Capa do livro: Viagens de Mary Seacole - Da Jamaica até Constantinopla - De Constantinopla para a Crimeia - Da Crimeia para Londres - Coleção Diários de Viagem, Mary Seacole - Tradutor: João Evangelista Fernandes - Adaptação: Saulo Adami

Viagens de Mary Seacole - Da Jamaica até Constantinopla - De Constantinopla para a Crimeia - Da Crimeia para Londres - Coleção Diários de Viagem

Mary Seacole - Tradutor: João Evangelista Fernandes - Adaptação: Saulo Adami

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Mary Seacole - Tradutor: João Evangelista Fernandes - Adaptação: Saulo Adami

    ISBN v. impressa: 978652630461-7

    ISBN v. digital: 978652630435-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 233grs.

    Número de páginas: 188

    Publicado em: 25/04/2023

    Área(s): Literatura e Cultura - Viagem e Turismo; Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A enfermeira prática Mary Jane Grant Seacole nasceu em Kingston, Jamaica, em 1805, filha de um militar escocês e de uma enfermeira prática – ou curandeira – que usava fitoterápicos caribenhos e africanos. Criança, Mary aprendeu com a mãe a tratar e curar pessoas e animais.

    Adulta, começou a satisfazer seu desejo de viajar. “Nunca me cansei de traçar a rota para a Inglaterra sobre um mapa antigo, observando majestosos navios que voltavam para casa. Eu desejava estar neles, e assim ver as colinas azuis da Jamaica desaparecerem na distância”, escreveu Mary Seacole.

    Ela viajou por muitas terras, onde travou lutas pelo sucesso, às vezes foram muito penosas. “Mas sempre dei uma virada audaciosa diante da sorte e aceitei e devo continuar a aceitar minhas feridas anteriores, assim como me ensinaram meus bravos amigos do exército e da marinha”, afirmou a autora. Durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), viajou com recursos próprios e se colocou ao serviço dos outros, em um cenário no qual os médicos estavam sobrecarregados e as doenças eram frequentes.

    A contragosto da enfermeira Florence Nightingale, ela se estabeleceu no hotel que construiu com madeira de demolições, chapas de ferro e outros itens. Ao empreendimento, denominou Hotel Britânico. Com o fim da guerra, ao retornar para viver seus últimos anos em Londres, estava falida! Diversas pessoas – inclusive o sobrinho da rainha Vitória, conde Gleichen – fizeram campanha para angariar recursos em seu auxílio.

    Com vocês, a extraordinária e aventureira vida de Mary Seacole!

    Saulo Adami - Escritor

    Autor(es)

    MARY SEACOLE

    A enfermeira Mary Jane Grant Seacole nasceu em Kingston, Jamaica, em 23 de novembro de 1805, filha de um oficial escocês e de uma mulher negra livre. Sua mãe praticava medicina tradicional, cuidava de militares inválidos na sua pensão e ensinou Mary a tratar doentes e combater cólera e febre amarela. Mary atuou nas Bahamas, Haiti, Cuba e Panamá, destacou-se na Guerra da Crimeia (1854-1856), integrando a equipe de Florence Nightingale. Criou o Hotel Britânico (British Hotel), abrigando militares doentes e convalescentes, e vendia comida e bebida aos soldados para cobrir despesas do atendimento às vítimas dos dois lados, o que deu a ela a alcunha de Mãe Seacole. Socorreu feridos no campo de batalha, que angariaram recursos para auxiliá-la quando esteve à beira da miséria, no pós-guerra.  Morreu em Londres, Inglaterra, em 14 de maio de 1881, vítima de um ataque de apoplexia. Seu nome não constou do Memorial da Guerra da Crimeia (Londres, 1915). Até que em 1973, Elsie Gordon, editora do Nursing Mirror, encontrou sua autobiografia Wonderful Adventures of Mrs. Seacole in Many Lands (1875) numa loja de livros usados, e dentro dela um pedaço de papel que ajudou a autora a encontrar o túmulo de Seacole, em Kensal Green. Mãe Seacole foi homenageada no Reino Unido e na Jamaica, onde dá nome à sede da Associação Jamaicana de Enfermagem. Recebeu ainda a Ordem de Mérito Jamaicana (1991) e foi votada como a maior personalidade negra britânica (2004).

    Sumário

    CAPÍTULO I

    CAPÍTULO II

    CAPÍTULO III

    CAPÍTULO IV

    CAPÍTULO V

    CAPÍTULO VI

    CAPÍTULO VII

    CAPÍTULO VIII

    CAPÍTULO IX

    CAPÍTULO X

    CAPÍTULO XI

    CAPÍTULO XII

    CAPÍTULO XIII

    CAPÍTULO XIV

    CAPÍTULO XV

    CAPÍTULO XVI

    CAPÍTULO XVII

    CAPÍTULO XVIII

    CAPÍTULO XIX

    CAPÍTULO XX