Capa do livro: Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e o Brasil, Henrique Pissaia de Souza

Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e o Brasil

Henrique Pissaia de Souza

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Henrique Pissaia de Souza

    ISBN v. impressa: 978652630370-2

    ISBN v. digital: 978652630353-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 243grs.

    Número de páginas: 196

    Publicado em: 02/02/2023

    Área(s): Direito - Econômico; Direito - Internacional; Economia

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O livro busca apresentar e definir de maneira ágil e simplificada o que são Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, seu papel, função, estrutura e mecanismos de poder. Visa demonstrar como o Brasil se relaciona e participa na formulação de políticas destes Bancos. Também, apresenta a maneira de tomada de financiamentos externos pelos Municípios, Estados, Distrito Federal, União e outros entes públicos e privados. Faz-se ainda uma explicação de como são internalizados os tratados internacionais no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 

    O livro é um material introdutório ao tema dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento, como um manual básico para formuladores de políticas públicas, agentes públicos das esferas governamentais, interessados em captar recursos externos e estudantes e pesquisadores interessados em Direito, Economia e Relações Internacionais com ênfase nos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e o Brasil.

    São abordados e demonstrados os principais aspectos de todos os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento dos quais o Brasil é membro: Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura – BAII; Banco de Desenvolvimento do Caribe – BDC; Corporação Andina de Fomento – CAF; Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – FONPLATA; Grupo Banco Africano de Desenvolvimento – BAD (Banco Africano de Desenvolvimento e Fundo Africano de Desenvolvimento); Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (BID, BID Invest e BID lab); Grupo Banco Mundial (BIRD, Corporação Financeira de Investimento – CII, Agencia Multilateral de Garantias para Investimentos – MIGA; Associação Internacional para o Desenvolvimento – AID); e Novo Banco de Desenvolvimento – NDB.

    Autor(es)

    HENRIQUE PISSAIA DE SOUZA

    Tem mais de 15 anos de experiência profissional. Trabalhou na América Latina, na África e na Ásia. Desempenhou funções no Ministério de Planejamento do Brasil e, como representante deste país, ocupou cargos em conselhos de administração, diretorias, bancos e fundos voltados para o desenvolvimento nacional e internacional, como BID, BAD, CAF, FAD, FIDA, FONPLATA e African Legal Support Facility.  Também, trabalhou em Organismos e Bancos Multilaterais de Desenvolvimento como o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e no FONPLATA, onde foi Chefe de Gabinete da Presidência e Coordenador-Geral de Alianças Estratégicas. Doutor em Economia Internacional pela Universidade de Negócios Internacionais e Economia de Pequim (China) e Mestre em Direito pela Uni-versidade da Califórnia, Berkeley (Estados Unidos), Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade Candido Mendes e Bacharel em Direito pela UNICURITIBA (Brasil), possui certificações em direito e desenvolvimento da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harvard (Estados Unidos).

    Sumário

    Capítulo 1 - INTRODUÇÃO

    Capítulo 2 - DEFINIÇÕES GERAIS DE BANCOS MULTILATERAIS DE DESENVOLVIMENTO

    Capítulo 3 - FUNCIONAMENTO DE UM BANCO MULTILATERAL DE DESENVOLVIMENTO

    Capítulo 4 - OS BANCOS MULTILATERAIS DE DESENVOLVIMENTO DOS QUAIS O BRASIL É MEMBRO

    Capítulo 5 - O PROCESSO DE EMPRÉSTIMOS DE BANCOS MULTILATERAIS DE DESENVOLVIMENTO NO BRASIL

    Capítulo 6 - TRATADOS INTERNACIONAIS - CONSIDERAÇÕES GERAIS

    Capítulo 7 - TRATADOS INTERNACIONAIS - ASPECTOS NORMATIVOS NO BRASIL

    Capítulo 8 - CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS