Capa do livro: Autoconhecimento a Partir do Yoga - Fundamentos Teóricos e Metodológicos Para a Formação de Educadores, Andreia C. Souza e Tania Stoltz

Autoconhecimento a Partir do Yoga - Fundamentos Teóricos e Metodológicos Para a Formação de Educadores

Andreia C. Souza e Tania Stoltz

    Preço

    por R$ 74,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Andreia C. Souza e Tania Stoltz

    ISBN v. impressa: 978652630185-2

    ISBN v. digital: 978652630294-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 189grs.

    Número de páginas: 152

    Publicado em: 08/11/2022

    Área(s): Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Como ocorre o processo de autoconhecimento no Yoga? Tendo como ponto de partida o Yoga na formação de educadores, este livro apresenta de forma compreensível e com rigor acadêmico os fundamentos teóricos e metodológicos que embasam a sua aplicação prática. 

    O livro oferece uma visão ampla e estruturada do Yoga para auxiliar na compreensão de como ocorre o processo de meditação através de um caminho gradual de relação com o corpo, a mente e a vida como um todo. Os seguintes tópicos são tratados:

    - O que é meditação e como se estrutura metodologicamente no yoga.

    - As relações entre os corpos e mentes e o ambiente físico e sociocultural.

    - Como o Yoga se articula enquanto uma prática de autoconhecimento na vida cotidiana.

    - Os princípios que alicerçam a construção de intervenções de Yoga, que possam estar adequadas e adaptadas para cada pessoa, grupo e contexto, permitindo propor um caminho gradual e singularizado.

    - Yoga na formação de educadores na dimensão pessoal e coletiva e em sintonia com a atualidade.

    - A experiência do Yoga por praticantes experientes que também atuam na educação: uma perspectiva em primeira pessoa.

    Esta obra é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação, voltada ao desenvolvimento do autoconhecimento a partir do Yoga. Este caminho evidenciou-se promissor na formação de educadores, tanto por sua riqueza e robustez metodológica, quanto pelas possibilidades inclusivas que permitem compor diferentes intervenções. O processo de meditação do Yoga, inseparável do processo pessoal e abarcando toda a vida do educador, não é apenas uma técnica a ser aplicada em sala de aula, e sim um processo profundo de conhecer e ter uma relação de ensino-aprendizagem consigo próprio e com o mundo, a partir de uma qualidade amorosa e sensível.

    Autor(es)

    ANDREIA C. SOUZA

    Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Pedagoga com especialização em Yoga. Praticante, educadora e pesquisadora dos processos de autoconhecimento e desenvolvimento humano, e sua aplicação na educação, ciência, comunicação, espiritualidade e arte. Tem experiência como educadora infantil em escola Waldorf; coordenadora e professora do curso de especialização na Pedagogia de Rudolf Steiner e orientadora e supervisora em educação básica. Professora de Yoga na tradição de Krishnamacharya.  

    TANIA STOLTZ

    Graduada em Pedagogia e Educação Artística, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós--doutorado pelos Arquivos Jean Piaget, Suíça, e pela Alanus Hochschule, Alemanha. Atuou como coordenadora do acordo de cooperação científica entre a UFPR e os Arquivos Jean Piaget, Suíça (2003-2008). Membro do Conselho de Administração da Jean Piaget Society, EUA (2016-2019). Desde 2008 coordena o acordo de cooperação entre a UFPR e a Alanus Hochschule. Professora Titular e pesquisadora da UFPR.

    Sumário

    LISTA DE FIGURAS E QUADROS

    INTRODUÇÃO

    O QUE É YOGA?

    YOGA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES

    1 REVISÃO INTEGRATIVA: YOGA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

    O YOGA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA PESQUISA ACADÊMICA

    CONSIDERAÇÕES FINAIS DA REVISÃO

    2 A METODOLOGIA DO YOGA

    INTRODUÇÃO AO CAPÍTULO

    Organização do Capítulo: Seleção da Literatura Utilizada

    2.1 O CORPO TEÓRICO DO SISTEMA DE YOGA

    2.1.1 Os Sistemas Tradicionais de Conhecimento da Índia e o Yoga

    2.1.2 As Bases Teóricas do Yoga: das Origens à Sistematização

    2.1.3 Escrituras Principais

    Samkhya Karika: Base Metafísica Para o Yoga

    Yoga Sutra: O Guia Sistematizado

    Sadhana Padah: Os Meios

    Bhagavad Gita: União de Samkhya, Yoga e Vedanta

    2.2 MENTE, CORPO, CONSCIÊNCIA E O PROCESSO DE MEDITAÇÃO NO YOGA

    2.2.1 Yoga é Meditação

    2.2.2 O que é a Mente Para o Yoga?

    Guna-S: As Três Qualidades

    Organização da Mente: Manas, Ahamkara e Buddhi

    2.2.3 A Consciência no Yoga

    2.3 COLOCANDO EM PRÁTICA: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO YOGA

    2.3.1 O Papel do Professor e o Desenho do Processo de Ensino

    2.3.2 O Sofrimento, as Causas, Cessação e os Meios

    2.3.3 Os Dois Métodos Principais: Kriya Yoga e Ashtanga Yoga

    Kriya Yoga: Autoconhecimento no Cotidiano

    Ashtanga Yoga: O Aprofundamento da Meditação

    2.3.4 Aspectos Universais e Individuais

    CONSIDERAÇÕES FINAIS DO CAPÍTULO

    3 MÉTODO

    3.1 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

    Entrevista Microfenomenológica

    3.2 PROCEDIMENTOS DE ANÁLISE DE DADOS

    Análise dos Dados da Entrevista Microfenomenológica

    4 RESULTADOS

    4.1 ESTRUTURAS DAS EXPERIÊNCIAS: YOGA NO COTIDIANO

    4.1.1 Descrições Sintéticas do Roteiro Geral de Cada Situação Relatada

    4.1.2 Apresentação de Cada Fase com Seus Respectivos Elementos

    Fase I - Ação

    Fase II - Crise e Escuta

    Fase III - Reflexão e Resolução

    Fase IV - Ação Criativa

    4.1.3 Gestos Interiores: Yoga no Cotidiano

    Escutando o Corpo

    Acolhimento

    Diálogo Interno

    Reflexão

    4.2 ESTRUTURAS DAS EXPERIÊNCIAS: PRÁTICAS "FORMAIS" DE YOGA

    4.2.1 Fases Identificadas: Estrutura Diacrônica

    Fase I - Iniciando

    Fase II - Esforço Sensível

    Fase III - Alívio

    Fase IV - Estado de Calma

    4.2.2 Gestos Interiores: Prática Formal de Yoga

    Regular a Atenção

    Escuta

    Regular a Respiração

    Gestos Verbais/Fala

    5 TECITURA DE RELAÇÕES: DA COMPREENSÃO TEÓRICA À EXPERIÊNCIA INTERNA

    LIMITAÇÕES DO ESTUDO

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    APÊNDICE 1

    APÊNDICE 2

    Índice alfabético

    A

    • Ahamkara. Organização da Mente: Manas, Ahamkara e Buddhi
    • Apêndice 1
    • Apêndice 2
    • Ashtanga Yoga. Dois métodos principais: Kriya Yoga e Ashtanga Yoga
    • Ashtanga Yoga: o aprofundamento da meditação
    • Autoconhecimento. Kriya Yoga: autoconhecimento no cotidiano

    B

    • Bases teóricas do yoga: das origens à sistematização
    • Bhagavad Gita: União de Samkhya, Yoga e Vedanta
    • Buddhi. Organização da Mente: Manas, Ahamkara e Buddhi

    C

    • Causa. Sofrimento, as causas, cessação e os meios
    • Cessação. Sofrimento, as causas, cessação e os meios
    • Colocando em prática: o processo de ensino-aprendizagem no yoga
    • Conhecimento. Sistemas tradicionais de conhecimento da Índia e o yoga
    • Consciência no yoga
    • Considerações finais
    • Corpo teórico do sistema de yoga
    • Corpo. Mente, corpo, consciência e o processo de meditação no yoga
    • Cotidiano. Kriya Yoga: autoconhecimento no cotidiano

    D

    • Dois métodos principais: Kriya Yoga e Ashtanga Yoga

    E

    • Educador. Revisão integrativa: yoga na formação de educadores
    • Educador. Yoga e formação de educadores
    • Educador. Yoga na formação de educadores na pesquisa acadêmica
    • Ensino. Papel do professor e o desenho do processo de ensino
    • Escrituras principais

    F

    • Figura. Lista de figuras e quadros
    • Formação. Revisão integrativa: yoga na formação de educadores
    • Formação. Yoga e formação de educadores
    • Formação. Yoga na formação de educadores na pesquisa acadêmica

    G

    • Guna-S: As Três Qualidades

    I

    • Índia. Sistemas tradicionais de conhecimento da Índia e o yoga
    • Introdução

    K

    • Kriya Yoga. Dois métodos principais: Kriya Yoga e Ashtanga Yoga
    • Kriya Yoga: autoconhecimento no cotidiano

    L

    • Limitações do estudo
    • Lista de figuras e quadros

    M

    • Manas. Organização da Mente: Manas, Ahamkara e Buddhi
    • Meditação. Ashtanga Yoga: o aprofundamento da meditação
    • Meditação. Mente, corpo, consciência e o processo de meditação no yoga
    • Meditação. Yoga é meditação
    • Meios. Sofrimento, as causas, cessação e os meios
    • Mente, corpo, consciência e o processo de meditação no yoga
    • Mente. O que é a mente para o yoga?
    • Mente. Organização da Mente: Manas, Ahamkara e Buddhi
    • Metafísica. Samkhya Karika: base metafísica para o yoga
    • Método
    • Método. Análise dos dados da entrevista microfenomenológica
    • Método. Entrevista microfenomenológica
    • Método. Procedimentos de análise de dados
    • Método. Procedimentos de coleta de dados
    • Metodologia do yoga
    • Metodologia do yoga. Considerações finais do capítulo
    • Metodologia do yoga. Introdução ao capítulo
    • Metodologia do yoga. Organização do capítulo: seleção da literatura utilizada
    • Métodos. Dois métodos principais: Kriya Yoga e Ashtanga Yoga

