da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf –, A Filosofia da Liberdade condensa e arremata as inquietações filosóficas que acompanharam o autor desde a infância. Não contava o garoto ainda 9 anos de idade, e já se via atormentado por dúvidas existenciais inteiramente desproporcionais à sua criação humilde e ao ambiente provinciano em que crescera – dúvidas que já então ele experimentava, “premonitoriamente”, sob a rubrica dos limites do conhecimento (princípio epistemológico consagrado por Kant com o qual Steiner se familiarizará por volta dos 14 anos). Pondo em xeque os pressupostos materialistas que fundamentam as noções filosóficas amplamente disseminadas da “representação mental” e dos “limites do conhecimento”, Steiner empreenderá na primeira parte da obra uma minuciosa “observação pensante” do processo cognitivo humano, culminando na reabilitação do pensar não abstrato e especulativo, mas intuitivo, como instrumento de um conhecimento autêntico e universal do mundo; e evidenciando, na segunda parte, como a compreensão do significado do conhecimento, liberta de seus preconceitos atávicos, abre ao mesmo tempo caminho à compreensão de uma liberdade genuinamente vivenciada; uma liberdade que reconcilia o ser humano com limites não mais incondicionais, mas circunstanciais, e que ressignifica seu papel como cocriador de uma realidade que dá continuidade à atividade criadora da natureza e a transcende, sem contudo deixar jamais de a ela pertencer.

    Autor(es)

    TRADUTORES

    CLÁUDIO BERTALOT

    Nascido em Tarariras, Uruguai, Cláudio Bertalot é violoncelista e formado em euritmia pelo Instituto de Pedagogia Waldorf na Alemanha com Master of Arts pela Alanus University. É docente responsável pela Formação em Euritmia no Brasil e leciona Euritmia e Antroposofia, com ênfase na obra filosófica de Rudolf Steiner, em diversas Formações e especializações com base na Antroposofia.

    MARCELO DA VEIGA

    Nascido em Blumenau (SC), criou-se na Alemanha onde se graduou em Filosofia, Germanística e Pedagogia. É doutor em Filosofia pela Universidade de Duisburg na Alemanha. Foi professor concursado na UFSC entre 1993 e 1999, e desde 2002 é Professor titular da Alanus University of Arts and Social Sciences (ww.alaus.edu) na Alemanha. Entre 2002 e 2017 foi reitor fundador da mesma instituição. Pesquisa e leciona sobre a obra de Rudolf Steiner em sua universidade e em cooperação com o departamento de educação da UFPR. Além disso, trabalha como especialista de desenvolvimento e credenciamento de cursos de ensino superior. (mdv@alanus.edu)

    MARCO ANTÔNIO CLÍMACO 

    Nascido em Goiânia (GO) em 1975, Marco Antônio A. Clímaco é Bacharel em Linguística e Mestre em Filosofia pela UFG, Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, e Pós-Doutor em Língua e Literatura Alemã pela USP. Ainda jovem se interessou pela Antroposofia, mas seguiu uma investigação científica e uma investigação filosófica independentes, que culminaram numa ampla pesquisa sobre a cosmovisão de Goethe. Leciona esse e outros temas relacionados à obra e à biografia de Rudolf Steiner em cursos de formação de Professores Waldorf pelo Brasil, e atualmente é professor de Filosofia, Sociologia e História da Arte na EWRT (PE).

    Sumário

    A CIÊNCIA DA LIBERDADE

    I A AÇÃO HUMANA CONSCIENTE

    II O IMPULSO FUNDAMENTAL PARA A CIÊNCIA

    III O PENSAR A SERVIÇO DA COMPREENSÃO DO MUNDO

    IV O MUNDO COMO PERCEPÇÃO

    V A COGNIÇÃO DO MUNDO

    VI A INDIVIDUALIDADE HUMANA

    VII EXISTEM LIMITES DA COGNIÇÃO?

    A REALIDADE DA LIBERDADE

    VIII OS FATORES DA VIDA

    IX A IDEIA DA LIBERDADE

    X FILOSOFIA DA LIBERDADE E MONISMO

    XI FINALIDADE DO MUNDO E DA VIDA (DETERMINAÇÃO DO SER HUMANO)

    XII A FANTASIA MORAL (DARWINISMO E ÉTICA)

    XIII O VALOR DA VIDA (PESSIMISMO E OTIMISMO)

    XIV INDIVIDUALIDADE E ESPÉCIE

    AS CONSEQUÊNCIAS DO MONISMO

    QUESTÕES FINAIS

    PRIMEIRO ADENDO - (COMPLEMENTO À EDIÇÃO NOVA DE 1918)

    SEGUNDO ADENDO

    POSFÁCIO - FILOSOFIA DA LIBERDADE PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Ação humana consciente

    C

    • Ciência da liberdade
    • Ciência. Impulso fundamental para a ciência
    • Cognição do mundo
    • Cognição. Existem limites da cognição?
    • Compreensão. Pensar a serviço da compreensão do mundo
    • Consciência. Ação humana consciente
    • Consequências do monismo

    D

    • Darwinismo. Fantasia moral (darwinismo e ética)
    • Determinismo. Finalidade do mundo e da vida (determinação do ser humano)

    E

    • Educação. Posfácio. Filosofia da liberdade para a área da educação
    • Espécie. Individualidade e espécie
    • Ética. Fantasia moral (darwinismo e ética)
    • Existem limites da cognição?

    F

    • Fantasia moral (darwinismo e ética)
    • Fatores da vida
    • Filosofia da liberdade e monismo
    • Finalidade do mundo e da vida (determinação do ser humano)

    H

    • Humano. Individualidade humana

    I

    • Ideia da liberdade
    • Impulso fundamental para a ciência
    • Individualidade e espécie
    • Individualidade humana

    L

    • Liberdade. Ciência da Liberdade
    • Liberdade. Filosofia da liberdade e monismo
    • Liberdade. Ideia da liberdade
    • Liberdade. Realidade da liberdade

    M

    • Monismo. Consequências do monismo
    • Monismo. Filosofia da liberdade e monismo
    • Moral. Fantasia moral (darwinismo e ética)
    • Mundo como percepção
    • Mundo. Cognição do mundo
    • Mundo. Finalidade do mundo e da vida (determinação do ser humano)
    • Mundo. Pensar a serviço da compreensão do mundo

    O

    • Otimismo. Valor da vida (pessimismo e otimismo)

    P

    • Pensar a serviço da compreensão do mundo
    • Percepção. Mundo como percepção
    • Pessimismo. Valor da vida (pessimismo e otimismo)
    • Posfácio. Filosofia da liberdade para a área da educação
    • Primeiro adendo (complemento à edição nova de 1918)

    Q

    • Questões finais

    R

    • Realidade da liberdade

    S

    • Segundo adendo
    • Ser humano. Finalidade do mundo e da vida (determinação do ser humano)

    V

    • Valor da vida (pessimismo e otimismo)
    • Vida. Fatores da vida
    • Vida. Finalidade do mundo e da vida (determinação do ser humano)
    • Vida. Valor da vida (pessimismo e otimismo)