Capa do livro: Necessidades Educacionais Especiais do Estudante com Deficiência Intelectual - Identificação, Política e Prática, Luanna Freitas Johnson e Solange Franci Raimundo Yaegashi

Necessidades Educacionais Especiais do Estudante com Deficiência Intelectual - Identificação, Política e Prática

Luanna Freitas Johnson e Solange Franci Raimundo Yaegashi

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Luanna Freitas Johnson e Solange Franci Raimundo Yaegashi

    ISBN v. impressa: 978853629739-2

    ISBN v. digital: 978853629938-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 260grs.

    Número de páginas: 210

    Publicado em: 21/07/2022

    Área(s): Psicologia - Escolar e Educação

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    Sinopse

    Esta obra teve como objetivo investigar como ocorre o processo de identificação das necessidades educacionais especiais de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tanto realizamos pesquisa de campo, que se deu através de entrevista semiestruturada, questionário sociodemográfico e técnica do grupo focal. Participaram da pesquisa dez professoras que realizam atendimento educacional especializado em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de dois munícipios de Rondônia. Para refletir sobre as questões elencadas nessa pesquisa, recorremos à Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Os dados foram analisados a partir da técnica de triangulação de dados e da técnica da análise de conteúdo. Constatamos, por meio da análise das entrevistas, que houve o predomínio do modelo médico e/ou social para explicar o conceito de DI. Tal fato coaduna para ações pedagógicas fragmentadas tanto no que se refere ao processo de identificação das necessidades quanto ao atendimento às necessidades requeridas pelo estudante com DI. As professoras participantes da pesquisa parecem conscientes das fragilidades existentes nos aspectos que envolvem o atendimento ao aluno com DI e almejam que as propostas de formação forneçam estratégias tanto para identificar as necessidades dos estudantes quanto para subsidiar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncionais. De um modo geral, os subsídios teórico-metodológicos que orientam a prática da identificação das necessidades educacionais especiais do estudante com DI apresentam hiatos entre os materiais de formação, os documentos legais e a prática docente. 

    Autor(es)

    UANNA FREITAS JOHNSON

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Guajará-Mirim). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa (CEPEFOP).

    SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutora pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS/CNPq).

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 TESSITURAS DA PESQUISA

    1.1 CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA

    1.2 PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA

    1.3 INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS

    1.4 CAMPO DE PESQUISA

    1.4.1 Breve Contextualização de Guajará-Mirim

    1.4.2 Breve Contextualização de Nova Mamoré

    1.4.3 O Sistema Educacional nos Municípios

    1.5 PARTICIPANTES DA PESQUISA

    1.5.1 Perfil das Participantes da Pesquisa

    1.6 PROCEDIMENTOS PARA COLETA DE DADOS

    1.7 PROCEDIMENTOS PARA A ANÁLISE DOS DADOS

    2 PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DEFECTOLOGIA

    2.1 PRINCIPAIS CONCEITOS DA PHC

    2.1.1 Funções Psicológicas Superiores

    2.1.2 Zona do Desenvolvimento Próximo

    2.1.3 Mediação e Educação Escolar

    2.2 DEFECTOLOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

    2.2.1 A Deficiência Intelectual à Luz da PHC

    3 POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS, SUBSÍDIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO ACADÊMICA

    3.1 MODELOS DE FORMAÇÃO E SUBSÍDIOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

    3.2 PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA: REVISANDO CAMINHOS

    3.2.1 Identificação das Necessidades Educacionais Especiais

    3.2.2 Produção Científica nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Rondônia

    3.2.3 Produção Científica no Banco de Teses e Dissertações da Capes nos Demais Estados

    4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS

    4.1 DA CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO À IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

    4.2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO AO ESTUDANTE COM DI NA SRM

    4.3 SOBRE SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES

    4.4 FORMAÇÃO REAL VERSUS FORMAÇÃO IDEAL: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    C

    • Campo de pesquisa
    • Características da pesquisa
    • Coleta de dados. Instrumentos utilizados para a coleta de dados
    • Conclusão
    • Cultura. Psicologia histórico-cultural e defectologia

    D

    • Dados. Apresentação e discussão dos dados
    • Dados. Apresentação e discussão dos dados. Conceituação e caracterização à identificação das necessidades educacionais especiais
    • Dados. Apresentação e discussão dos dados. Formação real versus formação ideal: perspectivas para a formação docente
    • Dados. Apresentação e discussão dos dados. Práticas pedagógicas no atendimento ao estudante com DI na SRM
    • Dados. Apresentação e discussão dos dados. Sobre sentimentos e percepções
    • Defectologia e educação especial
    • Defectologia. Psicologia histórico-cultural e defectologia
    • Deficiência intelectual à luz da PHC
    • Desenvolvimento. Zona do desenvolvimento próximo
    • Docência. Modelos de formação e subsídios para formação docente
    • Docência. Políticas educacionais inclusivas, subsídios para formação docente e produção acadêmica

    E

    • Educação especial. Defectologia e educação especial
    • Educação. Mediação e educação escolar
    • Educação. Políticas educacionais inclusivas, subsídios para formação docente e produção acadêmica
    • Ensino. Mediação e educação escolar

    F

    • Formação docente. Modelos de formação e subsídios para formação docente
    • Funções psicológicas superiores

    G

    • Guajará-Mirim. Pesquisa. Breve contextualização de Guajará-Mirim

    H

    • História. Psicologia histórico-cultural e defectologia

    I

    • Identificação das necessidades educacionais especiais
    • Inclusão. Políticas educacionais inclusivas, subsídios para formação docente e produção acadêmica
    • Instrumentos utilizados para a coleta de dados
    • Introdução

    M

    • Mediação e educação escolar
    • Modelos de formação e subsídios para formação docente

    N

    • Necessidades educacionais especiais. Identificação
    • Nova Mamoré. Pesquisa. Breve contextualização de Nova Mamoré

    P

    • Panorama da produção acadêmica: revisando caminhos
    • Participantes da pesquisa
    • Pesquisa. Breve contextualização de Guajará-Mirim
    • Pesquisa. Breve contextualização de Nova Mamoré
    • Pesquisa. Campo de pesquisa
    • Pesquisa. Características da pesquisa
    • Pesquisa. Instrumentos utilizados para a coleta de dados
    • Pesquisa. Participantes da pesquisa
    • Pesquisa. Perfil das participantes da pesquisa
    • Pesquisa. Procedimentos para a análise dos dados
    • Pesquisa. Procedimentos para a realização da pesquisa
    • Pesquisa. Procedimentos para coleta de dados
    • Pesquisa. Tessituras da pesquisa
    • Políticas educacionais inclusivas, subsídios para formação docente e produção acadêmica
    • Procedimentos para a realização da pesquisa
    • Produção acadêmica. Panorama da produção acadêmica: revisando caminhos
    • Produção acadêmica. Políticas educacionais inclusivas, subsídios para formação docente e produção acadêmica
    • Produção científica no banco de teses e dissertações da Capes nos demais estados
    • Produção científica nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Rondônia
    • Psicologia histórico-cultural e defectologia
    • Psicologia histórico-cultural e defectologia. Deficiência intelectual à luz da PHC
    • Psicologia histórico-cultural. Principais conceitos da PHC
    • Psicologia. Funções psicológicas superiores

    R

    • Referências

    S

    • Sistema educacional nos Municípios
    • Subsídio. Modelos de formação e subsídios para formação docente
    • Subsídio. Políticas educacionais inclusivas, subsídios para formação docente e produção acadêmica

    T

    • Tessituras da pesquisa

    Z

    • Zona do desenvolvimento próximo