Capa do livro: Educação da Criança Bem Pequena em Rudolf Steiner e Emmi Pikler - A Estética do Cuidado no Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 anos, Felicia Siemsen e Tania Stoltz

Educação da Criança Bem Pequena em Rudolf Steiner e Emmi Pikler - A Estética do Cuidado no Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 anos

Felicia Siemsen e Tania Stoltz

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Felicia Siemsen e Tania Stoltz

    ISBN v. impressa: 978652630273-6

    ISBN v. digital: 978652630242-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 74grs.

    Número de páginas: 60

    Publicado em: 08/12/2022

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Este livro tem o objetivo de compreender o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos a partir da perspectiva de Rudolf Steiner, fundador da Pedagogia Waldorf, e de Emmi Pikler, pediatra e fundadora do Instituto Pikler-Lóczy. A importância de cada abordagem pedagógica é evidenciada no sentido de contribuir para o repensar de concepções e práticas para a Educação Infantil voltadas ao desenvolvimento da percepção sensível de cuidadores e professores de crianças bem pequenas. A estética no cuidar e educar envolve a capacidade humana de encontrar a criança e de perceber-se como ser e estar no mundo na sua integralidade. O acolhimento com respeito ao tempo e espaço da criança possibilita acolher também a própria identidade do professor e sensibilizar a sua escuta, palavras e gestos. O cuidar e o educar estéticos podem ser vistos como indissociáveis no atendimento com qualidade à criança bem pequena.

    Autor(es)

    FELICIA SIEMSEN

    Bacharel em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, e especialização em Pedagogia Waldorf, Florianópolis. Bacharel em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba. Professora de crianças bem pequenas na Turmalina Escola Waldorf, Curitiba (PR) entre 2007 a 2018. Tutora pedagógica de jardins de infância Waldorf e docente em cursos de formação de professores na abordagem pedagógica de Rudolf Steiner. Mestre em Educação (2022) e doutoranda no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná dedicando-se às áreas da Primeira Infância, Educação Infantil, Estética e Desenvolvimento Humano. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-3230-9462. Pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), n.88887.5520 43/2020-00. 

    TANIA STOLTZ
    Bacharel em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Bacharel em Educação Artísti-ca pela Faculdade de Educação Musical do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação (Psicoogia Educacional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pelos Archives Jean Piaget, Suíça e Pós-Doutorado pela Alanus Hochschule, Alemanha. Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do acordo de cooperação científica entre a UFPR e a Alanus University em Alfter, Bonn (Alemanha), desde 2008. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9132-0514. Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Bolsa produtividade em Pesquisa n. 311402/2015 e 307143/2018-0.

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO

    2 A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E A CRIANÇA BEM PEQUENA NAS ABORDAGENS DE RUDOLF STEINER E EMMI PIKLER

    2.1 A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E A CRIANÇA BEM PEQUENA AO LONGO DA HISTÓRIA

    2.2 UMA VISÃO INTEGRAL DE EDUCAR NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA CRIANÇA EM STEINER

    2.2.1 A Arte de Educar a Criança Bem Pequena

    2.3 UMA VISÃO SENSÍVEL DO CUIDAR NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DA CRIANÇA EM PIKLER

    2.3.1 A Arte de Cuidar da Criança Bem Pequena

    3 DIÁLOGOS ENTRE STEINER E PIKLER

    3.1 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Arte de cuidar da criança bem pequena
    • Arte de educar a criança bem pequena

    C

    • Considerações finais
    • Criança. Arte de cuidar da criança bem pequena
    • Criança. Arte de educar a criança bem pequena
    • Criança. Relação entre o professor e a criança bem pequena ao longo da história
    • Criança. Relação entre o professor e a criança bem pequena nas abordagens de Rudolf Steiner e Emmi Pikler
    • Cuidado. Arte de cuidar da criança bem pequena

    D

    • Diálogos entre Steiner e Pikler

    E

    • Educação. Arte de educar a criança bem pequena
    • Educação. Uma visão integral de educar nos três primeiros anos da criança em Steiner
    • Emmi Pikler. Diálogos entre Steiner e Pikler
    • Emmi Pikler. Relação entre o professor e a criança bem pequena nas abordagens de Rudolf Steiner e Emmi Pikler
    • Emmi Pikler. Uma visão sensível do cuidar nos três primeiros anos da criança em Pikler

    H

    • História. Relação entre o professor e a criança bem pequena ao longo da história

    I

    • Introdução

    P

    • Primeiros anos. Uma visão integral de educar nos três primeiros anos da criança em Steiner
    • Primeiros anos. Uma visão sensível do cuidar nos três primeiros anos da criança em Pikler
    • Professor. Relação entre o professor e a criança bem pequena ao longo da história
    • Professor. Relação entre o professor e a criança bem pequena nas abordagens de Rudolf Steiner e Emmi Pikler

    R

    • Referências
    • Relação entre o professor e a criança bem pequena ao longo da história
    • Relação entre o professor e a criança bem pequena nas abordagens de Rudolf Steiner e Emmi Pikler
    • Rudolf Steiner. Diálogos entre Steiner e Pikler
    • Rudolf Steiner. Relação entre o professor e a criança bem pequena nas abordagens de Rudolf Steiner e Emmi Pikler
    • Rudolf Steiner. Uma visão integral de educar nos três primeiros anos da criança em Steiner

    U

    • Uma visão integral de educar nos três primeiros anos da criança em Steiner
    • Uma visão sensível do cuidar nos três primeiros anos da criança em Pikler