    O

    • Organização da Mente: Manas, Ahamkara e Buddhi

    P

    • Papel do professor e o desenho do processo de ensino
    • Pesquisa acadêmica. Yoga na formação de educadores na pesquisa acadêmica
    • Processo ensino-aprendizagem. Colocando em prática: o processo de ensino-aprendizagem no yoga
    • Processo ensino-aprendizagem. Yoga. Aspectos universais e individuais
    • Professor. Papel do professor e o desenho do processo de ensino

    Q

    • Quadro. Lista de figuras e quadros
    • Qualidade. Guna-S: As Três Qualidades

    R

    • Referências
    • Resultados
    • Resultados. Apresentação de cada fase com seus respectivos elementos
    • Resultados. Apresentação de cada fase com seus respectivos elementos. Fase I - Ação
    • Resultados. Apresentação de cada fase com seus respectivos elementos. Fase II - Crise e Escuta
    • Resultados. Apresentação de cada fase com seus respectivos elementos. Fase III - Reflexão e Resolução
    • Resultados. Apresentação de cada fase com seus respectivos elementos. Fase IV - Ação Criativa
    • Resultados. Descrições sintéticas do roteiro geral de cada situação relatada
    • Resultados. Estruturas das experiências: práticas "formais" de yoga
    • Resultados. Estruturas das experiências: práticas "formais" de yoga. Fases identificadas: estrutura diacrônica
    • Resultados. Estruturas das experiências: práticas "formais" de yoga. Fases identificadas: estrutura diacrônica. Fase I - Iniciando
    • Resultados. Estruturas das experiências: práticas "formais" de yoga. Fases identificadas: estrutura diacrônica. Fase II - Esforço Sensível
    • Resultados. Estruturas das experiências: práticas "formais" de yoga. Fases identificadas: estrutura diacrônica. Fase III - Alívio
    • Resultados. Estruturas das experiências: práticas "formais" de yoga. Fases identificadas: estrutura diacrônica. Fase IV - Estado de Calma
    • Resultados. Estruturas das experiências: yoga no cotidiano
    • Resultados. Gestos interiores: prática formal de yoga
    • Resultados. Gestos interiores: prática formal de yoga. Escuta
    • Resultados. Gestos interiores: prática formal de yoga. Gestos verbais/fala
    • Resultados. Gestos interiores: prática formal de yoga. Regular a atenção
    • Resultados. Gestos interiores: prática formal de yoga. Regular a respiração
    • Resultados. Gestos interiores: yoga no cotidiano
    • Resultados. Gestos interiores: yoga no cotidiano. Acolhimento
    • Resultados. Gestos interiores: yoga no cotidiano. Diálogo Interno
    • Resultados. Gestos interiores: yoga no cotidiano. Escutando o Corpo
    • Resultados. Gestos interiores: yoga no cotidiano. Reflexão
    • Revisão integrativa. Considerações finais da revisão
    • Revisão integrativa: yoga na formação de educadores

    S

    • Sadhana Padah: os meios
    • Samkhya Karika: base metafísica para o yoga
    • Sistema yoga. Corpo teórico do sistema de yoga
    • Sistemas tradicionais de conhecimento da Índia e o yoga
    • Sistematização. Bases teóricas do yoga: das origens à sistematização
    • Sofrimento, as causas, cessação e os meios

    T

    • Tecitura de relações: da compreensão teórica à experiência interna

    U

    • União de Samkhya. Bhagavad Gita: União de Samkhya, Yoga e Vedanta

    Y

    • Yoga e formação de educadores
    • Yoga é meditação
    • Yoga e Vedanta. Bhagavad Gita: União de Samkhya, Yoga e Vedanta
    • Yoga na formação de educadores na pesquisa acadêmica
    • Yoga Sutra: o guia sistematizado
    • Yoga. Bases teóricas do yoga: das origens à sistematização
    • Yoga. Colocando em prática: o processo de ensino-aprendizagem no yoga
    • Yoga. Consciência no yoga
    • Yoga. Mente, corpo, consciência e o processo de meditação no yoga
    • Yoga. Metodologia do yoga
    • Yoga. O que é a mente para o yoga?
    • Yoga. O que é yoga?
    • Yoga. Revisão integrativa: yoga na formação de educadores
    • Yoga. Samkhya Karika: base metafísica para o yoga
    • Yoga. Sistemas tradicionais de conhecimento da Índia e o yoga